Search
Close this search box.

Cidades

Prefeitura de Diamantino reúne 100 crianças na 1ª Corrida do Milhinho

Publicado em

Cidades

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural de Diamantino e o Centro Educacional Phoenix, realizou neste sábado (20.06) a 1ª Corrida do Milhinho. O evento reuniu 100 crianças, com idades entre 02 e 14 anos, além de familiares e apoiadores, em uma tarde marcada por diversão, superação e incentivo à prática esportiva desde a infância.

Integrando a programação da Corrida do Milho 2026, a iniciativa foi criada com o objetivo de estimular hábitos saudáveis entre as crianças, promover o contato com o esporte e fortalecer a convivência familiar por meio de uma experiência esportiva adequada para cada faixa etária.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, ressaltou a participação das crianças e das famílias na primeira edição do evento e destacou os objetivos da iniciativa.

“A Corrida do Milhinho foi pensada para aproximar as crianças do esporte de uma forma leve e divertida, incentivando a prática de atividades físicas desde cedo e fortalecendo a participação das famílias.”

Ele completou: “Ver a alegria dos pequenos e o envolvimento dos pais mostra que alcançamos o nosso objetivo e reforça a importância de continuar investindo em ações voltadas ao esporte infantil.”

Com a participação de 100 crianças, a Corrida do Milhinho contou com provas organizadas por faixa etária, com percursos entre 50 e 1.500 metros. A iniciativa permitiu que crianças de 2 a 14 anos vivessem o esporte de forma segura, respeitando as características e o desenvolvimento físico de cada idade.

O presidente do Sindicato Rural de Diamantino, Altemar Kroling, destacou a parceria com a Prefeitura na realização da Corrida do Milhinho e a expectativa de novas edições do evento. 

“Essa parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Esportes começou no ano passado e deu muito certo. Neste ano realizamos a primeira Corrida do Milhinho para incentivar as crianças no esporte desde cedo e já estamos planejando a próxima edição para o ano que vem.”

A diretora pedagógica do Centro Educacional Phoenix, Adriane Santana, ressaltou a união entre educação e esporte como ferramenta para o desenvolvimento infantil. 

“Foi uma alegria receber esse convite e participar dessa iniciativa. A educação e o esporte caminham juntos no desenvolvimento das crianças e incentivar atividades saudáveis desde cedo também faz parte do nosso compromisso como instituição.”

A mãe, Regiane Silva, que acompanhou o filho em sua primeira corrida, reforçou a importância do esporte na promoção de hábitos saudáveis. 

“Eu achei maravilhoso. Hoje as crianças passam muito tempo em frente às telas e iniciativas como essa ajudam a incentivar uma vida mais saudável, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas.”

O pai, Leonardo Gabriel, falou sobre a experiência de participar da Corrida do Milhinho ao lado da filha Ana Martins. 

“Essa já é a terceira corrida dela e está se tornando uma tradição para nós. É um momento muito especial entre pai e filha e ficamos felizes em participar de uma iniciativa tão bem organizada.”

Ele completou: “Quero agradecer e parabenizar a Prefeitura, o Centro Educacional Phoenix e todos os profissionais envolvidos pela organização do evento. Está tudo muito bem planejado, com segurança.”

Moradora de Cuiabá, Elaine acompanhou a participação da filha Ana Karen na Corrida do Milhinho e compartilhou sua avaliação sobre o evento. 

“Eventos como esse são muito importantes porque incentivam a prática esportiva entre as crianças. Sempre que temos oportunidade, buscamos participar porque o esporte traz muitos benefícios para a saúde.”

Participante da categoria de 10 a 11 anos, Marcos Emanuel falou sobre sua participação na Corrida do Milhinho. 

“Foi a minha primeira corrida e gostei muito da experiência. Acho que tive um bom desempenho e isso me inspirou a praticar mais esportes e participar de outras competições.”

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS REGISTROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Sinop alia crescimento acelerado à preservação ambiental e se consolida como referência em sustentabilidade

Publicados

em

O crescimento acelerado de Sinop tem consolidado o município como um dos principais polos de desenvolvimento de Mato Grosso. Ao mesmo tempo em que avança em infraestrutura, atrai investimentos e amplia sua capacidade econômica, a cidade mantém uma característica que se tornou referência: o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental.

Esse modelo de crescimento planejado posiciona Sinop em destaque nacional. Atualmente, o município ocupa a 14ª colocação entre as cidades mais arborizadas do Brasil e lidera o ranking em Mato Grosso, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.

A presença de parques, áreas verdes e espaços arborizados dentro do perímetro urbano tem sido um diferencial importante para o município. Além de contribuírem para a paisagem urbana, esses espaços exercem papel estratégico na regulação climática, preservação da biodiversidade e promoção do bem-estar social.

Segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Aline Magioni, as áreas verdes urbanas são fundamentais para a sustentabilidade das cidades. “As áreas verdes urbanas são elementos essenciais para o equilíbrio ambiental. Além do valor paisagístico e recreativo, elas prestam importantes serviços ecossistêmicos, como a regulação da temperatura, retenção de água da chuva, sequestro de carbono, redução da poluição atmosférica e sonora, além da conservação da biodiversidade”, destacou.

Aline explica que os benefícios também impactam diretamente a qualidade de vida da população. “Esses espaços promovem melhoria da saúde física e mental, incentivam a prática de atividades ao ar livre, aumentam o conforto térmico e valorizam os espaços urbanos. Do ponto de vista ambiental, funcionam como refúgios para a fauna, contribuem para a conectividade ecológica e ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas, mesmo em ambientes altamente urbanizados”, acrescentou.

Em Sinop, espaços como o Parque Florestal, o Jardim Botânico e outras áreas verdes integradas ao tecido urbano reforçam esse diferencial competitivo. Em uma cidade inserida em região de transição ecológica próxima ao Bioma Amazônico, preservar esses ambientes significa também proteger a biodiversidade local e fortalecer a identidade ambiental do município.

Além do aspecto ecológico, os parques urbanos são aliados no enfrentamento de desafios cada vez mais presentes nas cidades modernas, como ilhas de calor, drenagem urbana e qualidade do ar. “Os parques urbanos têm papel estratégico na adaptação às mudanças climáticas. A vegetação reduz a temperatura por meio do sombreamento e evapotranspiração, auxilia na infiltração da água no solo, reduz alagamentos e ainda funciona como habitat para fauna e flora. Também contribui para um ar mais limpo e saudável”, ressaltou a bióloga.

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, a preservação das áreas verdes é parte essencial da estratégia de desenvolvimento de Sinop. “Em Sinop, a preservação ambiental não é um obstáculo ao crescimento, mas um ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável. Espaços como o Parque Florestal, o Jardim Botânico e a Praça da Bíblia são fundamentais para manter o equilíbrio ambiental e garantir qualidade de vida à população”, afirmou.

Rúbia destaca que o município tem trabalhado para assegurar o uso consciente desses espaços, conciliando conservação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica. “Esses espaços promovem bem-estar, fortalecem a convivência social e também cumprem papel essencial na educação ambiental. Ao mesmo tempo, seguimos investindo em manejo técnico, zoneamento ambiental e parcerias com instituições de ensino e pesquisa para garantir que o uso público aconteça de forma equilibrada e sustentável”, pontuou.

Com planejamento urbano, políticas ambientais e investimentos em sustentabilidade, Sinop segue consolidando um modelo de cidade que cresce de forma organizada, preservando seus recursos naturais e fortalecendo sua posição como referência em desenvolvimento sustentável em Mato Grosso e no Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA