Search
Close this search box.

Rondonópolis

Rondonópolis fecha o trimestre como maior exportador de MT e 15º do Brasil

Publicado em

Rondonópolis

Rondonópolis fecha o primeiro trimestre de 2026 como a cidade que mais exportou em Mato Grosso e a 15ª do Brasil. Com crescimento de 23% em relação ao ano passado, o Município chegou a U$ 682,8 milhões exportados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior.

Neste primeiro trimestre, as exportações locais representaram 8,9% do total exportado por Mato Grosso e 0,8% das exportações brasileiras no período. Considerando somente os dados do mês de março, Rondonópolis exportou U$ 240,5 milhões, valor 14,4% maior que o registrado em março de 2025.

O trimestre também registrou crescimento das importações, que alcançaram o total de U$ 129,8 milhões, montante 75,6% maior em comparação com o mesmo período do ano passado. Com esse total, Rondonópolis foi a cidade que mais importou em Mato Grosso e 112ª no país. As importações locais representaram 30,2% do total importado no Estado e 0,2% das importações do Brasil.

Com as exportações somando U$ 682,8 milhões nos primeiros três meses do ano e as importações fechando em U$ 129,8 milhões, a cidade teve superávit de U$ 553 milhões no período.

Os dados do trimestre mostram ainda que as exportações de Rondonópolis tiveram a China como principal destino. Para o país, foram exportados um total de U$ 240,5 milhões, o que representou 35,2% do total das exportações locais. Para a Tailândia, as exportações representaram 18,1% do total e para Indonésia, 15,1%.

Já, as importações vieram especialmente do Canadá, representando 34,4% do total importado; dos Estados Unidos, 18,9%, e da Rússia, 12,9%.

As exportações neste primeiro trimestre do ano tiveram a torta e outros resídios sólidos da extração do óleo de soja como principal produto exportado, representando 39,8% do total das exportações locais. 

Também se destacaram a soja, representando 29,6% das exportações da cidade; o algodão (16,3%); a carne bovina (6,4%); e o milho (6%).

Entre os produtos importados, os adubos ou fertilizantes se destacam. Os adubos minerais ou químicos potássicos representaram a maior parte das importações com 55,3% do total, seguidos dos adubos minerais ou químicos, contendo dois ou três dos seguintes elementos fertilizantes: azoto (nitrogênio), fósforo e potássio (20,3%); e dos adubos minerais ou químicos fosfatados (13,1%). Os inseticidas representaram 3% das importações.

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis decora espaços do paço para a Copa do Mundo; Bola gigante é atração

Publicados

em

Todas as repartições e corredores da sede da Prefeitura de Rondonópolis, na Vila Aurora, receberam uma decoração alusiva à Copa do Mundo de Futebol. A grande atração, no entanto, vem sendo a tradicional bola gigante do paço municipal que foi pintada e virou uma cópia da bola oficial do Mundial.

A chamada bola do Palácio da Cidadania, até então na cor azul,  ganhou uma versão assinada pelo artista local Delemar Soares, com as cores verde, amarela, azul e branco. Além da pintura, o espaço no entorno recebeu uma iluminação e um cuidado todo especial. A estrutura vem chamando a atenção de quem passa pelo local.

Bandeirolas, bandeiras, fotos e quadros instalados incentivam os servidores na torcida pela Seleção brasileira. Foto – Marcos Miraglia

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, disse que o gestor eficiente tem sempre que buscar alternativas criativas e com um bom custo-benefício para a população. “O futebol faz parte da identidade do brasileiro e essa foi uma forma criativa e de baixo custo para a gente também colocar a Prefeitura no clima da Copa e incentivar os rondonopolitanos”, repassou.

Todos estão convidados a conhecer o espaço com a bola gigante do Mundial e também fazer ali fotos especiais para suas redes sociais. Inclusive, a Prefeitura pretende fazer algumas ações nesse espaço, durante a Copa, para reunir os torcedores e incentivar a população na torcida rumo ao hexa.

Estrutura circular da arquitetura do paço municipal foi transformada em uma versão estilizada da bola da Copa do Mundo. Foto – Marcos Miraglia
Foto – Marcos Miraglia
Foto – Marcos Miraglia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA