EXAMES DE ROTINA
Presidente da Câmara de VG fica em observação após exames; estado é monitorado
Wanderley Cerqueira buscou atendimento para exames de rotina e segue em observação após indicação de medicação intravenosa
Cidades
O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira, do MDB, passou por atendimento médico nesta terça-feira após procurar uma unidade de saúde para realizar exames de rotina. Durante a avaliação, os profissionais identificaram a necessidade de administrar medicação intravenosa e decidiram mantê-lo em observação por 24 horas.
A informação foi confirmada pela Diretoria de Comunicação da Câmara, que reforçou que o quadro não foi considerado grave, mas exigia acompanhamento. Segundo o órgão, a internação se deu por precaução e para garantir resposta adequada ao tratamento indicado.
Cerqueira havia deixado a sessão legislativa desta terça-feira após relatar que precisava se ausentar. “Passo a sessão para o segundo vice-presidente. Eu tô indo resolver um problema pessoal”, afirmou ao comunicar a saída do plenário.
Inicialmente, informações repassadas por pessoas próximas apontavam sintomas compatíveis com pancreatite, como dores abdominais intensas. Contudo, após avaliação médica mais detalhada, o diagnóstico não foi confirmado oficialmente, e a orientação foi manter o vereador em monitoramento até a conclusão dos exames.
A expectativa, segundo a equipe médica, é que o presidente da Câmara receba alta após o período de observação, caso o quadro permaneça estável.
Os trabalhos no Legislativo seguem conduzidos pela Mesa Diretora até o retorno do vereador.
Cidades
SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.
Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.
“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.
A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.
“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.
-
Política4 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política6 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política5 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política2 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política5 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Política13 horas atrásA pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Política2 dias atrásLula parabeniza Colômbia após eleição com vitória da direita
