Search
Close this search box.

Mato Grosso

ALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá

Publicado em

Mato Grosso

Sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entrega 78 moções de aplausos, e homenageia os colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá em Nível Paroquial. A solenidade, requerida pelo deputado Paulo Araújo (Republicanos), foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

 De acordo com o deputado Paulo Araújo, o momento é de reconhecer e homenagear o trabalho fundamental realizado pelos colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá. “A atuação desta instituição vai muito além das celebrações religiosas, abrangendo uma extensa e sólida rede de assistência social, educacional e de amparo às famílias em situação de vulnerabilidade em nosso Estado”, afirmou o parlamentar.

 “São homens e mulheres que, movidos por sua espiritualidade, dedicação e atuação em favor do próximo, desempenham papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, promovendo valores de respeito, cuidado e convivência harmoniosa em nossa sociedade”, disse Paulo Araújo. 

 O parlamentar afirmou que a iniciativa também busca aproximar a comunidade católica do Poder Legislativo, valorizando o trabalho desenvolvido pela Igreja em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. “É uma forma de reconhecer o trabalho da Igreja Católica e receber aqui os nossos irmãos católicos”, afirmou.

 O padre James-Som Mercuri, da Paróquia Divino Espírito Santo, afirmou que a missão da Igreja Católica vai além da evangelização, alcançando também a promoção da vida comunitária e a preservação da cultura cuiabana. 

Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Segundo ele, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo representa uma das mais importantes manifestações populares da capital mato-grossense, reunindo famílias e visitantes em uma celebração que mantém vivas as tradições, fortalece os laços comunitários e transmite os valores cristãos entre gerações.

“A paróquia busca renovar constantemente sua presença junto à comunidade, ampliando sua atuação para atender às necessidades da população. A evangelização também passa pela promoção integral da pessoa humana, contemplando não apenas a dimensão espiritual, mas também o cuidado com as questões sociais e materiais”, explicou o pároco.

Um dos homenageados com moção de aplausos, Everton Aparecido Gomes da Silva, integrante da comunidade Cristo Redentor, no bairro CPA III, em Cuiabá, destacou que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho voluntário voltado à evangelização e ao fortalecimento da comunidade católica. 

 Segundo ele, além da atuação junto às famílias, também contribui com a administração e manutenção da estrutura da comunidade, participa de reuniões em conjunto com a Paróquia Divino Espírito Santo, vinculada à Arquidiocese de Cuiabá, e considera a homenagem um incentivo para continuar servindo à Igreja e à população do bairro.

 O padre João Victor, da Paróquia Sagrada Família, no bairro Carumbé, em Cuiabá, afirmou que recebeu com honra e gratidão a homenagem prestada pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Igreja Católica. Segundo ele, a missão da Igreja vai além da evangelização, alcançando também o compromisso de promover a dignidade humana, a valorização da vida e o serviço à sociedade.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Foto: ANGELO VARELA / ALMT

 De acordo com o sacerdote, a atuação da Igreja busca anunciar o Evangelho ao mesmo tempo em que acolhe e acompanha as pessoas em suas diferentes realidades. “A Igreja consegue permear todas as áreas da sociedade e ficamos agradecidos quando esse trabalho é reconhecido também por outras instituições”, destacou.

 João Victor ressaltou que, além das atividades pastorais, a Paróquia Sagrada Família desenvolve diversas ações sociais, como a distribuição de cestas básicas, entrega de cobertores e assistência a pessoas enfermas. Segundo ele, essas iniciativas fortalecem o vínculo entre a comunidade e a Igreja, tornando a paróquia um espaço de acolhimento e solidariedade.

 Para o padre, a Igreja desempenha um papel essencial na construção da vida comunitária. “A Igreja é uma extensão da casa das pessoas. Assim, participamos da vida das famílias e elas participam da vida da Igreja. É um sinal que nos lembra que ninguém vive sozinho e que precisamos uns dos outros. A vida comunitária é fundamental, e a Igreja busca ser esse sinal profético de esperança e fraternidade”, concluiu.

 Os homenageados com as moções de aplausos: 

ADEVANIR VIEIRA

ALINE MEZZOMO VASCONCELOS

ANA GLISSE RUAS DA SILVA

ANATALIA MARCIANA COLETO ALMEIDA

ANDRÉ RICARDO BARBOSA

ANGÉLICA FERREIRA MAGALHÃES

APARECIDA HIROCO IMADA

Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Foto: ANGELO VARELA / ALMT

BEATRIZ CONCEIÇÃO FERREIRA DIAS

BRENDA SILVA ESPÍRITO SANTO

BRUNA FERNANDA FERREIRA DE OLIVEIRA

CLAUDIA FERNANDA GALDINO DELGADO FIGUEIREDO

DALZIRA ALVES FÉLIX DO NASCIMENTO

DIANNA FERREIRA DOS SANTOS MARTINS

DIONIZIA DOS SANTOS

ELIACIR PEDROSA

ELIZABETH CAMARGO MENDES

ERENILCE NASCIMENTO JESUS MORENO

ERMÍNIA ROCHA ROMERA

EROTILDES JOSEFA DA CRUZ

EVERTON APARECIDO GOMES DA SILVA

GABRIELLY DE ALMEIDA BORGES

GERALDO ALEXANDRE DA SILVA

GIOVANA DE BRITO GOULART

GIOVANNA DA MATA GRACIOSO

GUSTAVO HENRICKE DA SILVA MOURA

HEDYMAURA BEZERRA ZANON

HELEN CRISTINA MOREIRA AGUIAR COSTA LEITE

INÊS LÚCIA DE MORAES TEIXEIRA

IVANILDE LEMES DE ALMEIDA

JANETE MARY DA SILVA

JEANINE STORCK FRANÇA

JERO PRADO

JOANA MARTINS

JOÃO DIAS

JOSEMAR DE ARRUDA BANDEIRA DUARTE

JOSÉ MAURÍCIO DA SILVA

JUCILÉIA RIBEIRO BATISTA DA SILVA

JULIANA NOGUEIRA FERREIRA SAGIN

KARINY PAES FREITAS ALEXANDRE

KELY LINO BARBOSA

LARYSSA TAKAGI MARTINS

LAURA APARECIDA ROCHA DE OLIVEIRA SILVA

LEONICE CRUZ SILVA COSTA

LUCAS OLÁRIO DA SILVA

LUCÉLIA THATIANA DA SILVA

LUCIANE SANCHES REBELLO

LUCINEIA ESPÍRITO SANTO DE PINHO

LUIZ ANTÔNIO MOURA

LUIZ ISSAMU IMADA

LUIZ POLIZEL

LUZIA BEZERRA ZANON

MARI CÉLIA LEITE BATISTA

MARIA DA GLÓRIA GARCIA SILVEIRA

MARIA ONICE DA SILVA

MARIA RITA DA TRINDADE

MARIANNA ALMEIDA PAES DE BARROS

MARLETE NEVES DA CRUZ

MÁRIO MARCIO MORAES BARBOSA

MAURO SÉRGIO DA SILVA CRUZ

NAIANE FRANCISCA RIBEIRO DE SIQUEIRA

ORIVALDO PINHEIRO DE QUEIROZ

OSMAIL MANOEL DAS NEVES

PAULO LEOVEOGILDO JARDIM

RAFAEL VIANA MOTA

RAFAELA BALDINO DA SILVA

REGINALDO MAGALHÃES TEIXEIRA

RITA KELLEN BEZERRA DA SILVA

ROSANGELA RUAS DOS SANTOS

SELMA MARIA DA SILVA

SILVANA DE SOUZA

SONIA REGINA BAICERE BARROS

VITOR MONTEIRO SILVA

WÂNIA GRÁCIA AMORIM LIMA

WENDER MARCELO DE MORAES

WESLEY HENRIQUE DE OLIVEIRA E SILVA

ZULEIDE DE SOUZA FILHO

VALDIRENE SANTOS DO NASCIMENTO

RONDIVELY LEMES DE MORAES



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA