LUCAS DO RIO VERDE
Odontólogos participam de formação sobre Indicadores da Atenção Primária
LUCAS DO RIO VERDE
Ontem, 1.º de junho, foi dia da equipe de odontólogos da rede municipal de saúde participar de uma formação para debater os Indicadores da Atenção Primária em relação à Saúde Bucal preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).
Em discussão dados como proporção de tratamentos odontológicos iniciados e concluídos; taxa de exodontia (extração dental); ações de escovação coletiva e supervisionada, voltada especialmente para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos e, por fim, a avalição dos procedimentos preventivos e restauradores que monitoram a execução de ações educativas e curativas, como o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA).
Coordenadora de Saúde Bucal, a também odontóloga Luciana Bussolaro, pontua a importância da formação. “É essencial para que toda nossa equipe tenha clareza do que são e o que medem esses indicadores”, frisa. A profissional destaca que os indicadores são ferramentas que avaliam o acesso, a qualidade e a efetividade do atendimento odontológico e as condições da população junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e focam em prevenção, tratamento e acesso da população aos serviços.
A formação foi coordenada por uma equipe especializada e contou com ações práticas para montar planos de trabalho e estratégias com o objetivo de alcançar os índices dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde.
LUCAS DO RIO VERDE
Ação dos bombeiros leva informações sobre segurança e prevenção às escolas
Estudantes da Escola Municipal Professor Rolf Bachmann receberam, nesta segunda-feira (08), o projeto Bombeiros nas Escolas, desenvolvido pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar Alves Daroit em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Com visitas às unidades de ensino, o projeto visa incentivar a cultura da prevenção e conscientizar as crianças sobre atitudes seguras no dia a dia.
Durante a visita, os bombeiros orientaram os alunos sobre prevenção de incêndios, atitudes seguras e procedimentos em situações de emergência. As crianças também aprenderam como acionar corretamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a importância de informar um adulto ao identificar situações de risco.
A programação incluiu uma demonstração dos equipamentos utilizados pelos bombeiros em ocorrências. “Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos de proteção individual, ferramentas de combate a incêndios e acompanhar uma apresentação do funcionamento da mangueira de água utilizada nessas ocasiões, tornando o aprendizado mais dinâmico”, destacou a coordenadora da unidade, Homerina Terezinha Pinto.
De acordo com a coordenadora, os bombeiros abordaram ainda a prevenção de acidentes domésticos, noções básicas de primeiros socorros, os prejuízos causados pelos trotes aos serviços de emergência e valores relacionados à cidadania, ao respeito e à responsabilidade.
-
Cultura4 dias atrásComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil lamenta o falecimento da mãe do investigador Miguel Vaz
-
Política7 dias atrásVara da Infância leva orientações sobre Entrega Voluntária a CRAS e CREAS de Cuiabá
-
Cuiabá7 dias atrásPrefeitura de Cuiabá tem vaga para operador de robô de soldagem com salário de R$ 3 mil
-
Política4 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
-
Polícia4 dias atrásPolícias Militar e Civil prendem dupla de faccionados por homicídio de mulher em Aripuanã
-
Polícia3 dias atrásForça Tática conduz três pessoas e apreende 169 tabletes de maconha em Várzea Grande
-
Esportes4 dias atrásAncelotti testa Rayan e Léo Pereira em último ensaio antes de amistoso contra o Egito
