Search
Close this search box.

Cáceres

Câmara convida população para audiência pública sobre projeto de R$ 68,9 mi para saneamento em Cáceres

Publicado em

Cáceres

Com 51 homicídios registrados em 2025, a região de Pontes e Lacerda (a 488 km de Cuiabá) lidera o ranking da violência letal em Mato Grosso, sendo apontada como a cidade mais perigosa do estado. Dados do 7º Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam uma taxa de 39,2 assassinatos por 100 mil habitantes – índice mais alto do estado. Segundo o delegado Romulo Scheiffer, que atua no município em questão, a guerra entre facções criminosas é um dos principais fatores por trás do cenário.

Nos números brutos, a região ficou atrás de Cuiabá (82), Cáceres (67), Sinop (66), Nova Mutum (62), Tangará da Serra (56), Rondonópolis (56) e Várzea Grande (59). Mas por ser uma região não tão populosa, com 54.795 habitantes, os dados acabam sendo preocupantes. É o que aponta Scheiffer ao .

Veja o ranking das 15 cidades com o maior número de vítimas de homicídio doloso no estado:

Arte, Anuário, Pontes e Lacerda, Facções

(foto reprodução) – Para o delegado, as letalidades registradas na região são resultado do conflito armado pela disputa de poder entre integrantes do Comando Vermelho (CV) – que é a maior facção criminosa da cidade –, e o Primeiro Comando da Capital (PCC). “A gente consegue verificar que os homicídios, grande parte deles estão vinculados à guerra entre facções”, explica.

“Nem sempre só isso, mas também estão vinculados a algumas coisas que ‘afrontam’ as facções. Por exemplo: uma pessoa querer comercializar drogas sem a autorização da facção. Nessa situação não são integrantes de duas facções em guerra, é uma pessoa que não tem vínculo com a facção, mas que quer fazer uma atividade, no caso, traficar drogas sem ter a autorização da facção”, salienta.

Ainda conforme o delegado, a organização criminosa tenta assumir algumas funções que deveriam ser exclusivas do Estado. “A facção quer intermediar conflitos. Um acidente de trânsito, por exemplo, [onde] um membro da facção quer se pôr no meio das partes para tentar solucionar esse conflito. [Eles] tentam controlar [a população] pelo medo”.

Guerra entre facções torna Pontes e Lacerda a região mais letal de MT; veja as 15 cidades mais perigosas | Rdnews - Principais notícias de Cuiabá, Várzea Grande e Mato grosso

(O delegado Romulo Scheiffer – foto reprodução) – Ainda segundo o Anuário da Sesp, apesar dos números serem altos, houve uma grande diminuição no número de homicídios na região de 2024 para 2025. De acordo com o levantamento, o ano de 2024, teve um “boom” nas mortes violentas em Pontes e Lacerda, com foram 81 homicídios, contra 51 no ano anterior. Para Scheiffer, a redução ocorreu após um trabalho sólido por parte das forças de segurança, vários membros das organizações criminosas foram presos.

Entretanto, o delegado reforça que mesmo com uma diminuição relevante  – 30 a menos -, o número ainda coloca o município como o mais perigoso de Mato Grosso.

“É preocupante. A sensação de insegurança é bastante elevada por esses homicídios, mas aqui a gente tem um trabalho bastante intensivo. Temos uma boa integração entre as forças policiais de todos os níveis e também uma integração boa com os sistemas de inteligência. A gente consegue desvendar e descobrir vários crimes e várias situações que poderiam gerar crimes mais graves”, destaca.

 

Por:  rdnews

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Secretaria Municipal de Educação implanta projeto piloto com reconhecimento facial na Escola Municipal Dom Máximo Biennés

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está investindo em inovação e tecnologia para ampliar a segurança dos estudantes e modernizar o acompanhamento da frequência escolar na rede municipal de ensino.

Na última semana, a Escola Municipal Dom Máximo Biennés recebeu a instalação de um projeto piloto com totens de reconhecimento facial. A ferramenta permite que, ao chegar à unidade escolar, o aluno seja identificado automaticamente pelo equipamento, que registra sua entrada em tempo real.

Com o sistema, pais e responsáveis recebem no celular uma notificação informando o horário exato em que o estudante entrou na escola. A informação também é encaminhada para a secretaria da escola, garantindo maior controle, agilidade e transparência no acompanhamento da presença dos alunos.

Além de reforçar a segurança, a tecnologia também contribui para a rotina pedagógica. Com o registro automatizado, os professores passam a realizar apenas uma conferência rápida da presença em sala, otimizando o tempo que antes era destinado à chamada tradicional.

O projeto está sendo disponibilizado sem custos para o município durante seis meses por uma empresa que apresentou a tecnologia à Secretaria. O reconhecimento facial já é utilizado em algumas escolas privadas de Cuiabá e, agora, será avaliado pela rede municipal de Cáceres a partir da experiência na Escola Dom Máximo Biennes.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a iniciativa tem sido recebida de forma muito positiva pela comunidade escolar. “Foi instalado na semana passada e já está sendo um grande sucesso. Tenho recebido mensagens de vários pais destacando a importância desse sistema, porque ele traz uma sensação maior de segurança. Os responsáveis conseguem saber exatamente que horas o filho entrou e que horas saiu da escola, principalmente aqueles alunos que vão de bicicleta ou sozinhos. É uma ferramenta que aproxima ainda mais a família da escola e fortalece o cuidado com as nossas crianças”, destacou o secretário.

Fransérgio ressaltou ainda que o período de teste será fundamental para avaliar a funcionalidade do sistema, a aceitação da comunidade escolar e os benefícios práticos para a gestão da educação municipal.

A proposta, segundo a Secretaria, é observar os resultados durante os seis meses de funcionamento do projeto piloto para, posteriormente, analisar a possibilidade de expansão ou contratação do serviço, sempre com foco na segurança dos alunos, na modernização da rede e na melhoria dos processos internos das escolas.

Para a diretora da Escola Municipal Dom Máximo Biennes, Limara Rodrigues, a iniciativa reforça o compromisso da busca de soluções inovadoras que contribuam para uma escola mais segura, conectada e eficiente. “É uma ferramenta que traz mais tranquilidade às famílias, facilita a rotina da escola e fortalece o cuidado com os nossos alunos. Estamos muito felizes em participar desse projeto piloto”, concluiu a diretora.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA