Mato Grosso
ALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
Mato Grosso
Sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entrega 78 moções de aplausos, e homenageia os colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá em Nível Paroquial. A solenidade, requerida pelo deputado Paulo Araújo (Republicanos), foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
De acordo com o deputado Paulo Araújo, o momento é de reconhecer e homenagear o trabalho fundamental realizado pelos colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá. “A atuação desta instituição vai muito além das celebrações religiosas, abrangendo uma extensa e sólida rede de assistência social, educacional e de amparo às famílias em situação de vulnerabilidade em nosso Estado”, afirmou o parlamentar.
“São homens e mulheres que, movidos por sua espiritualidade, dedicação e atuação em favor do próximo, desempenham papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, promovendo valores de respeito, cuidado e convivência harmoniosa em nossa sociedade”, disse Paulo Araújo.
O parlamentar afirmou que a iniciativa também busca aproximar a comunidade católica do Poder Legislativo, valorizando o trabalho desenvolvido pela Igreja em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. “É uma forma de reconhecer o trabalho da Igreja Católica e receber aqui os nossos irmãos católicos”, afirmou.
O padre James-Som Mercuri, da Paróquia Divino Espírito Santo, afirmou que a missão da Igreja Católica vai além da evangelização, alcançando também a promoção da vida comunitária e a preservação da cultura cuiabana.
Segundo ele, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo representa uma das mais importantes manifestações populares da capital mato-grossense, reunindo famílias e visitantes em uma celebração que mantém vivas as tradições, fortalece os laços comunitários e transmite os valores cristãos entre gerações.
“A paróquia busca renovar constantemente sua presença junto à comunidade, ampliando sua atuação para atender às necessidades da população. A evangelização também passa pela promoção integral da pessoa humana, contemplando não apenas a dimensão espiritual, mas também o cuidado com as questões sociais e materiais”, explicou o pároco.
Um dos homenageados com moção de aplausos, Everton Aparecido Gomes da Silva, integrante da comunidade Cristo Redentor, no bairro CPA III, em Cuiabá, destacou que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho voluntário voltado à evangelização e ao fortalecimento da comunidade católica.
Segundo ele, além da atuação junto às famílias, também contribui com a administração e manutenção da estrutura da comunidade, participa de reuniões em conjunto com a Paróquia Divino Espírito Santo, vinculada à Arquidiocese de Cuiabá, e considera a homenagem um incentivo para continuar servindo à Igreja e à população do bairro.
O padre João Victor, da Paróquia Sagrada Família, no bairro Carumbé, em Cuiabá, afirmou que recebeu com honra e gratidão a homenagem prestada pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Igreja Católica. Segundo ele, a missão da Igreja vai além da evangelização, alcançando também o compromisso de promover a dignidade humana, a valorização da vida e o serviço à sociedade.
De acordo com o sacerdote, a atuação da Igreja busca anunciar o Evangelho ao mesmo tempo em que acolhe e acompanha as pessoas em suas diferentes realidades. “A Igreja consegue permear todas as áreas da sociedade e ficamos agradecidos quando esse trabalho é reconhecido também por outras instituições”, destacou.
João Victor ressaltou que, além das atividades pastorais, a Paróquia Sagrada Família desenvolve diversas ações sociais, como a distribuição de cestas básicas, entrega de cobertores e assistência a pessoas enfermas. Segundo ele, essas iniciativas fortalecem o vínculo entre a comunidade e a Igreja, tornando a paróquia um espaço de acolhimento e solidariedade.
Para o padre, a Igreja desempenha um papel essencial na construção da vida comunitária. “A Igreja é uma extensão da casa das pessoas. Assim, participamos da vida das famílias e elas participam da vida da Igreja. É um sinal que nos lembra que ninguém vive sozinho e que precisamos uns dos outros. A vida comunitária é fundamental, e a Igreja busca ser esse sinal profético de esperança e fraternidade”, concluiu.
Os homenageados com as moções de aplausos:
ADEVANIR VIEIRA
ALINE MEZZOMO VASCONCELOS
ANA GLISSE RUAS DA SILVA
ANATALIA MARCIANA COLETO ALMEIDA
ANDRÉ RICARDO BARBOSA
ANGÉLICA FERREIRA MAGALHÃES
APARECIDA HIROCO IMADA
BEATRIZ CONCEIÇÃO FERREIRA DIAS
BRENDA SILVA ESPÍRITO SANTO
BRUNA FERNANDA FERREIRA DE OLIVEIRA
CLAUDIA FERNANDA GALDINO DELGADO FIGUEIREDO
DALZIRA ALVES FÉLIX DO NASCIMENTO
DIANNA FERREIRA DOS SANTOS MARTINS
DIONIZIA DOS SANTOS
ELIACIR PEDROSA
ELIZABETH CAMARGO MENDES
ERENILCE NASCIMENTO JESUS MORENO
ERMÍNIA ROCHA ROMERA
EROTILDES JOSEFA DA CRUZ
EVERTON APARECIDO GOMES DA SILVA
GABRIELLY DE ALMEIDA BORGES
GERALDO ALEXANDRE DA SILVA
GIOVANA DE BRITO GOULART
GIOVANNA DA MATA GRACIOSO
GUSTAVO HENRICKE DA SILVA MOURA
HEDYMAURA BEZERRA ZANON
HELEN CRISTINA MOREIRA AGUIAR COSTA LEITE
INÊS LÚCIA DE MORAES TEIXEIRA
IVANILDE LEMES DE ALMEIDA
JANETE MARY DA SILVA
JEANINE STORCK FRANÇA
JERO PRADO
JOANA MARTINS
JOÃO DIAS
JOSEMAR DE ARRUDA BANDEIRA DUARTE
JOSÉ MAURÍCIO DA SILVA
JUCILÉIA RIBEIRO BATISTA DA SILVA
JULIANA NOGUEIRA FERREIRA SAGIN
KARINY PAES FREITAS ALEXANDRE
KELY LINO BARBOSA
LARYSSA TAKAGI MARTINS
LAURA APARECIDA ROCHA DE OLIVEIRA SILVA
LEONICE CRUZ SILVA COSTA
LUCAS OLÁRIO DA SILVA
LUCÉLIA THATIANA DA SILVA
LUCIANE SANCHES REBELLO
LUCINEIA ESPÍRITO SANTO DE PINHO
LUIZ ANTÔNIO MOURA
LUIZ ISSAMU IMADA
LUIZ POLIZEL
LUZIA BEZERRA ZANON
MARI CÉLIA LEITE BATISTA
MARIA DA GLÓRIA GARCIA SILVEIRA
MARIA ONICE DA SILVA
MARIA RITA DA TRINDADE
MARIANNA ALMEIDA PAES DE BARROS
MARLETE NEVES DA CRUZ
MÁRIO MARCIO MORAES BARBOSA
MAURO SÉRGIO DA SILVA CRUZ
NAIANE FRANCISCA RIBEIRO DE SIQUEIRA
ORIVALDO PINHEIRO DE QUEIROZ
OSMAIL MANOEL DAS NEVES
PAULO LEOVEOGILDO JARDIM
RAFAEL VIANA MOTA
RAFAELA BALDINO DA SILVA
REGINALDO MAGALHÃES TEIXEIRA
RITA KELLEN BEZERRA DA SILVA
ROSANGELA RUAS DOS SANTOS
SELMA MARIA DA SILVA
SILVANA DE SOUZA
SONIA REGINA BAICERE BARROS
VITOR MONTEIRO SILVA
WÂNIA GRÁCIA AMORIM LIMA
WENDER MARCELO DE MORAES
WESLEY HENRIQUE DE OLIVEIRA E SILVA
ZULEIDE DE SOUZA FILHO
VALDIRENE SANTOS DO NASCIMENTO
RONDIVELY LEMES DE MORAES
Mato Grosso
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.
A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.
O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.
Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.
A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.
A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.
A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
-
Política5 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política7 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política1 dia atrásA pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana
-
Política5 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política2 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política6 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Política2 dias atrásLucas em Debate recebe presidente da OAB para falar sobre a Feijoab e o futuro do Judiciário
-
Política3 dias atrásLula parabeniza Colômbia após eleição com vitória da direita
