Search
Close this search box.

Saúde

Roda de conversa com artesãs de Limpo Grande reforça diálogo entre gestão e comunidade

Publicado em

Saúde

Visitas estão sendo realizadas para conhecer realidades pontuais e promover uma escuta ativa junto à população escolar

A prefeita Flávia Moretti (PL) e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, se reuniram – na manhã desta quarta-feira (7) – com as redeiras da comunidade de Limpo Grande. A visita ao Centro Cultural ‘Neide Clemente Lemes’ teve objetivo de promover uma roda de conversa em meio às peças únicas produzidas, de forma 100% artesanal, pelas artesãs. Além de criar vínculo com as mulheres que mantém viva toda a tradição de Várzea Grande, a visita estreitou o diálogo entre gestão e comunidade e ainda serviu de oportunidade para apresentar a nova titular da Educação e ouvir as demandas da comunidade local.

“Sou uma apaixonada pelos trabalhos confeccionados pelas artesãs, tanto que deixo no carro um xale que faço questão de usar em eventos oficiais e também no dia a dia. Aqui, além das redes que são conhecidas mundialmente, são produzidas diversas peças e para todos os gostos”, destacou a prefeita. A prefeita lembrou que durante sua posse usou um xale confeccionado em Limpo Grande.

A secretária de Educação disse que desde que assumiu a pasta está mantendo um ciclo de visitas nas unidades escolares, e também nos espaços culturais do Município. “A Associação das Redeiras de Limpo Grande tem um papel importante no artesanato local, e vem contribuído, de forma excepcional, na divulgação do município de Várzea Grande e na perpetuação de sua cultura e tradição. Nesta primeira visita, como titular da Educação, quero reforçar o nosso apoio e a parceria com a instituição”.

A comunidade de Limpo Grande tem se destacado não somente pelas belezas das redes fabricadas no local – e que estão sendo difundidas no mundo inteiro – mas pela tradição do tear Manuel que é passada de mãe para filhas. “É importante manter essa tradição e essa gestão tem procurado fortalecer esses laços, tanto que a prefeita Flávia Moretti está sempre presente na localidade, e hoje também fez questão de me acompanhar nesta visita”, acrescentou Maria Fernanda.

UNIDADE ESCOLAR – Além da Associação das Redeiras, a prefeita Flavia Moretti e a secretária Maria Fernanda também visitaram a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Professora Euraide de Paula’, ouvindo as demandas e identificando os pontos que precisam melhorar. “Estamos percorrendo todas as unidades escolares, conversando com os diretores, alunos e comunidade escolar, numa escuta ativa. Estamos atentas às demandas e trabalhando para ajustar todos os pontos. Queremos uma educação de qualidade e vamos trabalhar para que isso aconteça. Essa é a nossa missão”.

O vereador Charles Caetano também esteve presente nas agendas realizadas na comunidade de Limpo Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Municípios devem guardar vacina do Butantan até nova decisão

Publicados

em

Os municípios e estados devem guardar as vacinas contra dengue do Butantan até uma nova orientação do Ministério da Saúde, informou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Na última segunda-feira (8), o Ministério da Saúde suspendeu temporariamente a aplicação da vacina após o registro de 42 casos de reações graves e duas mortes, que estão sob investigação para saber se há correlação com a vacina. 

“A orientação é que os municípios coloquem o imunobiológico em reserva dentro da sua rede de frio, ou seja, nós não vamos distribuir mais vacinas de dengue por hora. Os estados que tiverem vacina de dengue no seu estoque devem segurar essa vacina. Os municípios que eventualmente tenham vacinas no seu território devem também guardar essas vacinas até segunda ordem”, explicou Eder Gatti, em entrevista à Rádio Nacional

Foi a vigilância de rotina do Programa Nacional de Imunização (PMI) que identificou as 42 pessoas que apresentaram dor abdominal, vômitos persistentes, episódios de sangramento e até perda de consciência.

Além disso, foram verificados três casos graves que apresentaram um quadro típico de dengue grave e precisaram de internação. Duas pessoas morreram.

Até o dia 30 de maio, mais de 501 mil foram vacinadas com o imunizante, sendo profissionais de saúde e público acima de 15 anos de três cidades: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), além da região de Araguaína (TO).

Casos inusitados

A suspensão temporária foi uma medida de precaução do Ministério da Saúde, para evitar riscos até a elucidação dos casos identificados. O governo informou que a suspensão não significa que a vacina deixou de ser eficaz na prevenção de casos e mortes por dengue.

Os casos adversos são considerados inusitados, pois não apareceram durante o período de testes clínicos. 

“Uma vez que a gente começa a usar em larga escala, é quando os eventos muito raros começam a aparecer. A vigilância do programa é que capta esses casos. O que aconteceu agora foi algo inesperado, identificado numa ação de vigilância de rotina, o que demonstra, inclusive, que a vigilância do Programa Nacional de Imunização está funcionando muito bem. O programa cuida da qualidade e da segurança da vacinação que é feita na nossa população”, disse. 

A expectativa do Programa Nacional de Imunização é que após a divulgação dos casos de reação adversa e da suspensão da vacina, novas notificações possam ser identificadas. 

“Após darmos publicidade à ocorrência desses casos, é de se esperar que a vigilância se sensibilize, ou seja, ela comece a captar mais casos, porque as pessoas que eventualmente apresentaram algo e não buscaram assistência ou não foram notificadas, agora elas vão buscar notificação”, explica. 

Quem deve ficar atento

O grupo de pessoas que recebeu a vacina nos últimos 21 dias precisa ficar atento a sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele, sangramento e vômito. Se eles surgirem, a orientação é buscar atendimento médico. 

Esse período é quando a forma enfraquecida do vírus da doença ainda está no sangue, e por isso pode causar reações. 

“Elas precisam ficar atentas para o surgimento de sintomas do tipo febre acompanhado de outros sintomas como, por exemplo, dor no corpo, manchas pelo corpo, sinais de sangramento, vômito. Tudo aquilo que leve a pensar em dengue. As pessoas precisam ficar atentas e se, porventura, tiverem algum desses sinais ou sintomas, devem procurar um serviço de saúde, devem procurar assistência”, orienta o diretor. 

Já quem está vacinado há mais de 21 dias não tem risco. 

“As pessoas que foram vacinadas há mais de 21 dias estão fora de qualquer tipo de risco, e inclusive estão protegidas contra dengue”, disse, acrescentado que a vacina do Butantan evita em 65% a ocorrência de dengue e em mais de 80% casos graves e de hospitalização.

Retomada da vacina do Butantan

O diretor informou que um comitê de especialistas está sendo convocado para realizar estudos e avaliar o que a vigilância detectou. 

“A partir dessa avaliação [do comitê]”, a gente vai definir prazos e até uma decisão final posterior. Ainda é cedo para eu dizer quando é que a gente vai ter uma decisão definitiva”. 

Vacina Qdenga

A vacina Qdenga, fabricada pelo laboratório Takeda (Japão) e recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, segue sendo aplicada normalmente. Gatti destaca que a vacina do Butantan é indicada apenas para pessoas de 15 anos ou mais.

“O SUS tem outra vacina da dengue, que é a vacina do laboratório Takeda. Ela é recomendada para pessoas de 10 a 14 anos e não apresentou qualquer tipo de sinal de segurança [alerta], ou seja, essa vacina segue com sua vacinação sendo feita normalmente”, esclareceu.

* Colaborou Pedro Lacerda, da Rádio Nacional

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA