Search
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza audiências públicas para discutir prioridades da LDO 2027

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá promove, entre essa quarta (20) e sexta-feira (22), audiências públicas presenciais para discutir a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, busca ampliar a participação popular na definição das metas e prioridades da administração pública municipal para o próximo exercício financeiro.

As audiências serão realizadas a partir das 15h, no auditório do Cuiabá Prev, localizado na Rua São Benedito, nº 645, no Bairro Lixeira, em Cuiabá. A participação da população é aberta.

A LDO é o instrumento que estabelece as metas e prioridades da gestão municipal e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O processo de construção da proposta deve seguir normas previstas na Lei Orgânica do Município, na Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, e na Lei Federal nº 10.257/2001, o Estatuto da Cidade.

Além da participação presencial, moradores também poderão enviar sugestões e contribuições por canais digitais disponibilizados pela prefeitura. As propostas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Municipal, no número (65) 99263-9779.

O secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Rafael Alvarez Paulino Iacovacci, destacou que a participação popular é fundamental para a construção das diretrizes que irão nortear os investimentos e ações do município.

“A proposta da Prefeitura é garantir que o planejamento orçamentário esteja alinhado às demandas reais da população, fortalecendo a transparência, a participação social e a eficiência na aplicação dos recursos públicos. Além das audiências presenciais, os apontamentos recebidos também servirão como base para o aperfeiçoamento das políticas públicas e para a definição de investimentos prioritários em áreas essenciais do município”, disse.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Ginastas se destacam nos JECs 2026 e garantem vaga para etapa estadual

Publicados

em

A ginástica artística encerrou sua participação nos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 com a definição das atletas classificadas para a fase estadual da competição. As disputas foram realizadas no Centro de Treinamento de Ginástica Artística (CTGA), reunindo jovens ginastas de 11 a 15 anos.

Na categoria de 11 e 12 anos, o pódio do individual geral foi formado por Rafaela Rocha, de 12 anos, que conquistou o primeiro lugar, seguida por Beatriz Borges, também de 12 anos, e Sophia Mayara Amorim, terceira colocada.

Já na categoria de 13 a 15 anos, a campeã foi Raquel Vale. Giovanna ficou com a segunda colocação e Nicolle completou o pódio.

As atletas classificadas nos JECs agora se preparam para representar Cuiabá na fase estadual dos Jogos Escolares, marcada para os dias 4, 5 e 6 de julho.

Entre os destaques da competição está Rafaela Rocha, que, além da classificação para a próxima etapa, também garantiu presença no Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística, previsto para agosto, em Brasília. Segundo a coordenadora da modalidade nos JECs, Lílian Cristiane Costa Silva, a atleta chega como uma das favoritas ao título estadual.

“Estamos treinando com bastante afinco para evoluir a cada participação. Nosso objetivo é continuar aprimorando o nível técnico e representar bem Cuiabá nas competições estaduais e nacionais. A Rafaela é uma das favoritas ao título estadual e, conquistando essa vitória, chegaremos muito fortes à etapa nacional em busca dessa medalha inédita para Cuiabá”, afirmou.

O trabalho desenvolvido pela equipe cuiabana já acumula resultados expressivos em competições fora do estado. Segundo a coordenadora, um grupo de 14 ginastas participou recentemente de uma disputa em São Paulo, conquistando o título por equipes na categoria Pré-Infantil C e o terceiro lugar na categoria Pré-Infantil B, além de medalhas em diferentes aparelhos.

A participação da ginástica artística nos JECs também reforça o crescimento da modalidade na capital mato-grossense. Integrada recentemente ao programa dos Jogos Estudantis Cuiabanos, a modalidade vem ampliando o número de praticantes e de atletas nas competições escolares.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, os resultados demonstram a evolução da modalidade em Cuiabá e refletem o trabalho realizado por atletas e treinadores.

“Estamos muito felizes com os resultados, o desenvolvimento e o crescimento da modalidade, assim como com o número de atletas participantes neste ano. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a ginástica artística. Aproveito este momento para parabenizar os treinadores, que realizam um excelente trabalho em nossa capital”, destacou.

As disputas dos JECs foram realizadas nos quatro aparelhos da ginástica artística feminina: trave de equilíbrio, paralelas assimétricas, solo e salto. A competição também serviu como mais uma oportunidade para o desenvolvimento esportivo das jovens atletas, que seguem em busca de novos resultados dentro e fora de Mato Grosso.

Os JECs 2026 prosseguem até o dia 30 de junho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA