Search
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá faz hoje o primeiro sorteio da Nota Cuiabana em 2026

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá promove nesta terça-feira (7), às 16h, na Secretaria Municipal de Economia, o primeiro sorteio de 2026 da campanha Nota Cuiabana Premiada. No evento, serão distribuídos prêmios que podem chegar a R$ 50 mil.

Um dos momentos mais aguardados da programação é a tradicional ligação feita pelo prefeito Abilio Brunini ao ganhador principal. A cena costuma ser marcada por surpresa e emoção, já que quem atende ao telefone geralmente não imagina que acaba de ser contemplado com o prêmio.

Para 2026, o formato do sorteio prevê a distribuição mensal de 44 prêmios: R$ 50 mil para o primeiro colocado, R$ 25 mil para o segundo, R$ 10 mil para o terceiro, R$ 5 mil para o quarto lugar e outros 40 prêmios de R$ 1 mil. Ao longo do ano, estão programados nove sorteios, somando mais de R$ 1 milhão em premiações, além de uma edição especial em dezembro, com valores ainda mais elevados.

Segundo o secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, a iniciativa não se limita à entrega de prêmios, mas também estimula a participação da população no controle fiscal. Ele destaca que, ao solicitar a nota fiscal, o cidadão contribui para a transparência, ajuda a combater a sonegação e fortalece a arrecadação municipal, que retorna em forma de serviços e investimentos para a própria comunidade.

A Nota Cuiabana Premiada é um programa que incentiva os consumidores a solicitarem a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) com Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no momento da contratação. Cada documento emitido gera automaticamente cupons eletrônicos para participação nos sorteios, desde que o contribuinte esteja devidamente cadastrado no sistema.

Confira abaixo o calendário dos próximos sorteios em 2026:

  • 08 de maio
  • 10 de junho
  • 08 de julho
  • 07 de agosto
  • 16 de setembro
  • 14 de outubro
  • 18 de novembro
  • 23 de dezembro (sorteio especial)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Horto Florestal recebe 120 crianças e está aberto para visitação

Publicados

em

“Eu espero que vocês tenham conhecimento e tratem a natureza de forma a preservá-la.” A mensagem do prefeito Abilio Brunini marcou, nesta segunda-feira (8), o encerramento da programação alusiva à Semana do Meio Ambiente no Horto Florestal Tote Garcia, em Cuiabá. Reaberto para visitação, o espaço recebeu 120 estudantes, com idades entre 7 e 15 anos, de escolas públicas municipais e estaduais que integram o projeto esportivo do Instituto Desportivo da Criança (IDC), do bairro Quilombo.

Considerado um importante espaço natural dentro do perímetro urbano da capital, o Horto Florestal segue em processo de revitalização para se tornar ainda mais acolhedor aos visitantes. Os estudantes percorreram as trilhas do local e foram recebidos pelo prefeito Abilio Brunini, pelos secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, e de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, além da equipe do Horto Florestal. O grupo estudantil reúne participantes de quatro polos atendidos pelo IDC, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, no contraturno escolar.

Durante o passeio, os visitantes conheceram peculiaridades da vegetação, da fauna, da flora e das águas do rio Coxipó, que percorrem a área até desaguarem no Rio Cuiabá. Além da experiência educativa, cada participante recebeu uma muda frutífera. Na ocasião, o prefeito Abilio Brunini percorreu toda a estrutura do Horto Florestal acompanhado dos secretários. Durante a vistoria, foram definidas ações para revitalizar o espaço, entre elas a reconstrução de pontes ao longo das trilhas, com o objetivo de reforçar a segurança e melhorar a experiência dos visitantes.

O prefeito também aproveitou para reforçar a importância da conscientização ambiental desde a infância. “Ultimamente temos visto em Cuiabá uma situação muito triste, com muitas pessoas cortando árvores por motivos desnecessários e realizando podas drásticas. Aqui é um espaço onde estamos produzindo mudas para ajudar a rearborizar a cidade. Espero que cada um de vocês leve para casa uma muda produzida aqui, para plantar e cuidar”, destacou.

O gestor ainda sugeriu que cada criança escolhesse uma muda do próprio tamanho e acompanhasse seu crescimento ao longo dos anos, como forma de estimular a conexão com a natureza.

As gêmeas Anna Flávia de Souza e Anna Julia de Souza, de 11 anos, moradoras do Tijucal, setor 4, lembraram que estiveram no Horto Florestal há alguns anos durante outra atividade escolar. Na ocasião, uma delas recebeu uma muda de amoreira.

“Ela cresceu, está grande e produzindo amoras”, relatou Anna Flávia.

Desta vez, além das trilhas, que sempre reservam surpresas por conta dos animais, especialmente os macaquinhos, que são uma atração à parte, as estudantes também gostaram das explicações sobre espécies da flora, como o mogno, protegido por lei e ameaçado de extinção, além do angico e do novateiro, entre outras.

Para a coordenadora didática do IDC, Deise Rodrigues de Souza Nascimento Braga, o passeio pelas trilhas reforça a conscientização ambiental. “Temos três linhas de atuação e uma delas é o meio ambiente. Aproveitamos a Semana do Meio Ambiente para fortalecer esse trabalho. As outras duas linhas são saúde e educação”, explicou.

Deise também destacou o encantamento e o interesse dos estudantes pelo tema. “É uma oportunidade muito rica que eles têm aqui, tão perto de onde vivem. Conhecer e vivenciar tudo isso é um aprendizado para a vida toda. Muitos têm quintal em casa e poderão aplicar esse conhecimento, compartilhando-o também com suas famílias”, afirmou.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Portocarrero, destacou que a retomada das trilhas marca o retorno de um importante projeto de educação ambiental, interrompido devido às condições inadequadas do espaço. Segundo ele, a recuperação ocorre gradualmente, com foco na segurança e no conforto dos visitantes. “A atividade será permanente ao longo do ano, mediante agendamento por escolas, ONGs, igrejas e outras instituições. Esse espaço é muito importante para a cidade. Ele é o embrião do futuro Jardim Botânico de Cuiabá”, pontuou.

Portocarrero ressaltou ainda que a educação ambiental é fundamental para formar, desde cedo, uma consciência voltada à preservação. Em relação à sustentabilidade, explicou que os recursos naturais devem ser utilizados de forma responsável para que permaneçam disponíveis às futuras gerações, reforçando a importância de cuidar hoje para deixar um legado para o amanhã.

São parceiros da iniciativa o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), por meio do Projeto Verde Novo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Águas Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com estudantes de Engenharia Florestal.

AGENDAMENTO

Os passeios acontecem no período da manhã e podem ser agendados junto ao setor de Educação Ambiental do Horto Florestal pelo e-mail [email protected].

Os interessados em receber mudas também podem realizar a retirada pela manhã. No período da tarde, a equipe se dedica à produção de novas mudas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA