Search
Close this search box.

LUCAS DO RIO VERDE

Odontólogos participam de formação sobre Indicadores da Atenção Primária

Publicado em

LUCAS DO RIO VERDE

Ontem, 1.º de junho, foi dia da equipe de odontólogos da rede municipal de saúde participar de uma formação para debater os Indicadores da Atenção Primária em relação à Saúde Bucal preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).

Em discussão dados como proporção de tratamentos odontológicos iniciados e concluídos; taxa de exodontia (extração dental); ações de escovação coletiva e supervisionada, voltada especialmente para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos e, por fim, a avalição dos procedimentos preventivos e restauradores que monitoram a execução de ações educativas e curativas, como o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA).

Coordenadora de Saúde Bucal, a também odontóloga Luciana Bussolaro, pontua a importância da formação. “É essencial para que toda nossa equipe tenha clareza do que são e o que medem esses indicadores”, frisa. A profissional destaca que os indicadores são ferramentas que avaliam o acesso, a qualidade e a efetividade do atendimento odontológico e as condições da população junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e focam em prevenção, tratamento e acesso da população aos serviços.

A formação foi coordenada por uma equipe especializada e contou com ações práticas para montar planos de trabalho e estratégias com o objetivo de alcançar os índices dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Ação dos bombeiros leva informações sobre segurança e prevenção às escolas

Publicados

em

Estudantes da Escola Municipal Professor Rolf Bachmann receberam, nesta segunda-feira (08), o projeto Bombeiros nas Escolas, desenvolvido pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar Alves Daroit em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Com visitas às unidades de ensino, o projeto visa incentivar a cultura da prevenção e conscientizar as crianças sobre atitudes seguras no dia a dia.

Durante a visita, os bombeiros orientaram os alunos sobre prevenção de incêndios, atitudes seguras e procedimentos em situações de emergência. As crianças também aprenderam como acionar corretamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a importância de informar um adulto ao identificar situações de risco.

A programação incluiu uma demonstração dos equipamentos utilizados pelos bombeiros em ocorrências. “Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos de proteção individual, ferramentas de combate a incêndios e acompanhar uma apresentação do funcionamento da mangueira de água utilizada nessas ocasiões, tornando o aprendizado mais dinâmico”, destacou a coordenadora da unidade, Homerina Terezinha Pinto.

De acordo com a coordenadora, os bombeiros abordaram ainda a prevenção de acidentes domésticos, noções básicas de primeiros socorros, os prejuízos causados pelos trotes aos serviços de emergência e valores relacionados à cidadania, ao respeito e à responsabilidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA