Search
Close this search box.

Abertas as Inscrições

Grupo de Escoteiros Guaná de Várzea Grande abre inscrições para 2026 – conheça

Filiado ao Escoteiros do Brasil, grupo Guaná tem vagas limitadas para todos ramos

Publicado em

Cidades

Foto: Assessoria

O grupo Escoteiros Guaná, único em atividade em Várzea Grande, encerrou o ano com a realização de um acampamento e já está com as inscrições abertas para 2026. Filiado aos Escoteiros do Brasil, o Guaná oferece vagas limitadas para lobinhos (6,5 a 10,5 anos), escoteiros (10 a 14 anos), sêniores (15 a 17 anos) e pioneiros (18 a 21 anos). Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (65) 8119-9433.

O diretor-presidente do grupo, Danúbio Velasco, explica que, após o primeiro contato, o interessado recebe um formulário com todas as orientações e o passo a passo para realizar a inscrição, que é gratuita. “Eles vêm uma, duas, três vezes para conhecer as atividades e, manifestando interesse, fazemos o cadastro do jovem”, ressalta. Ele destaca ainda que adultos — especialmente os pais — podem participar como voluntários, contribuindo para o crescimento do movimento na segunda maior cidade do Estado.

A retomada das atividades do grupo, atualmente em recesso, está prevista para fevereiro. Atividades acontecem na EMEB Emanuel Benedito de Arruda, bairro Costa Verde, sempre aos domingos das 8h30 às 10h.

O movimento escoteiro reúne mais de 57 milhões de participantes em todo o mundo, promovendo valores, espírito de equipe e laços que duram a vida inteira. Com atividades práticas e dinâmicas, prepara crianças e adolescentes para desenvolver responsabilidade, autonomia no dia a dia e respeito ao meio ambiente.

“Os pais querem proteger — eu, como pai, também tenho essa intenção —, mas entendemos que o movimento escoteiro coloca o jovem em situações em que ele pode falhar, porém dentro de um ambiente controlado, para que aprenda”, frisa Danúbio.

Grupo Guaná

Fundado oficialmente em 19 de outubro, o Grupo Guaná iniciou suas atividades em julho, com o objetivo de oportunizar a vivência do escotismo em Várzea Grande.
________
Serviço:

Grupo Guaná
Contato: (65) 8119-9433 – Danúbio Velasco
Instagram: @geguana35mt
Local: EMEB Emanuel Benedito de Arruda, Costa Verde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.


Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.


Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.


“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.


A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.


“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA