Cáceres
Secretária Alessandra Castilho entrega convites do 43º FIPe a autoridades em Cuiabá
Cáceres
Na última quarta-feira (24), a secretária municipal de Turismo e Cultura de Cáceres, Alessandra Castilho, esteve em Cuiabá para entregar pessoalmente convites e kits institucionais do 43º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe) a autoridades e deputados estaduais.
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Alessandra foi recebida pelos deputados Valmir Moretto, Paulo Araújo e Beto Dois a Um, que destacaram a importância do festival para o fortalecimento do turismo, da cultura e da economia regional.
Durante a visita, a secretária reforçou a grandiosidade do FIPe e ressaltou que o evento projeta Cáceres para Mato Grosso, para o Brasil e também para o cenário internacional. “O FIPe é um patrimônio de Cáceres e de Mato Grosso. Estamos levando esse convite às autoridades porque este festival representa muito mais que uma competição de pesca. Ele movimenta a economia, valoriza nossa cultura, fortalece o turismo e mostra ao mundo as belezas do nosso Pantanal”, destacou Alessandra Castilho.
O deputado Valmir Moretto, representante da região, parabenizou a organização do evento e reforçou seu apoio ao festival. Segundo ele, o FIPe é uma vitrine importante para Cáceres e para todo o sudoeste mato-grossense. “Cáceres tem no FIPe um dos maiores eventos de Mato Grosso. É uma festa que gera emprego, renda, atrai turistas e valoriza a nossa região. Estaremos juntos apoiando esse grande festival”, afirmou Moretto.
Os deputados Paulo Araújo e Beto Dois a Um também receberam os convites e destacaram a relevância do festival como instrumento de promoção cultural, turística e ambiental.
O 43º FIPe acontece entre os dias 3 e 5 de julho, com uma programação diversificada, que inclui competições de pesca, shows musicais, atividades culturais, esportivas e ações de educação ambiental.
Reconhecido como um dos maiores festivais de pesca esportiva do país, o FIPe reafirma Cáceres como referência turística e fortalece o compromisso do município com a preservação do Rio Paraguai e do Pantanal.
Esdras Crepaldi / DRT 940-MT
Cáceres
Prefeitura de Cáceres amplia atendimento dermatológico e reforça cuidado com a saúde da pele

Por Esdras Crepaldi
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem fortalecendo os atendimentos especializados na rede pública, com atenção especial à dermatologia. Atualmente, o município conta com duas profissionais dermatologistas para atender a população, a dra. Marina Dalbem, por meio do consórcio, e a dra. Bárbara Bisinella, contratada pelo município para atuar junto ao Centro de Especialidades Médicas, o CEM.
A ampliação do atendimento faz parte de uma estratégia da gestão municipal para garantir mais acesso, cuidado e resolutividade aos pacientes que necessitam de avaliação dermatológica. Em uma cidade de clima quente, com forte incidência solar durante grande parte do ano, a preocupação com doenças de pele, especialmente o câncer de pele, tem sido tratada como prioridade pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, a contratação de mais uma dermatologista demonstra o compromisso da gestão em cuidar das pessoas de forma preventiva e humanizada. “Cáceres é uma cidade muito quente, onde a população está bastante exposta ao sol. Por isso, fortalecer o atendimento dermatológico é uma medida importante de prevenção, diagnóstico e tratamento. A contratação da dra. Bárbara veio para complementar os serviços já ofertados pelo consórcio e ampliar o cuidado com os nossos pacientes”, destacou o secretário.
O Centro de Especialidades Médicas atende uma grande demanda de usuários encaminhados com prescrição para consulta dermatológica. Com a atuação da dra. Bárbara Bisinella no CEM, o município passa a ter maior capacidade de atendimento, podendo chegar a cerca de 400 consultas dermatológicas por mês.
Além das consultas, os atendimentos dermatológicos também possibilitam a realização de pequenas cirurgias, procedimento fundamental para a retirada de lesões suspeitas ou que necessitam de avaliação mais detalhada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são realizadas, em média, cerca de 50 pequenas cirurgias por mês, além dos procedimentos feitos também pela médica contratada pelo município, quando há necessidade de atendimento complementar.
A coordenadora de Regulação, Silvana Maria, explicou que a ampliação do serviço tem contribuído diretamente para reduzir a demanda reprimida e oferecer mais segurança aos pacientes. “Muitos usuários chegam ao CEM com necessidade de avaliação dermatológica e, em vários casos, o atendimento não termina apenas na consulta. Há pacientes que precisam de pequenas cirurgias e, quando necessário, também de biópsia. O município tem garantido esse fluxo para que o paciente seja acompanhado, investigado e tratado com responsabilidade”, afirmou Silvana.
Silvana reforçou ainda que a contratação da dra. Bárbara Bisinella foi pensada justamente para complementar os atendimentos realizados pela dra. Marina Dalbem, via consórcio, ampliando o acesso da população ao especialista.
“Essa é uma preocupação da gestão com o cuidado integral do paciente. O número de casos suspeitos de câncer de pele tem chamado atenção, e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento adequado. Por isso, esse reforço no atendimento dermatológico é tão importante”, completou a coordenadora.
Quando há indicação médica, o município também disponibiliza a realização de biópsias, exame essencial para confirmar ou descartar diagnósticos mais graves, como o câncer de pele.
Para o prefeito em exercício de Cáceres, Luiz Landim, investir na ampliação dos serviços especializados representa mais do que aumentar o número de consultas. “Significa oferecer cuidado, prevenção e acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, garantindo que a população tenha acesso a exames, procedimentos e tratamentos necessários dentro da própria rede municipal”, concluiu Landim.
Esdras Crepaldi / DRT 940 MT
-
Política6 dias atrásLucas em Debate aborda impacto social do Projeto Construtores do Futuro em Lucas do Rio Verde
-
Política2 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política4 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política3 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política6 dias atrásProjeto que reconhece Associação Luverdense de BMX como entidade de Utilidade Pública avança na Câmara Municipal
-
Polícia7 dias atrásTrabalho integrado da Polícia Civil resulta no cumprimento de dois mandados de prisão em Guiratinga
-
Entretenimento6 dias atrásTrabalho híbrido impulsiona a busca por mesas ergonômicas
-
Entretenimento7 dias atrásTenor Chorão leva choro brasileiro gratuito a Arniqueira
