Search
Close this search box.

Cultura

Fórum em Sergipe discute caminhos para ampliar economia criativa

Publicado em

Cultura

Um fórum em Sergipe discute os caminhos para ampliar a economia criativa, um setor que já emprega mais de sete milhões de pessoas no país e tem grande potencial de expansão.

Nestas terça (7) e quarta (8), a capital Aracaju recebe o Fórum Brasil Criativo-Região Nordeste. A ação faz parte de uma programação de encontros regionais que estão percorrendo as cinco regiões do país. A ideia é construir políticas para o Plano Nacional de Economia Criativa, setor que representa mais 3% do PIB nacional.

No ano em que o filme “O Agente Secreto” levou o cinema nordestino para a cerimônia do Oscar, o fórum da região Nordeste reúne gestores, pesquisadores, empreendedores e agentes culturais, com foco justamente no audiovisual.

Setor cultural

De acordo com a Unesco, o setor cultural é um dos que mais crescem no mundo e responde por mais de 6% da economia mundial. Também é o setor que mais fornece trabalho para jovens e adultos entre 15 e 29 anos.

Fórum

A abertura do Fórum Brasil Criativo-Região Nordeste acontece nesta terça, às 9h15, com a apresentação do grupo “A Chegança Santa Cruz de Itabaiana”, uma tradição centenária da cultura sergipana, com teatro, música e dança, encenando batalhas navais entre mouros e cristãos.

Ao longo dos dois dias de encontro, ocorrem oficinas onde serão debatidos temas sobre o audiovisual como vetor de desenvolvimento, sustentabilidade dos negócios, participação social, além de modelos de financiamento e leis de incentivo.

A abertura, na Universidade Tiradentes, em Aracaju, será transmitida pelo Ministério da Cultura no YouTube.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Caminhada do Forró é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Recife

Publicados

em

A Caminhada do Forró, um dos principais eventos juninos do São João do Recife, celebra neste ano um reconhecimento: o evento agora é Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana.

 A 21ª edição da Caminhada do Forró acontece nesta quinta-feira (11) e abre oficialmente os festejos juninos no bairro do Recife Antigo.

A programação começa às 17h, na Rua da Moeda, onde centenas de músicos, entre sanfoneiros, zabumbeiros e triangulistas, farão a concentração; e também será feita a entrega simbólica do Título para os organizadores. Por volta das 19h, a Caminhada segue seu trajeto tradicional até a Praça do Arsenal.

O palco montado na Praça receberá 13 atrações que irão ditar o ritmo desta primeira noite junina do arraial do Centro Histórico. Um dos destaque, e também representando o tema da Caminhada este ano, “Mulheres Forrozeiras”,  é a Orquestra Sanfônica Feminina. O encontro de diferentes gerações de matriarcas do forró pernambucano contará ainda com a participação de 17 tocadoras de triângulos.

A expectativa é que 20 mil pessoas compareçam ao evento. 

A Caminhada do Forró surgiu em 2005, fruto do desejo de alguns amantes do São João feito no interior, entre eles, os irmãos Bruno e Natália Reis, e o desejo de trazer a experiência junina para o centro histórico da capital.

O evento é organizado por meio do Acontecer Projetos Culturais, em parceria com a Prefeitura do Recife.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA