Search
Close this search box.

Cidades

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicado em

Cidades

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Dança, música e culinária caipira movimentaram o Casario neste fim de semana

Publicados

em

O clima das festas juninas já tomou conta de Rondonópolis e, no último fim de semana, foi a vez das famílias participarem de mais uma edição do São João do Cerrado, realizado pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. O espaço do Casario foi transformado num grande quadrilhódromo que recebeu apresentações artísticas e também a etapa regional do Festrilha que encantou o público com muita dança, arte e brilhos dos vestidos juninos.

Quem esteve no local pôde apreciar os pratos típicos da culinária do interior, à disposição na feira gastronômica, montada na parte externa do Casario. No mesmo local foi montado um palco onde se apresentaram o cantor Fagner Delmond, acompanhado de sua banda, e também a dupla Hick e Leoni com muito sertanejo universitário para o público dançar.

O ritmo junino tomou conta do local e o ponto alto da festa foram as apresentações dos grupos que disputaram a etapa regional do concurso de dança junina, o Festrilha, realizado em parceria com a Federação Mato-grossense de Quadrilhas Juninas (FMTQ).

Com fantasias encantadoras, cheias de detalhes, cores e brilho, coreografias bem ensaiadas e histórias envolventes, três grupos disputaram a vaga para a etapa estadual do concurso. A junina Barnabé, de Rondonópolis foi a campeã da noite.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA