Cidades
Primavera do Leste recebe a 21ª edição do FETRAN e reforça a educação para um trânsito mais seguro
Cidades
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou a abertura da 21ª edição do FETRAN – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – Etapa Araguaia. O evento teve início com a apresentação do espetáculo “AVUAR – A Teoria do Voo de Nina”, encenado pelo Grupo Pipoca Colorida, da Escola Municipal de Teatro.
Há 21 anos em Primavera do Leste e com 23 anos de história em Mato Grosso, o FETRAN consolidou-se como um dos principais projetos de educação para o trânsito do país, promovendo a união entre educação, cultura e cidadania. A iniciativa, criada pela Polícia Rodoviária Federal em 2004, já envolveu centenas de municípios e milhares de estudantes, utilizando o teatro e a arte como instrumentos para conscientizar crianças e jovens sobre a importância da segurança no trânsito.
Ao longo de sua trajetória, o festival vem promovendo mudanças reais de comportamento, contribuindo para a preservação de vidas e para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com um trânsito mais humano e seguro.
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, Arthur Nogueira, destacou a evolução do projeto e a importância de Primavera do Leste para a história do festival.
“Esse projeto nasceu em Mato Grosso, mas hoje já está presente em diversos estados do país. A partir do FETRAN surgiram outros projetos de educação para o trânsito. Primavera do Leste abraçou essa iniciativa desde o início e cresceu junto com ela. Quando o festival chegou aqui, o município ainda era muito jovem. Hoje é uma das principais cidades do Estado. O FETRAN vai muito além da educação para o trânsito. Ele leva cultura, cidadania, lazer e, acima de tudo, amor. Amor pela arte, pela vida, pelo cuidado e pela prevenção. É isso que buscamos todos os dias.”
A policial rodoviária federal Airtes, que coordena o projeto, ressaltou que o objetivo do festival é formar cidadãos mais conscientes desde a infância.
“O FETRAN chega à sua 21ª edição e Primavera do Leste sempre se destaca com espetáculos de alto nível, muitos deles classificados para a etapa estadual. É gratificante levar a discussão sobre segurança no trânsito para dentro das escolas. Trabalhamos com crianças da educação infantil, ensino fundamental e médio, despertando desde cedo o respeito às regras e o cuidado com a vida. Além disso, o teatro fortalece a cultura e proporciona uma formação mais completa aos estudantes.”
O secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, destacou que o festival já faz parte da história cultural do município.
“O FETRAN já é uma tradição em Primavera do Leste. Esta é a etapa Araguaia, que reúne escolas de toda a região. O projeto trabalha as leis de trânsito de uma maneira leve, criativa e teatral, tornando o aprendizado muito mais acessível para crianças e jovens. A arte tem esse poder de ensinar de forma divertida e transformar comportamentos.”
A coordenadora do (CMTU), Marta, ressaltou que os resultados do projeto ultrapassam o ambiente escolar.
“É uma ação de extrema importância, que produz resultados no presente e no futuro. As crianças se envolvem com a arte, desenvolvem novas habilidades e, ao mesmo tempo, aprendem valores que irão contribuir para reduzir acidentes e preservar vidas. É um trabalho que merece reconhecimento e muitos aplausos.”
A secretária municipal de Educação, Kelly Joana, enfatizou que a conscientização também alcança as famílias.
“Esse trabalho faz com que a conscientização aconteça dentro das escolas e também chegue às famílias. Cada regra de trânsito respeitada representa uma vida preservada. Parabenizamos a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Cultura e todos os envolvidos por promoverem um momento tão importante de aprendizado, conscientização e encantamento.”
A realização do FETRAN reforça o compromisso da Prefeitura de Primavera do Leste e da Polícia Rodoviária Federal com a formação cidadã, utilizando a arte como instrumento de transformação social e incentivando uma cultura de paz e responsabilidade no trânsito desde a infância.
Cidades
SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.
Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.
“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.
A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.
“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.
-
Política4 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política6 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política1 dia atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Política17 horas atrásLucas em Debate recebe presidente da OAB para falar sobre a Feijoab e o futuro do Judiciário
-
Esportes6 dias atrásTV Brasil transmite Sodiê Mesquita x Unimed Campinas no domingo
