Cuiabá
Prefeito e presidente do TCE vistoriam novo espaço para crianças de creche
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá iniciou os preparativos para transferir as crianças de uma creche da capital para uma nova estrutura localizada no anexo da Capela Nossa Senhora de Fátima. O novo espaço foi apresentado nesta quinta-feira (28), durante visita do prefeito Abilio Brunini e do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo.
A mudança ocorre após cobranças do órgão fiscalizador em relação a antiga unidade, que teve o contrato de aluguel vencido e a gestão decidiu não renovar. A nova estrutura passará por adequações antes do início das atividades, com previsão de entrega entre 30 e 60 dias, segundo a prefeitura.
O novo prédio conta com salas de aula, banheiros, pátio e cozinha destinada ao preparo da merenda escolar. De acordo com o prefeito Abilio Brunini, a gestão trabalha para concluir os reparos necessários e realizar a transição ainda no período de férias escolares, evitando impacto no calendário letivo das famílias.
Ao apresentar o cronograma da mudança, o prefeito destacou que a prioridade é garantir segurança e estrutura adequada para o atendimento das crianças.
“Nossa meta é entregar o mais rápido possível, entre 30 e 60 dias. Se conseguirmos concluir os ajustes durante as férias, os alunos encerram o ciclo na unidade atual e retornam já neste novo espaço”, afirmou.
Segundo a prefeitura, o imóvel ainda receberá intervenções como troca de forro, instalação de aparelhos de ar-condicionado e reforço na segurança das salas de aula.
A antiga estrutura havia sido vistoriada pelo Tribunal de Contas e apresentava problemas de infraestrutura. Durante a visita à nova unidade, o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, relembrou as condições encontradas no prédio anterior.
Ao comentar a mudança para a nova estrutura, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, destacou a repercussão da fiscalização realizada na antiga unidade e a busca por uma solução para o atendimento das crianças.
“Mostramos a situação da creche e houve uma grande repercussão. Agora, estamos acompanhando a construção de uma solução para garantir um espaço adequado às crianças”, disse.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Horto Florestal recebe 120 crianças e está aberto para visitação
“Eu espero que vocês tenham conhecimento e tratem a natureza de forma a preservá-la.” A mensagem do prefeito Abilio Brunini marcou, nesta segunda-feira (8), o encerramento da programação alusiva à Semana do Meio Ambiente no Horto Florestal Tote Garcia, em Cuiabá. Reaberto para visitação, o espaço recebeu 120 estudantes, com idades entre 7 e 15 anos, de escolas públicas municipais e estaduais que integram o projeto esportivo do Instituto Desportivo da Criança (IDC), do bairro Quilombo.
Considerado um importante espaço natural dentro do perímetro urbano da capital, o Horto Florestal segue em processo de revitalização para se tornar ainda mais acolhedor aos visitantes. Os estudantes percorreram as trilhas do local e foram recebidos pelo prefeito Abilio Brunini, pelos secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, e de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, além da equipe do Horto Florestal. O grupo estudantil reúne participantes de quatro polos atendidos pelo IDC, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, no contraturno escolar.
Durante o passeio, os visitantes conheceram peculiaridades da vegetação, da fauna, da flora e das águas do rio Coxipó, que percorrem a área até desaguarem no Rio Cuiabá. Além da experiência educativa, cada participante recebeu uma muda frutífera. Na ocasião, o prefeito Abilio Brunini percorreu toda a estrutura do Horto Florestal acompanhado dos secretários. Durante a vistoria, foram definidas ações para revitalizar o espaço, entre elas a reconstrução de pontes ao longo das trilhas, com o objetivo de reforçar a segurança e melhorar a experiência dos visitantes.
O prefeito também aproveitou para reforçar a importância da conscientização ambiental desde a infância. “Ultimamente temos visto em Cuiabá uma situação muito triste, com muitas pessoas cortando árvores por motivos desnecessários e realizando podas drásticas. Aqui é um espaço onde estamos produzindo mudas para ajudar a rearborizar a cidade. Espero que cada um de vocês leve para casa uma muda produzida aqui, para plantar e cuidar”, destacou.
O gestor ainda sugeriu que cada criança escolhesse uma muda do próprio tamanho e acompanhasse seu crescimento ao longo dos anos, como forma de estimular a conexão com a natureza.
As gêmeas Anna Flávia de Souza e Anna Julia de Souza, de 11 anos, moradoras do Tijucal, setor 4, lembraram que estiveram no Horto Florestal há alguns anos durante outra atividade escolar. Na ocasião, uma delas recebeu uma muda de amoreira.
“Ela cresceu, está grande e produzindo amoras”, relatou Anna Flávia.
Desta vez, além das trilhas, que sempre reservam surpresas por conta dos animais, especialmente os macaquinhos, que são uma atração à parte, as estudantes também gostaram das explicações sobre espécies da flora, como o mogno, protegido por lei e ameaçado de extinção, além do angico e do novateiro, entre outras.
Para a coordenadora didática do IDC, Deise Rodrigues de Souza Nascimento Braga, o passeio pelas trilhas reforça a conscientização ambiental. “Temos três linhas de atuação e uma delas é o meio ambiente. Aproveitamos a Semana do Meio Ambiente para fortalecer esse trabalho. As outras duas linhas são saúde e educação”, explicou.
Deise também destacou o encantamento e o interesse dos estudantes pelo tema. “É uma oportunidade muito rica que eles têm aqui, tão perto de onde vivem. Conhecer e vivenciar tudo isso é um aprendizado para a vida toda. Muitos têm quintal em casa e poderão aplicar esse conhecimento, compartilhando-o também com suas famílias”, afirmou.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Portocarrero, destacou que a retomada das trilhas marca o retorno de um importante projeto de educação ambiental, interrompido devido às condições inadequadas do espaço. Segundo ele, a recuperação ocorre gradualmente, com foco na segurança e no conforto dos visitantes. “A atividade será permanente ao longo do ano, mediante agendamento por escolas, ONGs, igrejas e outras instituições. Esse espaço é muito importante para a cidade. Ele é o embrião do futuro Jardim Botânico de Cuiabá”, pontuou.
Portocarrero ressaltou ainda que a educação ambiental é fundamental para formar, desde cedo, uma consciência voltada à preservação. Em relação à sustentabilidade, explicou que os recursos naturais devem ser utilizados de forma responsável para que permaneçam disponíveis às futuras gerações, reforçando a importância de cuidar hoje para deixar um legado para o amanhã.
São parceiros da iniciativa o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), por meio do Projeto Verde Novo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Águas Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com estudantes de Engenharia Florestal.
AGENDAMENTO
Os passeios acontecem no período da manhã e podem ser agendados junto ao setor de Educação Ambiental do Horto Florestal pelo e-mail [email protected].
Os interessados em receber mudas também podem realizar a retirada pela manhã. No período da tarde, a equipe se dedica à produção de novas mudas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cultura4 dias atrásComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil lamenta o falecimento da mãe do investigador Miguel Vaz
-
Política7 dias atrásVara da Infância leva orientações sobre Entrega Voluntária a CRAS e CREAS de Cuiabá
-
Cuiabá7 dias atrásPrefeitura de Cuiabá tem vaga para operador de robô de soldagem com salário de R$ 3 mil
-
Polícia4 dias atrásPolícias Militar e Civil prendem dupla de faccionados por homicídio de mulher em Aripuanã
-
Política4 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
-
Mato Grosso4 dias atrásCompromisso com o meio ambiente: Conheça as ações do Poder Judiciário de Mato Grosso
-
Cuiabá7 dias atrásPrefeitura de Cuiabá abre leilão eletrônico inédito para quitar dívidas de até R$ 25 mil com credores
