Sorriso
Município marca presença em encontro nacional sobre alfabetização em Brasília
Sorriso
Encontro reúne gestores das esferas federal, estadual e municipal.
Aprender a ler e escrever na idade certa é um passo decisivo para o futuro de qualquer criança. Visando garantir que esse direito continue sendo uma realidade em Sorriso, a secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, representa o município no 1º Encontro dos Comitês Estratégicos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que acontece em Brasília entre os dias 15 e 17 de abril.
O encontro reúne representantes das três esferas de governo para avaliar os avanços da política nacional de alfabetização e alinhar novas estratégias que fortaleçam essa cooperação para que as ações planejadas se traduzam em resultados reais dentro das salas de aula.
A programação acontece em três etapas: no primeiro dia, o debate se concentra na articulação das políticas; no segundo, em indicadores e práticas pedagógicas; e, no último, na formação de professores e na definição de ações e soluções aplicáveis à realidade de cada região, considerando as diferentes necessidades das redes de ensino.
A secretária Adriana Reichert destaca que a participação no encontro amplia a visão sobre os desafios e caminhos da educação básica no país. “Estar aqui é uma oportunidade de fortalecer o nosso trabalho com base no que há de mais atual em políticas de alfabetização”, afirma.
Ela reconhece que o intercâmbio de experiências com outros estados e municípios vai além de um momento protocolar, sendo fundamental para transformar propostas em ações concretas e mais eficazes nas unidades escolares. “A troca de experiências nos ajuda a aprimorar nossas próprias estratégias e a trazer soluções que realmente façam sentido para a nossa realidade”, complementa.
Sorriso
Prefeitura reforça atuação para estimular o ingresso no mercado de trabalho da forma correta
No mundo todo, o 12 de junho marca a mobilização pela proteção de crianças e adolescentes no mercado de trabalho
“Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, é o mote que está sendo utilizado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes do Trabalho (FNPETI) para marcar a mobilização nacional em alusão ao Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil, dia 12 de junho.
Em Sorriso, o tema vem sendo trabalhado pela Secretaria de Assistência Social (Semas) com uma série de palestras em escolas da rede estadual para sensibilizar os adolescentes sobre o caminho correto para entrar no mercado de trabalho.
Coordenadora do programa municipal Conecta Jovem, Fabiana Giovenardi está detalhando aos adolescentes como a iniciativa funciona. Além de capacitar adolescentes de 14 a 18 anos incompletos para o mercado de trabalho, são também finalidades do programa estimular a permanência dos jovens na escola, potencializando assim o desenvolvimento pessoal e social; contribuir para a redução do trabalho infantil e das situações de vulnerabilidade e risco social.
Em Sorriso, o Conecta Jovem é viabilizado pela Prefeitura, por meio da parceria entre a Semas e a Secretariae Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (Semdet). “Mais que mostrar o que não deve ser feito, queremos justamente orientar nossos jovens sobre a forma correta de iniciar no mercado de trabalho, na condição de aprendizes e sem abandonar os estudos”, comenta Fabiana.
Além das ações de sensibilização nas escolas, na sexta-feira (12 de junho), será ministrada uma formação para profissionais que atuam na Semdet e na Secretaria de Cultura (Semct), como forma de ampliar o diálogo sobre o tema. A palestra será ministrada pela psicóloga de referência do PETI, Claudinéia Facioni Bonacina, no período da tarde, no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor).
Sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.
Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil
-
Entretenimento6 dias atrásAna Paula Siebert desafia Juju Norremose a provar carne de rã em almoço inusitado
-
Cultura6 dias atrásComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
-
Política7 dias atrásSenado tem programação especial na Semana Nacional dos Arquivos
-
Agricultura7 dias atrásFórum internacional vai discutir o futuro da agricultura regenerativa
-
Opinião5 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
-
Mato Grosso5 dias atrásCompromisso com o meio ambiente: Conheça as ações do Poder Judiciário de Mato Grosso
-
Polícia6 dias atrásPolícias Militar e Civil prendem dupla de faccionados por homicídio de mulher em Aripuanã
-
Política6 dias atrásLeitura transforma vidas e reduz conflitos no Centro de Detenção de Cáceres
