Search
Close this search box.

Cáceres

Primeiro dia da Oficina de Mídias Sociais do Interlegis destaca comunicação pública com linguagem simples e foco no cidadão

Publicado em

Cáceres

Por Marcio Camilo da Cruz

 

Teve início nesta terça-feira (26/05), no Plenário da Câmara de Cáceres, a Oficina de Mídias Sociais promovida pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. O primeiro dia de capacitação foi dedicado a um dos principais desafios da comunicação pública: falar com linguagem simples e direta para a população, abordando temas que realmente importam no dia a dia dos cidadãos.

Comunicação que conecta

Ministrada pela jornalista Paula Oda, a oficina trouxe reflexões sobre como as casas legislativas podem se comunicar de forma mais eficiente com a sociedade. Um dos pontos centrais foi a necessidade de traduzir o processo legislativo em informações acessíveis: explicar se um projeto de lei já está valendo, quando passa a vigorar e como ele interfere diretamente na vida das pessoas.

“O cidadão precisa entender o que aquele projeto vai mudar no cotidiano dele. Informar as etapas do processo legislativo é essencial para gerar transparência e engajamento”, destacou Paula Oda.

Oficina_Midias_Sociais_26_05_26_Interlegis_CRED_Antonio_Tiellet_Imprensa_CMC

Redes sociais e economia da atenção

Durante o primeiro dia, também foram abordadas as principais características das redes sociais, incluindo perfis de público, número de usuários e estratégias de postagem. Segundo a instrutora, o WhatsApp é a rede social mais popular do mundo, com mais de 200 milhões de usuários só no Brasil. Em seguida, vêm o YouTube (180 milhões) e o Instagram (147 milhões), como redes mais acessadas no Brasil.

Outro tema debatido foi a chamada “economia da atenção”. Paula Oda explicou que as casas legislativas disputam espaço nas redes com conteúdos virais e chamativos, como vídeos de gatos e crianças engraçadinhas.

Conforme ela, as pessoas não pegam o celular com a ânsia de saber “o que o Senado está postando”. Ela acrescenta que “cabe a nós, da comunicação pública, criar conteúdos interativos, que se conectem com o público e abordem assuntos que realmente importam para os munícipes”, afirmou.

Oficina_Midias_Sociais_26_05_26_Interlegis_CRED_Antonio_Tiellet_Imprensa_CMC

Formatos de conteúdo

A oficina também abordou os diferentes formatos de postagens, como cards, carrosséis, Reels e Stories, destacando as melhores práticas para cada tipo de conteúdo e como utilizá-los para gerar engajamento e visualização.

Mentalidade do serviço público

Um dos pontos mais enfatizados foi a necessidade de mudar a mentalidade na comunicação pública. “Seja na Câmara ou na Prefeitura, seu patrão é o cidadão. Não se trabalha para o vereador ou para a instituição, mas sim para a população”, reforçou Paula Oda.

Depoimentos dos participantes

A assessora parlamentar da Câmara de Cáceres, Vitória Santos, avaliou positivamente o primeiro dia. “As redea passaram por um período de transição. Já não vale mais publicar apenas aquilo que é ‘bonitinho’. Acima de tudo, as redes sociais são um grande espaço de construção de imagem e posicionamento do assessorado, e isso faz muita diferença. A oficina está sendo muito importante para esclarecer essas situações. Os conteúdos serão muito valiosos para o dia a dia dos assessores, principalmente para quem lida diretamente com a comunicação pública dos parlamentares”, afirmou.

Já a assessora legislativa da Câmara de Glória D’Oeste, Sara Matos, ressaltou o ponto abordado sobre comunicação simples e direta. “Via de regra, os conteúdos de uma Câmara são massantes e burocráticos para o público, mas tratam de temas extremamente importantes que mudam a vida das pessoas. A comunicação pública tem o desafio de traduzir essas informações em linguagem simples e compreensível para a população”, concluiu.

 Oficina_Midias_Sociais_26_05_26_Interlegis_CRED_Antonio_Tiellet_Imprensa_CMC   Oficina_Midias_Sociais_26_05_26_Interlegis_CRED_Antonio_Tiellet_Imprensa_CMC

Abertura do evento

O presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, não pôde comparecer presencialmente, mas gravou um vídeo de boas-vidas aos participantes. Ele ressaltou que a oficina tem o objetivo de capacitar os servidores, buscando aprimorar os serviços oferecidos pela Casa e atender a população com mais qualidade.

O diretor da Escola do Legislativo, Henrique Barcelos de Moraes, destacou a competência da equipe do Interlegis/Senado. “O Interlegis tem esse objetivo de levar inovações em diferentes campos de atuação e soluções tecnológicas para as casas legislativas de todo o país”, afirmou.

Já o analista de Comunicação da Câmara, Márcio Camilo, explicou que a oficina faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Imprensa, elaborado em janeiro. “Trata-se de um produto perene e robusto que está sendo entregue para parlamentares e assessores como forma de aprimorar os trabalhos legislativos na área de Comunicação”, disse.

Oficina_Midias_Sociais_26_05_26_Interlegis_CRED_Antonio_Tiellet_Imprensa_CMC

Sobre a Oficina

A capacitação gratuita, que começou nesta terça-feira (26/05) e prossegue até quarta-feira (27/05), conta com inscrições ampliadas após o sucesso de procura — as 40 vagas iniciais foram rapidamente preenchidas. Participam servidores de Cáceres e de câmaras da região, como Lambari D’Oeste, Campos de Júlio, São José dos Quatro Marcos, Jauru e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Criado pelo Senado Federal, o Programa Interlegis tem como objetivo modernizar e integrar o Poder Legislativo brasileiro, fortalecendo câmaras municipais e assembleias estaduais por meio de capacitação, consultoria e compartilhamento de boas práticas. A vinda da oficina a Cáceres contou com a articulação do senador Jayme Campos, que encaminhou o pedido da Presidência da Câmara para que o Interlegis promovesse a capacitação no município. A mobilização para divulgar o evento foi feita pela Secretaria de Imprensa da Câmara, que percorreu mais de 20 municípios da Região Oeste, totalizando mais de 1.200 km de estrada.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Sesp entrega mais 66 câmeras do Vigia Mais e envia equipes do Bope para Cáceres

Publicados

em

Sinézio Alcântara – Expressão Noticias

Crianças e adolescentes da rede municipal de ensino poderão ter acesso, gratuito, as atividades recreativas dos parques de diversão que se instalarem no espaço do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe) que acontece de 3 a 5 de julho.

A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta segunda-feira (08) indicação de autoria do vereador Franco Valério que propõe à prefeitura a viabilidade de concessão de cortesias ou a instituição de um dia social gratuito para as crianças durante a realização do FIPe.

A proposta, conforme o autor, tem por finalidade proporcionar inclusão social, lazer e acesso igualitário às atividades recreativas oferecidas durante um dos maiores eventos do município, garantindo que os alunos da rede municipal também possam usufruir das atrações disponibilizadas no parque de diversões.

Vereador sugere que  prefeitura adote providências junto as empresas para atender as crianças

Abaixo a íntegra da indicação

“Indica ao Poder Executivo Municipal que viabilize a concessão de cortesias ou a instituição de um dia social gratuito no Parque de Diversões do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPE, destinado aos alunos da rede municipal de ensino.”

O Vereador que este subscreve propõe à nobre Mesa, consultando o augusto e soberano Plenário, na forma regimental, que seja encaminhado expediente ao Poder Executivo Municipal, indicando a necessidade de adoção de providências administrativas e institucionais voltadas à ampliação do acesso das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino ao Parque de Diversões instalado durante a realização do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPE.

A proposta tem por finalidade proporcionar inclusão social, lazer e acesso igualitário às atividades recreativas oferecidas durante um dos maiores eventos do município, garantindo que os alunos da rede municipal de ensino também possam usufruir das atrações disponibilizadas no parque de diversões.

Indica-se que o Município, em parceria com a empresa responsável pela exploração do parque de diversões, viabilize a concessão de cortesias aos alunos da rede municipal de ensino ou promova a instituição de um dia social gratuito destinado aos estudantes da rede pública municipal.

Sala das Sessões, em 8 de junho de 2026.

FRANCO VALÉRIO CEBALHO DA CUNHA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA