Search
Close this search box.

Sorriso

Sorriso fortalece campanha Maio Laranja com ações pedagógicas e participação das famílias

Publicado em

Sorriso

Programação especial nas escolas promove reflexão, informação e participação das famílias durante a campanha Maio Laranja.

A rede municipal de ensino está intensificando as ações do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre os dias 18 e 20 de maio, escolas e Cemeis de Sorriso desenvolveram atividades educativas envolvendo alunos, professores e famílias em momentos de conscientização, diálogo e acolhimento.

A programação contou com rodas de conversa, palestras, caminhadas, contação de histórias, confecção de cartazes, murais temáticos, apresentações musicais, entrega de materiais informativos e atividades lúdicas adaptadas para cada faixa etária.

No CEMEIS Francisco Wilmar Garcia, no Distrito Primavera, as crianças participaram de uma caminhada de conscientização até a Praça da Luz, seguida de roda de conversa e momento de integração entre as turmas. Já no CEMEIS Primeiros Passos – Adélia Timóteo, o trabalho abordou os cuidados com o corpo e a importância de procurar adultos de confiança em situações de desconforto.

Os Cemeis CEMEIS Antonio Santo Cappellari, CEMEIS Bom Jesus, CEMEIS Caminhos do Saber, CEMEIS Pingo de Amor, CEMEIS Flor do Amanhã e CEMEIS Sonho Encantado também desenvolveram ações de conscientização com produção de cartazes, músicas, vídeos educativos, rodas de conversa, atividades simbólicas com flores, materiais orientativos e dinâmicas lúdicas envolvendo crianças e famílias.

Entre as escolas municipais, a EM Aureliano Pereira da Silva realizou a construção de um painel coletivo com flores representando cada criança, enquanto a EM Gente Sabida e a EM Matilde Luiza Zanatta Gomes promoveram palestras voltadas à conscientização e proteção infantil. Já a EM Professora Geni Terezinha Forgiarini e a EM Vila Bela desenvolveram rodas de conversa, produção de cartazes, entrega de lembranças às famílias e ações simbólicas relacionadas à campanha.

Segundo a coordenadora pedagógica Ana Reni, trabalhar o Maio Laranja dentro das escolas fortalece a rede de proteção à infância. “Quando a escola abre espaço para conversar sobre cuidado, respeito e proteção, ela ajuda a criança a entender que não está sozinha e que sempre existe alguém disposto a ouvir e acolher”, destacou.

A mobilização faz parte do compromisso anual da rede municipal com a promoção de uma educação que vai além da sala de aula, envolvendo conscientização social, cuidado emocional e fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes, como ressalta a secretária de Educação, Adriana Reichert.

“Além das atividades pedagógicas, muitas unidades têm apostado em estratégias visuais e interativas, como murais coletivos, semáforos do toque, flores simbólicas e campanhas internas, tornando o aprendizado mais acessível e significativo para os alunos. “Nosso trabalho é continuar garantindo uma educação voltada ao cuidado, à conscientização e à defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Contribuintes ainda têm uma semana para pagar o IPTU à vista

Publicados

em

A próxima segunda-feira (15 de junho) é o prazo final para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única, com direito a desconto de 20% e participação no sorteio de R$ 30 mil.

Isso mesmo! O prazo final, que seria no dia 20 de maio foi prorrogado. Com isso, quem ainda não pagou o IPTU e quer fazer o pagamento de uma vez só precisa emitir a guia novamente, pelo site da Prefeitura, e efetuar o pagamento até o dia 15 de junho. O processo é simples: só acessar o site.sorrriso.mt.gov.br, clicar no banner do IPTU e preencher os dados solicitados. Aqui tem um atalho.

Quem precisar já pegar a guia impressa pode vir até o Departamento de Tributação (que funciona no Paço Municipal), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou então na Sala do Cidadão da Câmara de Vereadores, na Zona Leste da cidade.

Você optou pelo parcelamento? Tudo certo! É só seguir pagando as parcelas em dia e concorrer a prêmios de R$ 14 mil. Quem ainda não está em dia com o imposto pode também emitir a guia para o pagamento parcelado, lembrando que, neste caso, haverá incidência de juros e multa

O IPTU 2026 teve um reajuste de 3,9% em relação ao ano passado, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025. Até agora, segundo dados da Secretaria Municipal de Fazenda, o Município já arrecadou quase 60% do total estimado relativo ao IPTU.

Sorteio de prêmios em dinheiro

Ao todo, serão distribuídos R$ 160 mil em prêmios, de acordo com os seguintes critérios:

– 1.º prêmio R$ 30 mil | será sorteado entre os contribuintes que emitiram o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pelo site da Prefeitura até o dia 30 de abril;

– 2.º prêmio R$ 30 mil | será sorteado entre os contribuintes que efetuarem o pagamento à vista até o dia 15 de junho;

– 3.º prêmio R$ 14 mil | será sorteado entre todos os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento da primeira parcela;

– 4.º prêmio R$ 14 mil| será sorteado entre todos os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento da segunda parcela;

– 5.º prêmio R$ 14 mil | será sorteado entre todos os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento da terceira parcela;

– 6.º prêmio R$ 14 mil | será sorteado entre todos os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento da quarta parcela;

– 7.º prêmio R$ 14 mil | será sorteado entre todos os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento da quinta parcela;

– 8.º prêmio R$ 30 mil | será sorteado entre todos os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento de todas as parcelas, inclusive a cota única.

Dedução de impostos do valor final

Cabe reforçar que há dedução de impostos do valor dos prêmios, sendo o valor final de R$ 21 mil para os prêmios de R$ 30 mil; e R$ 9,8 mil para os prêmios de R$ 14 mil.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA