Search
Close this search box.

LUCAS DO RIO VERDE

Escola Leonel recebe “Primeiros passos para salvar vidas”

Publicado em

LUCAS DO RIO VERDE

Nesta terça-feira, dia 02 de junho, a aula está um pouquinho diferente para os alunos do 5.º ano da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola: na sala de aula eles recebem dicas para salvar vidas. A programação integra mais uma edição do projeto “Primeiros passos para salvar vidas” desenvolvido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu.

Coordenadora da Base Descentralizada do Samu em Sorriso, a enfermeira Marisa Antunes Lauermann, frisa que o projeto vem sendo desenvolvido desde abril e vai passar por todas as turmas dos 5.º anos das escolas municipais. Ontem, dia 1.º, outra turma da Escola Leonel passou pela formação que destaca medidas simples ao se deparar identificar uma emergência como chamar um adulto e acionar o socorro via 192. E as crianças aprendem direitinho o protocolo.

Marisa pontua a importância de levar informação às crianças. “Essa ação é voltada aos estudantes do Ensino Fundamental com o objetivo de levar orientações básicas sobre como agir em situações de urgência e emergência”, explica.

A coordenadora detalha que em cada encontro com as crianças são trabalhados conceitos fundamentais, como identificar o que é uma emergência, reconhecer situações de risco e entender a importância de não agir por impulso e sim buscar ajuda de um adulto responsável. Outra orientação importante é sobre como e quando acionar um número de emergência do Samu, o 192.

O projeto tem um caráter educativo e preventivo. A ideia é capacitar as crianças com informações simples, mas extremamente importantes, para que elas saibam como agir com segurança diante de uma situação real.

“É um passo importante para formar cidadãos mais conscientes, preparados e que possam contribuir de forma positiva em momentos de emergência”, acrescenta.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Ação dos bombeiros leva informações sobre segurança e prevenção às escolas

Publicados

em

Estudantes da Escola Municipal Professor Rolf Bachmann receberam, nesta segunda-feira (08), o projeto Bombeiros nas Escolas, desenvolvido pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar Alves Daroit em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Com visitas às unidades de ensino, o projeto visa incentivar a cultura da prevenção e conscientizar as crianças sobre atitudes seguras no dia a dia.

Durante a visita, os bombeiros orientaram os alunos sobre prevenção de incêndios, atitudes seguras e procedimentos em situações de emergência. As crianças também aprenderam como acionar corretamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a importância de informar um adulto ao identificar situações de risco.

A programação incluiu uma demonstração dos equipamentos utilizados pelos bombeiros em ocorrências. “Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos de proteção individual, ferramentas de combate a incêndios e acompanhar uma apresentação do funcionamento da mangueira de água utilizada nessas ocasiões, tornando o aprendizado mais dinâmico”, destacou a coordenadora da unidade, Homerina Terezinha Pinto.

De acordo com a coordenadora, os bombeiros abordaram ainda a prevenção de acidentes domésticos, noções básicas de primeiros socorros, os prejuízos causados pelos trotes aos serviços de emergência e valores relacionados à cidadania, ao respeito e à responsabilidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA