Search
Close this search box.

Cáceres

Prefeitura cumprirá lei que institui o Dia Municipal em Homenagem ao Padre Geraldo

Publicado em

Cáceres

Por Esdras Crepaldi

A Prefeitura de Cáceres informou que cumprirá a Lei Municipal nº 3.361, de 22 de agosto de 2025, que institui o Dia Municipal em Homenagem ao Padre José Geraldo dos Santos, o Padre Geraldo, celebrado anualmente em 25 de junho.

A data passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e foi considerada feriado municipal facultativo, com o objetivo de reconhecer o legado religioso, social e cultural deixado por Padre Geraldo à comunidade cacerense.

Conforme entendimento manifestado no âmbito da Justiça do Trabalho, a aplicação do feriado está restrita aos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, conforme estabelecido no Decreto nº 022, de 13 de janeiro de 2026.

Dessa forma, o feriado alcança a Prefeitura, suas autarquias e também a Câmara Municipal, não se estendendo automaticamente a outros órgãos, como a Vara do Trabalho de Cáceres, onde o dia 25 de junho será considerado expediente normal.

A Lei que criou a data teve origem em Projeto de Lei de autoria do vereador Jerônimo Gonçalves Pereira, aprovado pela Câmara de Cáceres. Após a tramitação legislativa, o projeto chegou a ser vetado pelo Poder Executivo, porém o veto foi posteriormente derrubado pelos vereadores, fazendo com que a matéria passasse a ter força de lei.

O prefeito em exercício Luiz Landim destacou que Padre Geraldo é uma figura histórica e profundamente respeitada pela população cacerense, reconhecido por sua vida dedicada à fé, à solidariedade e ao cuidado com os mais necessitados.

“Padre Geraldo foi um servo de Deus. Reconheço sua benevolência, sua dedicação à Igreja, aos enfermos e aos pobres. Ele merece ser reverenciado e homenageado pelo legado de evangelização e exemplos cristãos que deixou para Cáceres”, afirmou Landim.

Apesar do reconhecimento à importância da homenagem, o prefeito observou que há também uma preocupação manifestada por parte da classe empresarial do município. Segundo Landim, empresários procuraram a Prefeitura demonstrando insatisfação com a celebração da data em dia útil, alegando que o calendário já conta com muitos feriados e pontos facultativos, o que impacta diretamente o funcionamento do comércio e de outros setores produtivos. “Com essa decisão da Justiça do Trabalho o comércio está amparado”, destacou.

O prefeito ressaltou, no entanto, que a discussão sobre o formato da data e sua eventual adequação para os próximos anos cabe ao processo legislativo, respeitando o diálogo entre os poderes e a sociedade.

“Existe um forte clamor da classe empresarial para que essa lembrança não seja comemorada em dia útil. Muitos empresários nos procuraram e manifestaram essa preocupação. Mas, neste ano, vamos cumprir a lei. O feriado municipal está mantido no âmbito da administração municipal”, declarou Landim.

A Prefeitura reforça que os serviços considerados essenciais serão mantidos, garantindo o atendimento à população nas áreas indispensáveis.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Prefeitura de Cáceres inicia obra para resolver problema crônico de acúmulo de água no Jardim Paraíso

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres iniciou, nesta terça-feira (23/06), uma importante obra de infraestrutura no bairro Jardim Paraíso, com o objetivo de solucionar um problema antigo de alagamentos e acúmulo de água em frente à escola municipal da comunidade.

A intervenção contempla a instalação de quatro novas bocas de lobo, que terão a função de captar a água da chuva e direcioná-la corretamente para a rede de drenagem. Além disso, estão sendo implantadas 120 manilhas, reforçando o sistema de escoamento pluvial da região. A rede existente também já passou por serviços de desobstrução, o que deve aumentar a eficiência da drenagem e reduzir os transtornos causados pelas chuvas.

Para o prefeito em exercício, Luiz Landim, a obra demonstra o compromisso da gestão municipal com demandas antigas da população. “Estamos atuando de forma preventiva e responsável para resolver problemas crônicos e garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores”, afirmou Landim.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luan Carlos Teixeira, a intervenção foi planejada para oferecer uma solução efetiva ao problema enfrentado há anos pela comunidade escolar e pelos moradores do entorno. “Esse é um trabalho essencial para melhorar o escoamento da água da chuva e evitar novos alagamentos. Estamos implantando uma estrutura mais adequada para atender a necessidade da região”, destacou o secretário.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA