Search
Close this search box.

Cuiabá

Mutirão no Altos da Serra II segue até sexta-feira para regularização de 400 imóveis

Publicado em

Cuiabá

Mais de 200 atendimentos já foram realizados no mutirão de regularização fundiária promovido pela Prefeitura de Cuiabá no bairro Altos da Serra II. A ação começou na segunda-feira (25) e segue até sexta-feira (29), das 13h às 18h30, no Clube de Eventos Festas dos Sonhos, localizado na Rua Júlio Verne, nº 02, esquina com a Rua Redentor.

O bairro possui cerca de 400 imóveis que ainda precisam passar pelo processo de regularização. Durante o mutirão, os moradores podem receber orientações sobre a documentação necessária, entregar documentos pendentes e contar com o apoio da equipe social para dar andamento aos processos.

De acordo com a coordenadora de Regularização Fundiária, Tatiele Yonekubo, o objetivo é facilitar o acesso da população ao processo de titularidade dos imóveis. “Ainda temos aproximadamente 400 lotes para finalizar. Após essa etapa, faremos a conferência da documentação, o encaminhamento ao jurídico e, posteriormente, ao cartório para validação e emissão dos registros”, explicou.

Moradora do bairro há 14 anos, Bruna Cardoso participou do atendimento para buscar a regularização do imóvel onde vive com a família. Segundo ela, o sonho da escritura definitiva representa segurança e valorização. “É um sonho, porque traz valorização e segurança. Quando comprei aqui, a região era muito precária. Hoje, o bairro cresceu, recebeu asfalto e melhorias, mas faltava a documentação”, relatou.

O morador Edvan Souza, que vive há cerca de 15 anos no Altos da Serra II, também procurou o mutirão para iniciar o processo de regularização. “É um sonho antigo. O mutirão facilita muito para nós, moradores, porque fica mais acessível e ajuda a agilizar todo o processo”, comentou.

Quem também aprovou a iniciativa foi o chefe de cozinha Douglas Márcio, que compareceu ao local para dar continuidade ao processo iniciado anteriormente. “O atendimento foi ótimo. Trouxe toda a documentação e espero concluir tudo para garantir minha casa regularizada.”

Para iniciar ou dar continuidade ao processo de regularização, o morador deverá apresentar documentos pessoais originais, como certidão de nascimento, RG e CPF, conforme o estado civil. Em caso de casamento, é necessário apresentar a documentação de ambos os cônjuges. Veja os documentos necessários ao final da matéria

As equipes da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária atuam no mutirão com orientação sobre documentação pendente, notificação dos moradores e plantão social para recebimento de documentos.

Confira abaixo os documentos necessários para dar início ao processo de regularização:

Para solteiros: certidão de nascimento, RG e CPF;

Para casados: certidão de casamento, RG e CPF de ambos;

Para divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio, RG e CPF apenas de quem está requerendo e partilha de bens ou formal de partilha (se houver);

Para viúvos: certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge falecido, RG e CPF de quem está requerendo e partilha de bens ou formal de partilha (se houver);

União estável: escritura pública de cartório ou homologação dessa condição feita em juízo, certidão de nascimento, RG e CPF de ambos.

Trazer também:

Contrato de compra e venda da casa ou outro documento do imóvel. É necessário constar quadra e lote, como título de posse antigo, IPTU, entre outros;

Comprovante de endereço da casa a ser regularizada, como água, luz ou telefone;

Comprovante de renda de todos os moradores da casa referente aos últimos três meses.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Horto Florestal recebe 120 crianças e está aberto para visitação

Publicados

em

“Eu espero que vocês tenham conhecimento e tratem a natureza de forma a preservá-la.” A mensagem do prefeito Abilio Brunini marcou, nesta segunda-feira (8), o encerramento da programação alusiva à Semana do Meio Ambiente no Horto Florestal Tote Garcia, em Cuiabá. Reaberto para visitação, o espaço recebeu 120 estudantes, com idades entre 7 e 15 anos, de escolas públicas municipais e estaduais que integram o projeto esportivo do Instituto Desportivo da Criança (IDC), do bairro Quilombo.

Considerado um importante espaço natural dentro do perímetro urbano da capital, o Horto Florestal segue em processo de revitalização para se tornar ainda mais acolhedor aos visitantes. Os estudantes percorreram as trilhas do local e foram recebidos pelo prefeito Abilio Brunini, pelos secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, e de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, além da equipe do Horto Florestal. O grupo estudantil reúne participantes de quatro polos atendidos pelo IDC, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, no contraturno escolar.

Durante o passeio, os visitantes conheceram peculiaridades da vegetação, da fauna, da flora e das águas do rio Coxipó, que percorrem a área até desaguarem no Rio Cuiabá. Além da experiência educativa, cada participante recebeu uma muda frutífera. Na ocasião, o prefeito Abilio Brunini percorreu toda a estrutura do Horto Florestal acompanhado dos secretários. Durante a vistoria, foram definidas ações para revitalizar o espaço, entre elas a reconstrução de pontes ao longo das trilhas, com o objetivo de reforçar a segurança e melhorar a experiência dos visitantes.

O prefeito também aproveitou para reforçar a importância da conscientização ambiental desde a infância. “Ultimamente temos visto em Cuiabá uma situação muito triste, com muitas pessoas cortando árvores por motivos desnecessários e realizando podas drásticas. Aqui é um espaço onde estamos produzindo mudas para ajudar a rearborizar a cidade. Espero que cada um de vocês leve para casa uma muda produzida aqui, para plantar e cuidar”, destacou.

O gestor ainda sugeriu que cada criança escolhesse uma muda do próprio tamanho e acompanhasse seu crescimento ao longo dos anos, como forma de estimular a conexão com a natureza.

As gêmeas Anna Flávia de Souza e Anna Julia de Souza, de 11 anos, moradoras do Tijucal, setor 4, lembraram que estiveram no Horto Florestal há alguns anos durante outra atividade escolar. Na ocasião, uma delas recebeu uma muda de amoreira.

“Ela cresceu, está grande e produzindo amoras”, relatou Anna Flávia.

Desta vez, além das trilhas, que sempre reservam surpresas por conta dos animais, especialmente os macaquinhos, que são uma atração à parte, as estudantes também gostaram das explicações sobre espécies da flora, como o mogno, protegido por lei e ameaçado de extinção, além do angico e do novateiro, entre outras.

Para a coordenadora didática do IDC, Deise Rodrigues de Souza Nascimento Braga, o passeio pelas trilhas reforça a conscientização ambiental. “Temos três linhas de atuação e uma delas é o meio ambiente. Aproveitamos a Semana do Meio Ambiente para fortalecer esse trabalho. As outras duas linhas são saúde e educação”, explicou.

Deise também destacou o encantamento e o interesse dos estudantes pelo tema. “É uma oportunidade muito rica que eles têm aqui, tão perto de onde vivem. Conhecer e vivenciar tudo isso é um aprendizado para a vida toda. Muitos têm quintal em casa e poderão aplicar esse conhecimento, compartilhando-o também com suas famílias”, afirmou.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Portocarrero, destacou que a retomada das trilhas marca o retorno de um importante projeto de educação ambiental, interrompido devido às condições inadequadas do espaço. Segundo ele, a recuperação ocorre gradualmente, com foco na segurança e no conforto dos visitantes. “A atividade será permanente ao longo do ano, mediante agendamento por escolas, ONGs, igrejas e outras instituições. Esse espaço é muito importante para a cidade. Ele é o embrião do futuro Jardim Botânico de Cuiabá”, pontuou.

Portocarrero ressaltou ainda que a educação ambiental é fundamental para formar, desde cedo, uma consciência voltada à preservação. Em relação à sustentabilidade, explicou que os recursos naturais devem ser utilizados de forma responsável para que permaneçam disponíveis às futuras gerações, reforçando a importância de cuidar hoje para deixar um legado para o amanhã.

São parceiros da iniciativa o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), por meio do Projeto Verde Novo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Águas Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com estudantes de Engenharia Florestal.

AGENDAMENTO

Os passeios acontecem no período da manhã e podem ser agendados junto ao setor de Educação Ambiental do Horto Florestal pelo e-mail [email protected].

Os interessados em receber mudas também podem realizar a retirada pela manhã. No período da tarde, a equipe se dedica à produção de novas mudas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA