Search
Close this search box.

Rondonópolis

Mobilidade Urbana avança com intensificação da organização viária em Rondonópolis

Publicado em

Rondonópolis

A organização viária foi um dos pontos altos em termos de mobilidade urbana neste primeiro ano da gestão conduzida pelo prefeito Cláudio Ferreira. O reforço na sinalização, aliados a uma forte ação de planejamento e de gestão viária, vem contribuindo para uma circulação mais eficiente e segura e também na redução de acidentes de trânsito.

Conforme relatório anual das atividades da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Rondonópolis recebeu neste ano de 2025 um total de 1.838 ações relativas à sinalização horizontal (pintura na via), sendo o maior número de indicação de pare (556), seguido de demarcação de via (434), de faixa de pedestre (289), lombadas (160), além de outras.

As vias da cidade também tiveram um reforço substancial em sinalização vertical (instalação de placas), sendo as ações mais representativas de indicações de pare (205) e de velocidade da via (144), seguido de proibido estacionar e parar (128), de faixa de pedestre (114) e de estacionamento (108), além de outros tipos de placas.

A Semob também deu atenção especial às mudanças de sentidos de vias, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança para motoristas e pedestres. Ao todo, somente em 2025 foram 14 alterações nesse propósito, entre elas na Rua Jatobás, na Coophalis, que era sentido duplo e passou a ser sentido único, e na Avenida Leopoldina Carvalho, na Vila Aurora, que era sentido duplo e passou a ser sentido único.

O Município também implantou sete rotatórias na cidade, garantindo mais segurança aos usuários, a exemplo da Avenida Daniel Clemente, no Distrito Industrial, no cruzamento com a Avenida Maria de Oliveira, e na Rua Ariadne Feltrin, na Vila Aurora, no cruzamento com a Rua Jaime Fernandes. Duas dessas rotatórias ainda estão em execução.

Na área de educação e prevenção, foram 4.483 pessoas beneficiadas em 41 palestras realizadas neste ano pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em escolas, empresas e na Prefeitura. Além disso, cerca de 10 mil pessoas foram atingidas em 17 pit stops realizados em diversas vias locais.

Entre as licitações, a Semob esteve ligada a 22 processos para as mais diversas ações inerentes ao trânsito, transporte e mobilidade urbana no município, a exemplo da concessão para exploração de estacionamento rotativo pago, credenciamento de pátio de recolhimento de veículos, fiscalização eletrônica (radar) nas vias, além de outras.

Todas essas ações já refletem em um trânsito mais seguro em Rondonópolis. Conforme dados parciais dos órgãos de segurança pública, como Polícia Militar e Polícia Civil, o número de mortes no trânsito reduziu de 56 em 2024 para 34 em 2025, enquanto de lesão corporal culposa, caiu de 1.165 em 2024 para 542 neste ano.

 

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Secretaria de Promoção e Assistência Social atua como parceira em Curso de Costura e Modelagem

Publicados

em

A Secretaria Municipal Promoção e Assistência Social participou, na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), do encerramento do Curso de Costura e Modelagem, que contou com a participação de 20 Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), todas concluintes de uma capacitação com carga horária de 160 horas.

O curso foi desenvolvido por meio de uma importante parceria entre a Obra Kolping e a Secretaria de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, reafirmando o compromisso das instituições com a qualificação profissional e a reinserção social das pessoas privadas de liberdade.

Prestigiaram a cerimônia de encerramento a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Frederico Rizati Perez; o coordenador da Obra Kolping, Aladim Leodenis Loureiro; e o diretor da unidade prisional, Ailton Ferreira, além de servidores e convidados.

Durante o evento, foi destacada a importância da capacitação profissional como ferramenta fundamental para a transformação de vidas, proporcionando aos reeducandos novas oportunidades de geração de renda, desenvolvimento pessoal e inserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

A iniciativa reforça que a educação e a qualificação profissional são instrumentos essenciais no processo de ressocialização, contribuindo para a redução da reincidência criminal e para a construção de um futuro mais digno e produtivo para os participantes.

A conclusão do curso representa mais um passo na promoção da cidadania e da inclusão social, demonstrando que o acesso ao conhecimento e ao trabalho é um caminho eficaz para a reconstrução de trajetórias e para o fortalecimento dos vínculos com a sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA