Search
Close this search box.

Cáceres

Prefeitura cumprirá lei que institui o Dia Municipal em Homenagem ao Padre Geraldo

Publicado em

Cáceres

Por Esdras Crepaldi

A Prefeitura de Cáceres informou que cumprirá a Lei Municipal nº 3.361, de 22 de agosto de 2025, que institui o Dia Municipal em Homenagem ao Padre José Geraldo dos Santos, o Padre Geraldo, celebrado anualmente em 25 de junho.

A data passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e foi considerada feriado municipal facultativo, com o objetivo de reconhecer o legado religioso, social e cultural deixado por Padre Geraldo à comunidade cacerense.

Conforme entendimento manifestado no âmbito da Justiça do Trabalho, a aplicação do feriado está restrita aos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, conforme estabelecido no Decreto nº 022, de 13 de janeiro de 2026.

Dessa forma, o feriado alcança a Prefeitura, suas autarquias e também a Câmara Municipal, não se estendendo automaticamente a outros órgãos, como a Vara do Trabalho de Cáceres, onde o dia 25 de junho será considerado expediente normal.

A Lei que criou a data teve origem em Projeto de Lei de autoria do vereador Jerônimo Gonçalves Pereira, aprovado pela Câmara de Cáceres. Após a tramitação legislativa, o projeto chegou a ser vetado pelo Poder Executivo, porém o veto foi posteriormente derrubado pelos vereadores, fazendo com que a matéria passasse a ter força de lei.

O prefeito em exercício Luiz Landim destacou que Padre Geraldo é uma figura histórica e profundamente respeitada pela população cacerense, reconhecido por sua vida dedicada à fé, à solidariedade e ao cuidado com os mais necessitados.

“Padre Geraldo foi um servo de Deus. Reconheço sua benevolência, sua dedicação à Igreja, aos enfermos e aos pobres. Ele merece ser reverenciado e homenageado pelo legado de evangelização e exemplos cristãos que deixou para Cáceres”, afirmou Landim.

Apesar do reconhecimento à importância da homenagem, o prefeito observou que há também uma preocupação manifestada por parte da classe empresarial do município. Segundo Landim, empresários procuraram a Prefeitura demonstrando insatisfação com a celebração da data em dia útil, alegando que o calendário já conta com muitos feriados e pontos facultativos, o que impacta diretamente o funcionamento do comércio e de outros setores produtivos. “Com essa decisão da Justiça do Trabalho o comércio está amparado”, destacou.

O prefeito ressaltou, no entanto, que a discussão sobre o formato da data e sua eventual adequação para os próximos anos cabe ao processo legislativo, respeitando o diálogo entre os poderes e a sociedade.

“Existe um forte clamor da classe empresarial para que essa lembrança não seja comemorada em dia útil. Muitos empresários nos procuraram e manifestaram essa preocupação. Mas, neste ano, vamos cumprir a lei. O feriado municipal está mantido no âmbito da administração municipal”, declarou Landim.

A Prefeitura reforça que os serviços considerados essenciais serão mantidos, garantindo o atendimento à população nas áreas indispensáveis.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Prefeitura de Cáceres e Polícia Militar celebram formatura de mais de 600 alunos no PROERD

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou de mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), iniciativa desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com as escolas e as famílias.

A solenidade de formatura foi realizada na noite da última terça a-feira (23), no Ginásio de Esportes da Unemat, na Cidade Universitária, e reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, pais, familiares, profissionais da educação, autoridades e convidados.

O evento marcou a conclusão da formação de mais de 600 alunos do 5º ano de oito escolas da rede municipal de ensino. A entrada dos estudantes uniformizados emocionou o público e deu um tom ainda mais especial à cerimônia.

Prestigiaram a solenidade  o prefeito em exercício Luiz Landim, a coordenadora da SME Luciana Gattass Crepaldi que representou o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a juíza criminal Rayssa da Silva Santos Amaral, além de autoridades militares e representantes da sociedade civil.

O PROERD tem como principal objetivo orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e da violência, promovendo valores como respeito, responsabilidade, disciplina, autocuidado e convivência saudável.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Gattass, destacou que o programa fortalece o trabalho desenvolvido nas escolas e contribui para a formação integral dos estudantes. “Hoje celebramos a concretização de uma parceria muito importante, com a formação de mais de 600 alunos da nossa rede municipal. O PROERD vai além da prevenção às drogas. Ele trabalha valores fundamentais, como respeito, disciplina, autocuidado e convivência saudável. É uma ação que complementa nossa proposta educacional e oferece conteúdos significativos para a vida dos nossos estudantes”, afirmou Luciana.

O prefeito em exercício Luiz Landim também ressaltou a relevância do programa e classificou a formatura como um momento marcante para Cáceres. “O PROERD é um projeto extraordinário, porque ajuda nossas crianças e adolescentes a compreenderem a importância de fazer boas escolhas e adotarem hábitos saudáveis. Ao concluírem essa formação, vocês levam para a vida a capacidade de dizer não às drogas e a tudo aquilo que possa prejudicar a saúde, a família e a convivência em sociedade”, declarou.

Landim também deixou uma mensagem aos pais e responsáveis, reforçando que a presença da família é indispensável no processo de formação dos filhos. “O amor, o cuidado e o acompanhamento dos pais fazem toda a diferença. A escola e a Polícia Militar cumprem um papel importante, mas a família é a base de tudo”, completou.

Incentivador do PROERD em Cáceres, o comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, enalteceu a parceria com o município, com as escolas e com a sociedade cacerense. Segundo ele, trabalhar com crianças e adolescentes em ações preventivas é sempre gratificante, especialmente quando o foco é a valorização da vida e a construção de um futuro melhor.

Durante a cerimônia, alunos que se destacaram ao longo do programa receberam premiações como bicicletas, mochilas, camisetas e mascotes do PROERD. Os brindes foram patrocinados por parceiros como Grupo Juba, CONSEG e deputado estadual Valmir Moretto.

Representando a diretoria do Grupo Juba, o colaborador Aguinaldo do Carmo participou da solenidade e realizou a entrega de uma bicicleta a uma das alunas premiadas. Para Aguinaldo, apoiar iniciativas como o PROERD está em sintonia com as diretrizes de responsabilidade social do Grupo Juba.

Participaram da formatura alunos das escolas municipais José Rodrigues Fontes, Gabriel Pinto de Arruda, Duque de Caxias, Isabel Campos, Vila Irene, Vitória Régia, Jardim Guanabara e Tancredo Neves.

Esdras Crepaldi – DRT 940/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA