Mato Grosso
Seminário reforça atuação integrada e estratégias de prevenção ao feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
A busca por respostas mais eficazes no enfrentamento à violência contra a mulher ganhou reforço na terça-feira (14), durante o Seminário Mato-grossense de Prevenção ao Feminicídio: Gestão de Risco e Decisão Fundamentada, realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O evento reuniu magistrados, integrantes das forças de segurança e demais instituições do Sistema de Justiça, consolidando a importância da atuação conjunta e do uso de ferramentas técnicas para salvar vidas.
Entre os participantes, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, titular da 2ª Vara Criminal de Barra do Garças, destacou a relevância da integração entre os órgãos que compõem a rede de proteção à mulher. “Este evento é extremamente importante, porque o seminário fala sobre gestão de risco e prevenção de feminicídio. Os números de Mato Grosso, infelizmente, são horríveis. E aqui está reunida toda a rede: juiz, delegados, policiais. A Rede de Enfrentamento é justamente isso, todas as instituições atuando de forma conjunta, coordenada e falando a mesma língua”, afirmou.
O magistrado também ressaltou que o conteúdo apresentado contribui para o aprimoramento das ações já desenvolvidas no interior do estado. “Foi muito interessante ver a gestão de risco em relação ao Fonar (Formulário Nacional de Avaliação de Risco). Nós já aplicamos o formulário, mas foi apresentada uma avaliação complementar para os casos mais graves. Isso fortalece o papel do Judiciário na prevenção à violência doméstica”, completou.
Já a juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, titular da 2ª Vara Criminal de Sinop, enfatizou a qualidade técnica do seminário e o impacto direto na tomada de decisões judiciais. “Estou extremamente impressionada positivamente com o conteúdo do evento. A avaliação de risco permite identificar se a mulher está em situação leve, moderada ou grave. A partir disso, o juiz pode adotar medidas mais severas, como prisão, uso de tornozeleira eletrônica ou afastamento do agressor”, explicou.
A magistrada também destacou a importância da atuação integrada entre as instituições desde o primeiro atendimento. “Estamos com o sistema de justiça integrado. Tudo começa muitas vezes com a Polícia Militar e segue para a Polícia Civil, que precisa trazer o máximo de informações possíveis. Quando chega ao Judiciário, é com base nesses dados que decidimos sobre medidas protetivas. Por isso, quanto mais completos, melhor”, pontuou.
A juíza adiantou ainda que pretende replicar o conhecimento adquirido em Sinop. “Pensei em reproduzir o material para nossa rede de enfrentamento. Já temos uma rede consolidada, mas precisamos sempre nos atualizar. A compilação de dados, como foi apresentada, permite mais efetividade no trabalho. Recomendo esse tipo de capacitação a todos os colegas”, concluiu.
Capacitação e prevenção
Promovido pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o seminário teve como objetivo capacitar profissionais para a utilização padronizada do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar), além de fortalecer a atuação integrada entre os órgãos e discutir o papel da mídia como agente de proteção.
A programação incluiu palestras sobre dados atualizados de feminicídio, aplicação do Fonar, classificação e gestão de risco, além da atuação da comunicação na prevenção da violência. O encontro reforça o compromisso institucional com políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à redução dos índices de violência de gênero em Mato Grosso.
Autor: Roberta Penha
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
Mato Grosso
Santo Antônio de Leverger concede Título de Cidadão Santo-antoniense ao deputado Eduardo Botelho
A Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger realizou, no último sábado (13), uma sessão solene em comemoração aos 126 anos de emancipação político-administrativa do município e para a entrega do Título de Cidadão Santo-antoniense ao deputado estadual Eduardo Botelho (MDB). A cerimônia, realizada no Plenário Deputado Milton Figueiredo, foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Rafael Lima (PSB), e reuniu grande público, além de autoridades estaduais e municipais.
Durante a abertura da sessão, o vereador Rafael Silva destacou que a homenagem ocorreu em uma data simbólica para a cidade.
“Estamos realizando essa honraria durante a celebração dos 126 anos de emancipação político-administrativa do município, o que torna este momento ainda mais especial. Estou muito feliz de ver esta Casa cheia, com a presença de importantes autoridades. Isso demonstra a força de Santo Antônio de Leverger e o trabalho que vem sendo realizado pela prefeita Francieli Magalhães em todas as regiões do município.Com muita satisfação indiquei a entrega desse título ao deputado Botelho, que tem contribuído tanto com nosso município. São diversos recursos e emendas destinados às comunidades, fortalecendo especialmente a agricultura familiar e promovendo melhorias para nossa população”, afirmou.
Eduardo Botelho agradeceu o reconhecimento e destacou sua ligação com Santo Antônio de Leverger, município que classificou como um dos berços da história mato-grossense.
Em seu discurso, o deputado relembrou a trajetória histórica da cidade, sua importância para a cultura e economia do estado, além de enfatizar o papel dos agricultores familiares, pescadores, ribeirinhos e empreendedores locais. Também ressaltou sua atuação em pautas importantes para o município, como a regularização fundiária de comunidades rurais, o fortalecimento da agricultura familiar, apoio aos pescadores e investimentos em infraestrutura, saúde, educação e recuperação de estradas vicinais.
“Recebo hoje, com profunda emoção e gratidão, o Título de Cidadão Santo-antoniense. É uma homenagem que levarei para toda a vida e que me aproxima ainda mais desta terra tão rica em história, tradição, fé e trabalho”, declarou o parlamentar.
A prefeita Francieli Magalhães ressaltou a parceria mantida com o deputado Eduardo Botelho. “Quero agradecer ao deputado Eduardo Botelho por todas as emendas destinadas ao nosso município. É um deputado que sempre mantém as portas do gabinete abertas para Santo Antônio de Leverger e que tem nos ajudado muito. Esta homenagem representa o reconhecimento da população ao trabalho e ao compromisso que ele tem demonstrado com a nossa cidade.”
Representando o Governo de Mato Grosso, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, anunciou ações voltadas ao fortalecimento da produção rural no município. Entre elas, a abertura de edital de crédito subsidiado para agroindústrias de pequeno porte cadastradas no Sistema de Inspeção de Agroindústria de Pequeno Porte (SIAPP).
“Todos os cidadãos santo-antonienses que realizaram inscrição no SIAPP poderão acessar com prioridade esse crédito subsidiado para resolver os gargalos enfrentados por suas agroindústrias e ampliar a comercialização dos seus produtos em todo o Estado”, explicou.
A sessão solene reforçou o reconhecimento ao trabalho de lideranças que contribuem para o crescimento de Santo Antônio de Leverger e integrou a programação comemorativa dos 126 anos do município, celebrando sua história, tradição e perspectivas de desenvolvimento. A solenidade contou ainda com a presença do senador Jayme Campos (União), dos deputado estadual Wilson Santos (PSD), da secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, da prefeita Francieli Magalhães (PSB), da vice-prefeita Gisele Ribeiro (Podemos), vereadores e lideranças comunitárias. A homenagem ao deputado Eduardo Botelho foi proposta pelo vereador Rafael Silva (PL).
-
Política4 dias atrásGoverno amplia crédito para motociclistas de aplicativos
-
Política2 dias atrásLula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo
-
Política4 dias atrásCarolina Costa explica atuação do Programa Anjos da Escola no Lucas em Debate
-
Política6 dias atrásRelator vai apresentar na semana que vem parecer sobre mudanças no Código de Trânsito
-
Política5 dias atrásParlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita
-
Política24 horas atrásCâmara de Lucas do Rio Verde aprova adequação no Conselho Municipal de Saúde e analisa novas matérias durante a 19ª Sessão Ordinária
-
Esportes7 dias atrásMarquinhos empata com Leão e Ronaldo em número de jogos pela Seleção
-
Entretenimento6 dias atrásMari Gonzalez aposta em ensaio de lingerie e recebe chuva de elogios dos fãs: ‘Lindeza’
