Search
Close this search box.

Mato Grosso

Semana do Meio Ambiente começa com arrecadação de recicláveis e distribuição de mudas em VG

Publicado em

Mato Grosso

Dezenas de mudas de árvores estão organizadas sobre um canteiro e no chão da praça. As plantas, em recipientes reaproveitados, aguardam distribuição durante ação ambiental de coleta de recicláveis.A programação da Semana do Meio Ambiente teve início neste domingo (1) na Praça Sarita Baracat, em Várzea Grande, com uma mobilização voltada à conscientização ambiental, à destinação correta de resíduos e ao incentivo à arborização urbana. A ação incluiu arrecadação de materiais recicláveis e distribuição gratuita de mudas de árvores para a população.

A inciativa é resultado de uma parceria entre o Programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Prefeitura de Várzea Grande e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso (Asmat).

A atividade marcou a abertura de uma série de iniciativas que serão desenvolvidas ao longo da semana em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Entre as ações previstas pelo Programa Verde Novo estão plantios de mudas, atividades educativas e mobilizações voltadas à preservação ambiental em diferentes municípios mato-grossenses.

A engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba, destacou que a programação foi planejada para ampliar o alcance das ações de educação ambiental e fortalecer o engajamento da população. Segundo ela, a iniciativa em Várzea Grande reuniu diferentes instituições em torno de um objetivo comum: promover a conservação ambiental com atitudes simples e acessíveis à comunidade.

Durante a ação, foram disponibilizadas cerca de 400 mudas de espécies nativas e frutíferas, entregues aos moradores que passaram pela praça e àqueles que levaram materiais recicláveis para destinação adequada. Para Rosiani, a união entre órgãos públicos, entidades e sociedade civil é fundamental para ampliar os resultados das ações ambientais e sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Ela ressaltou ainda que os desafios climáticos enfrentados atualmente reforçam a necessidade de atitudes concretas, como o plantio de árvores, a conservação de rios e mananciais e a reciclagem de resíduos, ações que contribuem diretamente para a construção de cidades mais sustentáveis.

Mulher de óculos e camisa azul-marinho do TCE-MT participa de entrevista. Ao fundo, tendas da ação ambiental exibem materiais recicláveis e painéis informativos sobre coleta seletiva.Representando a Comissão Permanente de Meio Ambiente do TCE-MT, a assessora técnica Magna Stella Rosa da Silva Quaresma destacou a importância da parceria institucional para aproximar a pauta ambiental da população. Ela observou que o aumento das temperaturas e os efeitos de fenômenos climáticos extremos tornam cada vez mais urgente a ampliação da cobertura vegetal nas cidades.

Segundo Magna Stella, iniciativas que unem distribuição de mudas e incentivo à reciclagem ajudam a transformar a conscientização em prática cotidiana. Para ela, a presença das instituições públicas nos espaços comunitários contribui para aproximar a população das ações ambientais e incentivar hábitos sustentáveis dentro de casa, como a separação correta dos resíduos.

Jovem de camisa verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Várzea Grande fala durante entrevista. Atrás dela, banners educativos e materiais recicláveis compõem o cenário da ação.A Prefeitura de Várzea Grande participou da mobilização por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A estagiária do setor de Educação Ambiental, Aurora Oliveira de Souza, explicou que a ação integra um conjunto de atividades planejadas para marcar a Semana do Meio Ambiente e promover mudanças de comportamento na população.

Ela destacou que a coleta seletiva ainda é um desafio para muitas famílias, mas pode ser incorporada à rotina de forma simples. Além disso, enfatizou que as mudas distribuídas possuem diferentes finalidades, incluindo espécies frutíferas, ornamentais e de sombreamento, demonstrando como a arborização pode contribuir para melhorar a qualidade de vida nos espaços urbanos.

Mulher de blusa verde e óculos concede entrevista em área destinada à coleta de recicláveis. Ao fundo, cartazes explicam os tipos de materiais aceitos para reciclagem.Enquanto as mudas eram entregues à comunidade, a Asmat realizava o recebimento de materiais recicláveis e orientava os moradores sobre a separação correta dos resíduos. A presidente da associação, Cidinha Nascimento, explicou que a maior parte dos resíduos produzidos diariamente possui potencial para reciclagem e pode gerar renda para famílias que trabalham no setor.

Ela lembrou que ações como a realizada na Praça Sarita Baracat ajudam a sensibilizar a população para a importância da destinação ambientalmente adequada dos resíduos e reforçam o papel da reciclagem na redução do volume de materiais encaminhados aos aterros. Segundo Cidinha, a parceria com o Verde Novo fortalece ainda mais a iniciativa, ao associar a coleta seletiva ao incentivo ao plantio de árvores.

Durante toda a manhã, a movimentação na praça reuniu moradores interessados tanto na entrega de recicláveis, quanto na retirada de mudas. Um deles foi o torneiro mecânico Jo Rodrigo Alves de Paula, que chegou ao local por curiosidade e acabou levando para casa uma muda de limão. A escolha não foi por acaso: ele contou que aprecia a fruta e pretende plantar a árvore em sua residência, elogiando a iniciativa e a oportunidade de contribuir com o meio ambiente.

Representante do Programa Verde Novo entrega uma muda de árvore a uma moradora. As duas sorriem diante do veículo do projeto, simbolizando o incentivo à arborização e ao cuidado ambiental.A vendedora Maria Elenice também foi surpreendida pela ação. Ao passar pela praça, imaginou que as mudas estivessem sendo comercializadas, mas descobriu que a distribuição era gratuita. Apaixonada por plantas, ela levou uma muda de limão para casa e destacou a importância de projetos que incentivam a arborização das cidades e aproximam a população das questões ambientais.

Programa Verde Novo

Criado em 2017 pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo, o Programa Verde Novo tornou-se uma das principais iniciativas socioambientais do Judiciário mato-grossense. Desde sua criação, já distribuiu e plantou mais de 259 mil mudas de espécies nativas e frutíferas do Cerrado em diversos municípios do estado, contribuindo para a recuperação das florestas urbanas e para a conscientização ambiental da população.

Ao longo desta Semana do Meio Ambiente, novas ações de plantio e distribuição de mudas serão realizadas pelo programa, reforçando o compromisso do Poder Judiciário com a sustentabilidade e a construção de um ambiente mais saudável para as futuras gerações.

Como participar

Os interessados em receber mudas gratuitamente ou solicitar ações de plantio podem entrar em contato com o Programa Verde Novo pelo e-mail [email protected] ou pelo ZapMudas, no telefone (65) 3617-3090. Também é possível realizar cadastro como voluntário e participar das próximas atividades de arborização promovidas pelo projeto.

Autor: Flávia Borges

Fotografo: Anderson Borges

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Mato Grosso terá programa de apadrinhamento para autistas; iniciativa é de Elizeu Nascimento

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso sancionou, no último dia 9,  a Lei nº 13.433/2026 , que institui o Programa Apadrinhe um Autista – Padrinho do Amor. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e oferecer apoio afetivo, educacional, social e material a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situação de vulnerabilidade social, atendidos por instituições públicas ou conveniadas.

 De autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo), a legislação estabelece que o apadrinhamento poderá ocorrer sem a criação de vínculo de filiação ou guarda, caracterizando-se como uma relação de apoio socioafetivo entre padrinhos e os jovens beneficiados.

 Entre as finalidades do programa estão a promoção de experiências de convivência familiar e comunitária, o incentivo à participação da sociedade no processo de inclusão de pessoas com autismo, o fortalecimento de ações de assistência social, educação e saúde, além do estímulo a parcerias entre o poder público, entidades da sociedade civil e voluntários.

 A lei prevê quatro modalidades de participação: apadrinhamento afetivo, voltado à convivência e ao fortalecimento de vínculos; material, por meio de apoio financeiro ou doações; educacional, com suporte às atividades pedagógicas e terapêuticas; e profissional ou institucional, realizado por empresas, organizações e profissionais liberais.

 Poderão atuar como padrinhos pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes em Mato Grosso e submetidas a avaliação psicossocial, além de pessoas jurídicas e entidades do terceiro setor que formalizem cooperação com o Estado.

 A coordenação e regulamentação do programa ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com as secretarias estaduais de Saúde e Educação e com o Poder Judiciário, por meio das Varas da Infância e Juventude. A implementação também deverá observar as diretrizes da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída em 2022.

 Segundo o texto legal, o programa deverá respeitar os princípios da dignidade da pessoa humana, do melhor interesse da criança e do adolescente e da prioridade absoluta previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Poder Executivo terá prazo de 90 dias para regulamentar a nova legislação, que entrou em vigor na data de sua publicação.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA