Cáceres
Prefeita Eliene recebe comitiva boliviana e reforça parceria em projetos de integração estratégica entre Cáceres e San Matias
Cáceres
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, recebeu em seu gabinete uma comitiva do município boliviano de San Matias, liderada pelo novo prefeito Dr. Johnny López, em um encontro articulado pelo vereador Flávio Negação. Durante a reunião, autoridades brasileiras e bolivianas reforçaram a importância da integração entre as cidades-gêmeas, destacando pautas estratégicas como infraestrutura, saúde, educação, logística e desenvolvimento econômico regional.
Em sua fala, a prefeita Eliene Liberato Dias destacou a necessidade de união política e institucional para viabilizar a pavimentação da ligação entre San Matias e San Ignacio de Velasco, considerada fundamental para fortalecer o comércio, garantir mais segurança na fronteira e impulsionar projetos estruturantes como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o aeroporto internacional em Cuiabá e o intercâmbio econômico entre Brasil e Bolívia. A prefeita ainda ressaltou que Cáceres está pronta para colaborar tecnicamente e institucionalmente com San Matias, especialmente nas áreas da saúde e da integração logística regional. Assuntos importantes como educação e segurança foram amplamente debatidos.
O vereador Flávio Negação enfatizou a importância econômica da relação entre Cáceres e a Bolívia, afirmando que cerca de 50% da movimentação financeira dos matieños está diretamente ligada ao comércio cacerense. Segundo ele, a futura ligação asfaltada entre San Matias e San Ignácio poderá transformar a região em um grande corredor logístico internacional, favorecendo projetos como a ZPE, o porto, a ferrovia e a integração com a rota bioceânica. O parlamentar também defendeu o fortalecimento da cooperação em áreas como saúde, esporte e educação, inclusive com a possibilidade da implantação do ensino de espanhol na rede municipal devido à característica fronteiriça da região.
Já o prefeito eleito de San Matias, Jhonny López, agradeceu o acolhimento da Prefeitura de Cáceres e reconheceu o apoio histórico do município brasileiro, especialmente na área da saúde. López afirmou que muitos pacientes bolivianos foram salvos graças ao suporte hospitalar oferecido por Cáceres, diante das dificuldades estruturais enfrentadas em San Matias. O gestor boliviano também destacou a expectativa pela construção da estrada entre San Matias e San Ignacio de Velasco, considerada prioridade pelo governo departamental de Santa Cruz, além da necessidade urgente da implantação de um hospital de segundo nível para atender a população da região fronteiriça.
O presidente da Câmara de Vereadores de San Matias, Denis Henry, também agradeceu o apoio permanente oferecido por Cáceres ao povo boliviano nas áreas de saúde, educação e esporte. Ele ressaltou que San Matias enfrenta dificuldades históricas e sentimento de abandono por parte do governo nacional boliviano, mas destacou o potencial econômico da região, especialmente na produção de gás, ureia e no turismo ambiental do Pantanal Boliviano. Dennis Henry defendeu ainda uma maior integração econômica e educacional entre Mato Grosso e a Bolívia, incluindo parcerias universitárias e projetos industriais que possam beneficiar toda a região de fronteira.
Para o Cônsul da Bolívia em Cáceres, David Pérez Rapu, o encontro e a aproximação entre o novo prefeito de San Matias, vereadores e lideranças de ambos os países representam um momento histórico para o fortalecimento das relações entre Brasil e Bolívia na região de fronteira. Segundo ele, a união entre as cidades-gêmeas amplia as possibilidades de cooperação nas áreas da saúde, educação, comércio e infraestrutura, consolidando Cáceres e San Matias como importantes polos de integração e desenvolvimento regional.
Participaram ainda da reunião vereadores bolivianos, o vice-prefeito Luiz Landim, a vereadora Valdeníria Dutra, os secretários municipais de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, de Educação Fransérgio Piovesan e Assuntos Estratégicos Rubens Macedo. O Coronel Adão César , Comandante Regional da Polícia Militar e Poliana Correa, dos Direitos Humanos.
Esdras Crepaldi / DRT 940 MT
Cáceres
Prefeitura abre pocesso para exploração de espaço para bebidas do 43º FIPe
A Presidente da Comissão Organizadora do 43º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPe, Sra. Alessandra Castilho Paiva Paulino, Secretária Municipal de Turismo e Cultura, instituído pelo Decreto Municipal nº 335 de 10 de junho de 2026, a Comissão de Seleção instituída pelo Decreto nº 336 de 10 de junho de 2026 torna Público que no dia 19 de junho de 2026, às 15:00 horas horário oficial de MT, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Cáceres, serão recebidos documentos e propostas de pessoas jurídicas que pretendam participar do PROCESSO DE SELEÇÃO PUBLICA PARA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DE ESPAÇOS VINCULADOS AO FIPE 2026, COM EXCLUSIVIDADE NO SEGMENTO DE BEBIDAS, entre os dias 03 a 05 de julho de 2026, durante o período de realização do 43º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPe, sujeitando-se às disposições da Lei Orgânica do Município de Cáceres-MT, Lei nº 9.366/98, de acordo com as condições estabelecidas no presente Edital.
-
Política3 dias atrásGoverno amplia crédito para motociclistas de aplicativos
-
Política1 dia atrásLula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo
-
Política5 dias atrásRelator vai apresentar na semana que vem parecer sobre mudanças no Código de Trânsito
-
Política4 dias atrásCarolina Costa explica atuação do Programa Anjos da Escola no Lucas em Debate
-
Política4 dias atrásParlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita
-
Esportes6 dias atrásMarquinhos empata com Leão e Ronaldo em número de jogos pela Seleção
-
Entretenimento5 dias atrásMari Gonzalez aposta em ensaio de lingerie e recebe chuva de elogios dos fãs: ‘Lindeza’
-
Política6 dias atrásPirataria aumenta informalidade e custos para a indústria, dizem especialistas em debate na Câmara
