Search
Close this search box.

Cáceres

Câmara convida população para audiência pública sobre projeto de R$ 68,9 mi para saneamento em Cáceres

Publicado em

Cáceres

Com 51 homicídios registrados em 2025, a região de Pontes e Lacerda (a 488 km de Cuiabá) lidera o ranking da violência letal em Mato Grosso, sendo apontada como a cidade mais perigosa do estado. Dados do 7º Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam uma taxa de 39,2 assassinatos por 100 mil habitantes – índice mais alto do estado. Segundo o delegado Romulo Scheiffer, que atua no município em questão, a guerra entre facções criminosas é um dos principais fatores por trás do cenário.

Nos números brutos, a região ficou atrás de Cuiabá (82), Cáceres (67), Sinop (66), Nova Mutum (62), Tangará da Serra (56), Rondonópolis (56) e Várzea Grande (59). Mas por ser uma região não tão populosa, com 54.795 habitantes, os dados acabam sendo preocupantes. É o que aponta Scheiffer ao .

Veja o ranking das 15 cidades com o maior número de vítimas de homicídio doloso no estado:

Arte, Anuário, Pontes e Lacerda, Facções

(foto reprodução) – Para o delegado, as letalidades registradas na região são resultado do conflito armado pela disputa de poder entre integrantes do Comando Vermelho (CV) – que é a maior facção criminosa da cidade –, e o Primeiro Comando da Capital (PCC). “A gente consegue verificar que os homicídios, grande parte deles estão vinculados à guerra entre facções”, explica.

“Nem sempre só isso, mas também estão vinculados a algumas coisas que ‘afrontam’ as facções. Por exemplo: uma pessoa querer comercializar drogas sem a autorização da facção. Nessa situação não são integrantes de duas facções em guerra, é uma pessoa que não tem vínculo com a facção, mas que quer fazer uma atividade, no caso, traficar drogas sem ter a autorização da facção”, salienta.

Ainda conforme o delegado, a organização criminosa tenta assumir algumas funções que deveriam ser exclusivas do Estado. “A facção quer intermediar conflitos. Um acidente de trânsito, por exemplo, [onde] um membro da facção quer se pôr no meio das partes para tentar solucionar esse conflito. [Eles] tentam controlar [a população] pelo medo”.

Guerra entre facções torna Pontes e Lacerda a região mais letal de MT; veja as 15 cidades mais perigosas | Rdnews - Principais notícias de Cuiabá, Várzea Grande e Mato grosso

(O delegado Romulo Scheiffer – foto reprodução) – Ainda segundo o Anuário da Sesp, apesar dos números serem altos, houve uma grande diminuição no número de homicídios na região de 2024 para 2025. De acordo com o levantamento, o ano de 2024, teve um “boom” nas mortes violentas em Pontes e Lacerda, com foram 81 homicídios, contra 51 no ano anterior. Para Scheiffer, a redução ocorreu após um trabalho sólido por parte das forças de segurança, vários membros das organizações criminosas foram presos.

Entretanto, o delegado reforça que mesmo com uma diminuição relevante  – 30 a menos -, o número ainda coloca o município como o mais perigoso de Mato Grosso.

“É preocupante. A sensação de insegurança é bastante elevada por esses homicídios, mas aqui a gente tem um trabalho bastante intensivo. Temos uma boa integração entre as forças policiais de todos os níveis e também uma integração boa com os sistemas de inteligência. A gente consegue desvendar e descobrir vários crimes e várias situações que poderiam gerar crimes mais graves”, destaca.

 

Por:  rdnews

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Prefeitura cumprirá lei que institui o Dia Municipal em Homenagem ao Padre Geraldo

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres informou que cumprirá a Lei Municipal nº 3.361, de 22 de agosto de 2025, que institui o Dia Municipal em Homenagem ao Padre José Geraldo dos Santos, o Padre Geraldo, celebrado anualmente em 25 de junho.

A data passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e foi considerada feriado municipal facultativo, com o objetivo de reconhecer o legado religioso, social e cultural deixado por Padre Geraldo à comunidade cacerense.

Conforme entendimento manifestado no âmbito da Justiça do Trabalho, a aplicação do feriado está restrita aos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, conforme estabelecido no Decreto nº 022, de 13 de janeiro de 2026. Dessa forma, o feriado alcança a Prefeitura, suas autarquias e também a Câmara Municipal, não se estendendo automaticamente a outros órgãos, como a Vara do Trabalho de Cáceres, onde o dia 25 de junho será considerado expediente normal.

A Lei que criou a data teve origem em Projeto de Lei de autoria do vereador Jerônimo Gonçalves Pereira, aprovado pela Câmara Municipal de Cáceres. Após a tramitação legislativa, o projeto chegou a ser vetado pelo Poder Executivo, porém o veto foi posteriormente derrubado pelos vereadores, fazendo com que a matéria passasse a ter força de lei.

O prefeito em exercício Luiz Landim destacou que Padre Geraldo é uma figura histórica e profundamente respeitada pela população cacerense, reconhecido por sua vida dedicada à fé, à solidariedade e ao cuidado com os mais necessitados. “Padre Geraldo foi um servo de Deus. Reconheço sua benevolência, sua dedicação à Igreja, aos enfermos e aos pobres. Ele merece ser reverenciado e homenageado pelo legado de evangelização e exemplos cristãos que deixou para Cáceres”, afirmou Landim.

Apesar do reconhecimento à importância da homenagem, o prefeito observou que há também uma preocupação manifestada por parte da classe empresarial do município. Segundo Landim, empresários procuraram a Prefeitura demonstrando insatisfação com a celebração da data em dia útil, alegando que o calendário já conta com muitos feriados e pontos facultativos, o que impacta diretamente o funcionamento do comércio e de outros setores produtivos. “Com essa decisão da Justiça do Trabalho o comércio está amparado”, destacou.

O prefeito ressaltou, no entanto, que a discussão sobre o formato da data e sua eventual adequação para os próximos anos cabe ao processo legislativo, respeitando o diálogo entre os poderes e a sociedade. “Existe um forte clamor da classe empresarial para que essa lembrança não seja comemorada em dia útil. Muitos empresários nos procuraram e manifestaram essa preocupação. Mas, neste ano, vamos cumprir a lei. O feriado municipal está mantido no âmbito da administração municipal”, declarou Landim.

A Prefeitura reforça que os serviços considerados essenciais serão mantidos, garantindo o atendimento à população nas áreas indispensáveis.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA