Search
Close this search box.

Saúde

Saúde de Várzea Grande fortalece diálogo com vereadores e prepara novo edital mais transparente

Publicado em

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realizou, no fim da tarde desta terça-feira (14), uma reunião para tratar do processo seletivo da área e alinhar medidas que garantam mais transparência e organização nas convocações. O encontro ocorreu no gabinete da pasta e reuniu vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, a vereadora Gisa Barros e representantes dos técnicos de enfermagem.

Durante a reunião, a gestão reforçou que não há “fura-fila” no processo de convocação dos profissionais. Segundo a equipe, o termo tem sido utilizado de forma equivocada, uma vez que o chamamento segue critérios estabelecidos em edital. Ainda assim, a proposta é tornar esse fluxo mais claro, com a definição objetiva das etapas e da ordem de apresentação dos convocados.

Outro ponto discutido foi a necessidade de organização interna das lotações. A secretária informou que já solicitou a cada setor um levantamento detalhado dos profissionais, com o objetivo de corrigir situações em que candidatos foram convocados para áreas diferentes daquelas para as quais se inscreveram. A medida busca evitar distorções e garantir que cada servidor atue conforme sua habilitação.

Como encaminhamento, será formada uma comissão com a participação de representantes da Secretaria de Saúde, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e dos profissionais técnicos da área. A proposta é que o grupo atue como canal direto de diálogo com os profissionais que se sentem prejudicados, centralizando dúvidas, sugestões e demandas, além de garantir maior agilidade na comunicação.

Também foi anunciada a elaboração de um novo edital de convocação, que trará mais clareza sobre o número de profissionais a serem chamados por categoria, como técnicos de enfermagem, além de estabelecer um cronograma escalonado para apresentação de documentos e início das atividades nas unidades de saúde. A iniciativa busca organizar o processo de forma gradual, tornando-o mais eficiente, transparente e acessível.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destacou o compromisso da gestão com a transparência e a organização. “Estamos trabalhando para garantir um chamamento claro, justo e bem estruturado. A formação dessa comissão é fundamental para dar voz aos profissionais e construir, de forma conjunta, um edital mais transparente e alinhado com a realidade da rede”, afirmou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Enfermeiro Emerson também se colocou à disposição para integrar o grupo de trabalho. “Nos colocamos à disposição para contribuir com esse processo. Nosso objetivo é garantir que tudo seja conduzido com clareza e justiça, respeitando os profissionais e fortalecendo o diálogo entre o Legislativo e a gestão da saúde”, pontuou.

A orientação aos candidatos que se sentirem prejudicados é formalizar a situação por meio de protocolo, para que os casos possam ser analisados oficialmente.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Governo institui Política de Qualidade e Segurança do Paciente no SUS

Publicados

em

A Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) começa a ser implementada nesta quarta-feira (10) em todo o país. A medida visa à melhoria contínua do atendimento, com foco na redução de riscos e danos evitáveis, além da promoção do cuidado mais eficiente e centrado no cidadão.

A nova política, publicada no Diário Oficial da União de hoje, estabelece diretrizes que deverão ser adotadas de forma progressiva por serviços públicos e privados, incluindo instituições filantrópicas, civis e militares, além de unidades de ensino e pesquisa vinculadas ao SUS.

Entre os principais objetivos está a redução de incidentes e eventos adversos relacionados à assistência em saúde. A proposta também prevê a integração entre os diferentes níveis de atendimento.

Outro eixo central é o incentivo à participação ativa de pacientes, familiares e cuidadores nas decisões clínicas.

Entre as diretrizes, destacam-se:

  • a integração da qualidade e da segurança do paciente aos instrumentos de planejamento e financiamento do SUS;
  • o fortalecimento da governança interfederativa;
  • a incorporação de tecnologias digitais e inovação no cuidado em saúde.

Implementação 

A medida será implantada a partir de dimensões estratégicas que envolvem governança, gestão institucional, práticas assistenciais, educação em saúde e uso de dados. Essas dimensões se desdobram em eixos de ação que orientam a execução da política em todos os níveis de atenção.

A portaria também define áreas prioritárias:

  • segurança na atenção primária, hospitalar, serviços de urgência e atendimento domiciliar;
  • uso seguro de medicamentos;
  • prevenção de infecções;
  • identificação correta do paciente
  • comunicação entre equipes.

Monitoramento

A implementação da política será compartilhada, de forma progressiva, entre União, estados, Distrito Federal e municípios. O Ministério da Saúde ficará responsável por coordenar a estratégia nacional, definir indicadores, apoiar tecnicamente os entes federativos e promover ações de capacitação e sensibilização.

A finalidade é alinhar ações já existentes, como o Programa Nacional de Segurança do Paciente, e promover avanço estruturado na qualidade do atendimento.

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA