Search
Close this search box.

Rondonópolis

Caminhada encerra campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Rondonópolis

Publicado em

Rondonópolis

A Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e de Educação, participou da caminhada de conscientização sobre o abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento realizado pelo Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) reuniu centenas de pessoas, entre representantes de entidades e órgãos que atuam na proteção de crianças e adolescentes e alunos de escolas municipais. A caminhada teve início na Praça dos Carreiros e terminou na Praça Brasil na manhã desta quinta-feira (28).

Conforme o presidente do CMDCA, Wagner Bolonhesi, a caminhada marca o encerramento das ações desenvolvidas neste Maio Laranja, que marca o mês de mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “A caminhada é um ato simbólico de união do público, das famílias e das instituições pelo combate e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes e é realizada em todo o Brasil”, destacou.

Marcos Miraglia/Gcom

A intenção das ações desenvolvidas ao longo do mês de maio, como explica Bolonhesi, é levar informações para a sociedade sobre os sinais de abuso e de exploração sexual contra crianças e adolescentes e de como reconhecer esses sinais, e então, contribuir para que o silêncio seja rompido e as denúncias sejam feitas. 

“É preciso proteger as crianças, por isso, é fundamental que os sinais de abuso sejam reconhecidos. Essa campanha vem justamente para que a gente consiga passar para a população a importância de entender esses sinais e de denunciar, porque jamais podemos deixar de denunciar. As crianças e adolescentes que sofrem essa violência precisam do nosso apoio”, disse.

O presidente do CMDCA ainda destacou que durante este mês de maio foram realizadas palestras em escolas, para as equipes dos Cras e dos centros de convivência, com o objetivo de mobilizar e explicar qual é o motivo da campanha, que é ensinar a sociedade a identificar os sinais de abuso e de exploração sexual contra as crianças e adolescentes.

Marcos Miraglia/Gcom

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Rondonópolis mantém liderança em MT com U$ 1,2 bilhão exportado em 5 meses

Publicados

em

Rondonópolis segue liderando as exportações em Mato Grosso e figurando como a 16ª cidade brasileira que mais exportou entre os meses de janeiro e maio deste ano. Com crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado, as exportações locais alcançaram U$ 1,2 bilhão nestes cinco primeiros meses de 2026. Os dados foram divulgados nesta última semana pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior.

Além disso, as exportações de Rondonópolis entre janeiro e maio representaram 8,5% do total exportado por Mato Grosso no período e 0,8% do montante das exportações brasileiras.

Nestes cinco meses de 2026, Rondonópolis também registrou aumento nas importações. O total importado no período chegou a U$ 398,2 milhões, o que coloca o Município liderando as importações no Estado e como a 61ª cidade que mais importou no país. Com esse montante, as importações locais representaram 43,1% do total mato-grossense e 0,3% das importações do Brasil.

Com U$ 1,2 bilhão em exportações e U$ 398,2 milhões em importações, Rondonópolis fechou o período de janeiro a maio deste ano com superávit de U$ 797,1 milhões.

Somente no mês de maio, a cidade exportou U$ 272,2 milhões e importou U$ 161,7 milhões, liderando as exportações e importações de Mato Grosso também no mês de maio. Considerando somente o quinto mês deste ano, as exportações tiveram crescimento de 12,9% e as importações subiram 340,1% em comparação com maio de 2025.

A China segue como principal destino das exportações locais entre janeiro e maio deste ano. Para o país asiático foram exportados 34,6% do total. Ainda como destinos das exportações estão a Tailândia e a Indonésia, para onde foram exportados 16,6% e 13,8% do total das exportações no período, respectivamente.

Já as importações de Rondonópolis vieram, especialmente, do Canadá, representando 31,3% do total importado pelo município no período, e da China, representando 19,3% das importações.

Entre os principais produtos exportados estão a torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja, que representaram 39,9% das exportações; a soja, representando 33,4%; o algodão (14,8%); e a carne bovina (6,4%).

Os adubos e fertilizantes foram os principais produtos importados no mesmo período, representando aproximadamente 93% das importações locais, seguidos dos inseticidas, que representaram 4,4% das importações.

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA