Search
Close this search box.

Cáceres

Prefeitura de Cáceres promove formação para professores da Educação Infantil da rede municipal

Publicado em

Cáceres

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nos dias 20 e 21 de maio um Curso de Formação Continuada voltado aos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A capacitação terá carga horária de oito horas e abordará o tema “O jogo e o brincar na Educação Infantil: intencionalidade pedagógica, desenvolvimento e aprendizagem”.

A formação acontece das 18h às 21h30, no Auditório Dom Máximo Biennés, e deve reunir cerca de 120 professores que atuam em creches e pré-escolas do município.

A proposta busca fortalecer as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, considerando o brincar e as interações como elementos essenciais para o desenvolvimento das crianças. O curso também reforça os princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhecem o brincar como eixo central do processo de aprendizagem.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, destacou a importância da formação continuada para a valorização dos profissionais da rede e para o aprimoramento do ensino ofertado às crianças.

Segundo Piovesan, investir na qualificação dos professores é fortalecer a educação desde a primeira infância. “Quando proporcionamos momentos de estudo, reflexão e troca de experiências, garantimos mais qualidade no atendimento às nossas crianças e valorizamos o papel fundamental dos educadores na construção do aprendizado”, afirmou o secretário.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Gattass, ressaltou que a temática escolhida contribui diretamente para o desenvolvimento integral das crianças. “Brincar é muito mais do que entretenimento. O jogo e a ludicidade são ferramentas pedagógicas essenciais para estimular a criatividade, a socialização, a autonomia e o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças pequenas”, enfatizou Luciana.

A formação será ministrada pelo professor doutor Riller Silva Riverdito, docente da Universidade do Estado de Mato Grosso, onde atua como coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNEMAT). Reconhecido por sua atuação acadêmica, o professor possui trajetória voltada às áreas de corpo, movimento, ludicidade e desenvolvimento humano.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Prefeitura de Cáceres realiza campanha de vacinação antirrábica neste sábado,13, no Setor 2

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, realiza neste sábado, dia 13 de junho, das 8h às 16h, mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica no município.

A imunização é gratuita e destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade. Neste primeiro final de semana, a vacinação acontecerá no Setor 2 da cidade, mas a Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os setores serão atendidos ao longo da campanha.

O coordenador municipal de Vigilância em Saúde, Giullliano Garcia, destacou a importância da participação dos tutores. “Chegou a hora de proteger quem a gente ama. A vacina antirrábica é uma dose de cuidado, carinho e segurança para cães, gatos e também para toda a família”, afirmou Giullliano.

O secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, reforçou que a campanha integra o trabalho preventivo desenvolvido pela Prefeitura. “A vacinação antirrábica é uma medida essencial de saúde pública. Por isso, orientamos os tutores a levarem seus animais aos pontos de vacinação. É uma ação simples, gratuita e muito importante para manter Cáceres protegida”, declarou o secretário.

A Prefeitura orienta que os animais sejam conduzidos com segurança. Cães devem estar com coleira, guia e cães que ofereçam riscos a integridade dos agentes de  saúde e outros animais portar focinheira, e gatos, preferencialmente, em caixas de transporte ou sacos apropriados, para evitar fugas e acidentes.

Confira os pontos de vacinação do Setor 2:

Cavalhada 1 – EMEI Frei Grignion
Cavalhada 2 – Antigo Hospital O Bom Samaritano
Cavalhada 2 – Escola Municipal Rodrigues Fontes
Cavalhada 3 – Centro Múltiplo Uso
Cohab Nova – Praça da Igreja São João Batista
Jardim Padre Paulo – UBS Vista Alegre
Joaquim Murtinho – Igreja São Gonçalo
Massa Barro – Estacionamento do Supermercado Popular
Residencial Aeroporto – Comunidade Santa Clara
Vila Irene – Escola Municipal Vila Irene
Vila Nova – Estacionamento do Supermercado Barros

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite à população: neste sábado, leve seu cão ou gato ao ponto de vacinação mais próximo e contribua para uma cidade mais segura e protegida.

 

Por Esdras Crepaldi

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA