Várzea Grande
Mulheres em situação de rua recebem Implanon e mais de mil são beneficiadas em menos de seis meses
Várzea Grande
A oferta do Implanon é inédita em Várzea Grande e teve início em dezembro de 2025, após demanda da atual gestão ser contemplada pelo Ministério da Saúde, que naquela ocasião enviou 1.074 dispositivos
As equipes médicas da Atenção Primária à Saúde de Várzea Grande concluíram, na semana passada, a oferta e a implantação do contraceptivo subdérmico – o Implanon – em 43 mulheres pacientes do Consultório de Rua. As mulheres atendidas são várzea-grandenses em situação de rua e ou de vulnerabilidade social e financeira. Mais de várzea-grandenses já contam com o método contraceptivo ofertado de forma totalmente gratuita na rede pública municipal.
A oferta do Implanon é inédita em Várzea Grande e teve início em dezembro do ano passado, após demanda da atual gestão ser contemplada pelo Ministério da Saúde, que naquela ocasião enviou 1.074 dispositivos. Nova solicitação de contraceptivos foi feita ao governo federal para continuidade do atendimento.
Para se ter uma ideia da importância do contraceptivo, ainda mais no modelo subdérmico, ele custa farmácias, cerca de R$ 800 a R$ 1 mil. Nesses estabelecimento é vendo apenas o contraceptivo, sem a aplicação.
Todas as equipes que fazem a colocação do Implanon passaram por treinamento e estão habilitadas ao atendimento das mulheres que buscam por esse método para evitar gravidez não planejada.
Desde janeiro, dez Unidades de Saúde do Município estão aptas a realizar o procedimento: Nossa senhora da Guia, Manga, Vila Arthur, Marajoara, Limpo Grande, Manaíra, Água Vermelha, Jardim Glória, Capão Grande e o SAE/CTA.
Mesmo que o procedimento esteja centralizado em dez unidades, todas as 25 unidades básicas de Saúde de Várzea Grande estão aptas a receber as demandas das mulheres e fazer o correto encaminhamento para os pontos de referência em relação ao Implanon.
“COMO UM CHIP” – O Implanon (Implante Contraceptivo Subdérmico) é inserido na parte interna do braço e libera o hormônio etonogestrel, que impede a ovulação e garante proteção contraceptiva por até três anos. É considerado um método altamente eficaz, com taxa de prevenção superior a 99%.
Podem utilizar o implante mulheres e adolescentes de 15 a 49 anos, desde que não estejam grávidas. Por isso, antes da inserção, é solicitado um exame de sangue Beta-hCG (teste rápido) para descarte de gestação. A aplicação pode ser feita por médicos ou enfermeiros capacitados, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, explica que Implanon é uma alternativa segura para mulheres que têm dificuldade com anticoncepcionais orais ou apresentam reações adversas. “Traz autonomia, facilita o planejamento reprodutivo e representa mais cuidado para quem busca um método de longa duração e Várzea Grande está disponibilizando um recurso eficiente e totalmente gratuito”.
Galeria de Fotos (2 fotos)
Várzea Grande
Vereador Sardinha celebra aniversário ao lado de familiares e amigos — Câmara Municipal
Em um momento marcado pela gratidão, amizade e reconhecimento, o vereador Sardinha celebrou mais um ano de vida ao lado de sua esposa, Dona Andreia, da prefeita Flávia Moretti e de colaboradores que diariamente contribuem para o desenvolvimento e o crescimento do município.
A comemoração reuniu pessoas especiais que fazem parte da trajetória do parlamentar, reforçando os laços de união, respeito e compromisso com a população. Em clima de alegria e confraternização, o encontro também foi uma oportunidade para agradecer pelo apoio recebido ao longo dos anos e renovar o compromisso de seguir trabalhando em prol da cidade.
Durante a celebração, Sardinha destacou a importância da família, dos amigos e da parceria com a gestão municipal, além do empenho dos servidores e colaboradores que se dedicam diariamente para construir uma cidade cada vez melhor para todos.
“Celebrar a vida é também agradecer a Deus pelas oportunidades, pela família, pelos amigos e por todas as pessoas que caminham ao nosso lado na missão de servir à população. Seguimos firmes, com fé e muito trabalho para contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou o vereador.
A presença da prefeita Flávia Moretti e dos demais convidados simbolizou a união de esforços em favor do município, evidenciando que o trabalho conjunto entre lideranças, servidores e colaboradores é fundamental para promover avanços e melhorias para a comunidade.
A comemoração foi marcada por um ambiente de descontração, carinho e celebração, refletindo os valores de amizade, respeito e compromisso que norteiam a atuação do vereador Sardinha e de todos aqueles que trabalham pelo progresso da cidade.
-
Política4 dias atrásGoverno amplia crédito para motociclistas de aplicativos
-
Política2 dias atrásLula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo
-
Política6 dias atrásRelator vai apresentar na semana que vem parecer sobre mudanças no Código de Trânsito
-
Política5 dias atrásParlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita
-
Política4 dias atrásCarolina Costa explica atuação do Programa Anjos da Escola no Lucas em Debate
-
Política1 dia atrásCâmara de Lucas do Rio Verde aprova adequação no Conselho Municipal de Saúde e analisa novas matérias durante a 19ª Sessão Ordinária
-
Esportes7 dias atrásMarquinhos empata com Leão e Ronaldo em número de jogos pela Seleção
-
Entretenimento6 dias atrásMari Gonzalez aposta em ensaio de lingerie e recebe chuva de elogios dos fãs: ‘Lindeza’
