Mato Grosso
Semana do Meio Ambiente começa com arrecadação de recicláveis e distribuição de mudas em VG
Mato Grosso
A programação da Semana do Meio Ambiente teve início neste domingo (1) na Praça Sarita Baracat, em Várzea Grande, com uma mobilização voltada à conscientização ambiental, à destinação correta de resíduos e ao incentivo à arborização urbana. A ação incluiu arrecadação de materiais recicláveis e distribuição gratuita de mudas de árvores para a população.
A inciativa é resultado de uma parceria entre o Programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Prefeitura de Várzea Grande e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso (Asmat).
A atividade marcou a abertura de uma série de iniciativas que serão desenvolvidas ao longo da semana em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Entre as ações previstas pelo Programa Verde Novo estão plantios de mudas, atividades educativas e mobilizações voltadas à preservação ambiental em diferentes municípios mato-grossenses.
A engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba, destacou que a programação foi planejada para ampliar o alcance das ações de educação ambiental e fortalecer o engajamento da população. Segundo ela, a iniciativa em Várzea Grande reuniu diferentes instituições em torno de um objetivo comum: promover a conservação ambiental com atitudes simples e acessíveis à comunidade.
Durante a ação, foram disponibilizadas cerca de 400 mudas de espécies nativas e frutíferas, entregues aos moradores que passaram pela praça e àqueles que levaram materiais recicláveis para destinação adequada. Para Rosiani, a união entre órgãos públicos, entidades e sociedade civil é fundamental para ampliar os resultados das ações ambientais e sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.
Ela ressaltou ainda que os desafios climáticos enfrentados atualmente reforçam a necessidade de atitudes concretas, como o plantio de árvores, a conservação de rios e mananciais e a reciclagem de resíduos, ações que contribuem diretamente para a construção de cidades mais sustentáveis.
Representando a Comissão Permanente de Meio Ambiente do TCE-MT, a assessora técnica Magna Stella Rosa da Silva Quaresma destacou a importância da parceria institucional para aproximar a pauta ambiental da população. Ela observou que o aumento das temperaturas e os efeitos de fenômenos climáticos extremos tornam cada vez mais urgente a ampliação da cobertura vegetal nas cidades.
Segundo Magna Stella, iniciativas que unem distribuição de mudas e incentivo à reciclagem ajudam a transformar a conscientização em prática cotidiana. Para ela, a presença das instituições públicas nos espaços comunitários contribui para aproximar a população das ações ambientais e incentivar hábitos sustentáveis dentro de casa, como a separação correta dos resíduos.
A Prefeitura de Várzea Grande participou da mobilização por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A estagiária do setor de Educação Ambiental, Aurora Oliveira de Souza, explicou que a ação integra um conjunto de atividades planejadas para marcar a Semana do Meio Ambiente e promover mudanças de comportamento na população.
Ela destacou que a coleta seletiva ainda é um desafio para muitas famílias, mas pode ser incorporada à rotina de forma simples. Além disso, enfatizou que as mudas distribuídas possuem diferentes finalidades, incluindo espécies frutíferas, ornamentais e de sombreamento, demonstrando como a arborização pode contribuir para melhorar a qualidade de vida nos espaços urbanos.
Enquanto as mudas eram entregues à comunidade, a Asmat realizava o recebimento de materiais recicláveis e orientava os moradores sobre a separação correta dos resíduos. A presidente da associação, Cidinha Nascimento, explicou que a maior parte dos resíduos produzidos diariamente possui potencial para reciclagem e pode gerar renda para famílias que trabalham no setor.
Ela lembrou que ações como a realizada na Praça Sarita Baracat ajudam a sensibilizar a população para a importância da destinação ambientalmente adequada dos resíduos e reforçam o papel da reciclagem na redução do volume de materiais encaminhados aos aterros. Segundo Cidinha, a parceria com o Verde Novo fortalece ainda mais a iniciativa, ao associar a coleta seletiva ao incentivo ao plantio de árvores.
Durante toda a manhã, a movimentação na praça reuniu moradores interessados tanto na entrega de recicláveis, quanto na retirada de mudas. Um deles foi o torneiro mecânico Jo Rodrigo Alves de Paula, que chegou ao local por curiosidade e acabou levando para casa uma muda de limão. A escolha não foi por acaso: ele contou que aprecia a fruta e pretende plantar a árvore em sua residência, elogiando a iniciativa e a oportunidade de contribuir com o meio ambiente.
A vendedora Maria Elenice também foi surpreendida pela ação. Ao passar pela praça, imaginou que as mudas estivessem sendo comercializadas, mas descobriu que a distribuição era gratuita. Apaixonada por plantas, ela levou uma muda de limão para casa e destacou a importância de projetos que incentivam a arborização das cidades e aproximam a população das questões ambientais.
Programa Verde Novo
Criado em 2017 pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo, o Programa Verde Novo tornou-se uma das principais iniciativas socioambientais do Judiciário mato-grossense. Desde sua criação, já distribuiu e plantou mais de 259 mil mudas de espécies nativas e frutíferas do Cerrado em diversos municípios do estado, contribuindo para a recuperação das florestas urbanas e para a conscientização ambiental da população.
Ao longo desta Semana do Meio Ambiente, novas ações de plantio e distribuição de mudas serão realizadas pelo programa, reforçando o compromisso do Poder Judiciário com a sustentabilidade e a construção de um ambiente mais saudável para as futuras gerações.
Como participar
Os interessados em receber mudas gratuitamente ou solicitar ações de plantio podem entrar em contato com o Programa Verde Novo pelo e-mail [email protected] ou pelo ZapMudas, no telefone (65) 3617-3090. Também é possível realizar cadastro como voluntário e participar das próximas atividades de arborização promovidas pelo projeto.
Autor: Flávia Borges
Fotografo: Anderson Borges
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
Mato Grosso
Mato Grosso terá programa de apadrinhamento para autistas; iniciativa é de Elizeu Nascimento
O Governo de Mato Grosso sancionou, no último dia 9, a Lei nº 13.433/2026 , que institui o Programa Apadrinhe um Autista – Padrinho do Amor. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e oferecer apoio afetivo, educacional, social e material a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situação de vulnerabilidade social, atendidos por instituições públicas ou conveniadas.
De autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo), a legislação estabelece que o apadrinhamento poderá ocorrer sem a criação de vínculo de filiação ou guarda, caracterizando-se como uma relação de apoio socioafetivo entre padrinhos e os jovens beneficiados.
Entre as finalidades do programa estão a promoção de experiências de convivência familiar e comunitária, o incentivo à participação da sociedade no processo de inclusão de pessoas com autismo, o fortalecimento de ações de assistência social, educação e saúde, além do estímulo a parcerias entre o poder público, entidades da sociedade civil e voluntários.
A lei prevê quatro modalidades de participação: apadrinhamento afetivo, voltado à convivência e ao fortalecimento de vínculos; material, por meio de apoio financeiro ou doações; educacional, com suporte às atividades pedagógicas e terapêuticas; e profissional ou institucional, realizado por empresas, organizações e profissionais liberais.
Poderão atuar como padrinhos pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes em Mato Grosso e submetidas a avaliação psicossocial, além de pessoas jurídicas e entidades do terceiro setor que formalizem cooperação com o Estado.
A coordenação e regulamentação do programa ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com as secretarias estaduais de Saúde e Educação e com o Poder Judiciário, por meio das Varas da Infância e Juventude. A implementação também deverá observar as diretrizes da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída em 2022.
Segundo o texto legal, o programa deverá respeitar os princípios da dignidade da pessoa humana, do melhor interesse da criança e do adolescente e da prioridade absoluta previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Poder Executivo terá prazo de 90 dias para regulamentar a nova legislação, que entrou em vigor na data de sua publicação.
-
Política6 dias atrásLucas em Debate aborda impacto social do Projeto Construtores do Futuro em Lucas do Rio Verde
-
Política2 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política4 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política7 dias atrásDiálogo entre Câmara, Executivo e Sintep garante manutenção de cargos no Projeto de Lei Complementar 03
-
Política2 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política6 dias atrásProjeto que reconhece Associação Luverdense de BMX como entidade de Utilidade Pública avança na Câmara Municipal
-
Entretenimento5 dias atrásTrabalho híbrido impulsiona a busca por mesas ergonômicas
-
Polícia6 dias atrásTrabalho integrado da Polícia Civil resulta no cumprimento de dois mandados de prisão em Guiratinga
