Mato Grosso
Feira do setor automotivo é aberta com foco em inovação e fortalecimento em Cuiabá
Mato Grosso
A Expo Auto Mecânica 2025, feira de negócios de peças e serviços do setor automotivo, foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (14.11), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo empresas, profissionais e instituições para três dias de programação voltada ao desenvolvimento do setor automotivo em Mato Grosso.
Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a feira oferece exposição de tecnologias, capacitações e oportunidades de negócios para oficinas, empreendedores e fornecedores do segmento.
Na abertura, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que eventos voltados ao fortalecimento da atividade produtiva contribuem para aproximar o governo dos setores econômicos e orientar a construção de políticas públicas.
“São eventos como esse que nos estimulam a continuar trabalhando por Mato Grosso. Por meio dessas iniciativas, nós percebemos que os segmentos econômicos de Mato Grosso são unidos e organizados, e isso é muito importante para que a gente, enquanto Governo do Estado, possa construir políticas econômicas que melhorem a vida de todos aqueles que querem empreender e trabalhar no nosso Estado”, destacou.
A programação inclui a participação da Sedec e da Desenvolve MT em um estande conjunto, no qual serão apresentados programas de crédito que variam de R$ 15 mil a R$ 1,5 milhão. A iniciativa contempla desde investimentos em transporte até linhas voltadas ao empreendedorismo feminino, alinhadas às atividades do encontro Mulher Mecânica e às palestras de capacitação destinadas às mulheres do setor.
Organizador da feira, o Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Mato Grosso (Sindirepa-MT) pretende ampliar a integração entre empresas, fornecedores e consumidores, estimulando negócios e qualificação profissional na edição deste ano. De acordo com o presidente da entidade, Reny Maltezo, o objetivo é consolidar um ambiente que favoreça o desenvolvimento técnico e comercial do setor.
“Nosso objetivo com essa feira é reunir empresas, indústrias e consumidores do segmento. A ideia é fomentar negócios, preparar pessoas, capacitar, oferecer treinamentos, palestras e workshops para fortalecer um setor que tem uma contribuição bastante significativa para a arrecadação do nosso Estado”, disse.
A crescente demanda por serviços automotivos e o aumento expressivo da frota em Mato Grosso também foram temas de destaque durante a cerimônia. A diretora do Sebrae-MT, Lélia Brum, lembrou que o avanço do número de veículos em circulação reforça o papel do empreendedorismo e da inovação na consolidação do setor.
“O crescimento da frota de veículos em nosso Estado aumentou 50% nos últimos 5 anos. Falar do setor automotivo é falar de esforço, inovação, desafios, coragem e dedicação. Tudo isso faz a roda do empreendedorismo girar, pois temos mais de 35 mil empresas do segmento ativas espalhadas por toda a região do Estado de Mato Grosso”, pontuou.
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, destacou que a expansão da frota, atualmente estimada em 3 milhões de veículos, exige investimentos contínuos em infraestrutura. Ele apontou que as obras executadas pelo Estado são essenciais para garantir mobilidade e competitividade ao setor.
“O governo tem feito investimentos para facilitar nossa circulação, e a cidade tem ganhado melhorias em relação a isso. Não só a cidade, mas também as estradas de Mato Grosso, já que as ligações entre os municípios do nosso Estado são importantes e o carro é o responsável por essa locomoção”, disse.
Além dos representantes das entidades organizadoras, estiveram presentes na abertura o deputado estadual Carlos Avallone, o vice-presidente da Fecomércio e vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Valdir Macagnam.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil
Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 , que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.
A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.
Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026 , propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.
Legislação– A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008 , que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996 , de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.
Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.
A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.
Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.
A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.
-
Política4 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política6 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política5 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política2 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política5 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Política20 horas atrásLucas em Debate recebe presidente da OAB para falar sobre a Feijoab e o futuro do Judiciário
-
Esportes7 dias atrásTV Brasil transmite Sodiê Mesquita x Unimed Campinas no domingo
