Search
Close this search box.

Cultura

Carnaval de Salvador: abertas inscrições para camarotes acessíveis

Publicado em

Cultura

A Prefeitura de Salvador abriu nesta terça-feira (3) as inscrições para idosos, PCDs e acompanhantes que desejam participar dos camarotes acessíveis nos circuitos de carnaval da capital baiana.

Serão oferecidos camarotes nos circuitos Ondina, entre 12 e 17 de fevereiro, para idosos e pessoas com deficiência; no circuito Piedade, de 13 a 17 de fevereiro, apenas para PCDs; e no Circuito Campo Grande, no mesmo período, para os dois públicos, PCDs e idosos. As vagas variam entre 120 e 200 pessoas por dia, dependendo do camarote escolhido.

É possível fazer a inscrição e também conhecer o regulamento para acessar os espaços no site camaroteacessivel.salvador.ba.gov.br. Para quem está na cidade, basta ir à sede do Cadastro Único – CadÚnico, localizada na Rua Miguel Calmon, 28, no bairro do Comércio, entre 8h e 16h30.

A Diretora de Políticas Públicas PCD da prefeitura de Salvador, Daiane Pina, dá mais detalhes sobre o serviço do Camarote Acessível.

“Nós teremos uma equipe de especialistas em autismo e em deficiência visual, em surdez e deficiências múltiplas. Esse ano, no Piedade, nós teremos também o espaço Carnakids, é o primeiro espaço de brinquedoteca acessível para crianças com deficiências no Carnaval. Nós teremos também banda da guarda municipal, brincadeira, sorteio, escolha do rei, da rainha, da princesa. E mais uma novidade:  é o “Furduncinho”, um bloco kids que a gente vai fazer saída do nosso camarote lá da prefeitura, na Piedade, em direção ao Center Lapa”.

No ato do cadastro, os interessados poderão escolher os dias que irão participar. Cada pessoa pode optar por no máximo até dois dias de Camarote.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza comemora 300 anos com homenagem da Caixa Cultural

Publicados

em

A capital cearense completa 300 anos com uma homenagem para lá de especial. A Caixa Cultural Fortaleza recebe, até o fim do ano, uma instalação interativa com imagens marcantes, que carregam afetos e memórias da cidade.

Ao todo, a instalação “Fortaleza Somos Nós” é composta por 11 aquarelas, que retratam uma cidade vibrante e em constante transformação, não apenas em sua faixa litorânea, mas também nos bairros centrais e nos mais distantes.

Por meio das pinturas apresentadas, o público é chamado a conhecer esses espaços, e dialogar com eles, deixando desejos e mensagens para o futuro.

O ilustrador paraense Laércio Cubas Junior, que mora em Fortaleza há quase 10 anos e adotou a cidade como sua segunda terra, é o responsável pelo projeto. Ele conta sobre a origem do seu interesse pela capital do Ceará e sobre a relação afetiva entre Fortaleza e Belém.

“Eu sou um paraense que desde criança frequenta Fortaleza e apaixonado por Fortaleza, como tanta gente do Brasil inteiro, do mundo inteiro, que adora  Fortaleza. E desde 2018, eu mudei para cá. E Belém e Fortaleza são cidades irmãs, na verdade, em afetuosidade. Todo mundo adora um camarão, o cearense adora um carimbó, o paraense adora um forró”.

Conhecida por belas atrações naturais, como praias e dunas, Fortaleza também abriga uma rica cultura, arquitetura histórica, culinária típica e artesanato diversificado, que combina tradições como a indígena, africana e sertaneja.

Laércio reforça que o objetivo do projeto é mostrar um pouco desses diferentes ângulos da cidade, e reconhecer principalmente o morador da capital.

“Nosso trabalho também busca mostrar a beleza nos atos mais prosaicos do dia a dia, do cotidiano, da vivência das pessoas. Por se tratar dos 300 anos da cidade, entendemos que não era só uma data para celebrar o turismo, mas para celebrar justamente a identidade local de quem mora aqui”.

O artista destaca ainda a boa receptividade da instalação por parte de quem visita a Caixa Cultural.

“Tem sido fantástico, porque é um lugar belíssimo de circulação de pessoas, num dos cenários mais lindos de Fortaleza, especialmente no final da tarde, pôr do sol. E estou muito grato mesmo com a receptividade, com a repercussão”.

Além de reconhecida por seus atrativos turísticos, Fortaleza foi declarada Cidade Criativa do Design pela UNESCO, devido a seu planejamento urbano e à produção artística. Alguns destaques são as ciclovias, que se tornaram marca registrada do local.

A instalação “Fortaleza Somos Nós” segue até o fim do ano na Caixa Cultural, com entrada franca!


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA