Cáceres
Oportunidades – Sine Estadual oferta mais de 2.537 vagas de trabalho nesta semana
Cáceres

Assessoria
O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), está ofertando 2.537 vagas de emprego esta semana. Há oportunidades para jardineiro, frentista, auxiliar de linha de produção, barbeiro, caixa de supermercado, zelador, farmacêutico, entre outras vagas.
Em Cuiabá e Várzea Grande são 323 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas estão 46 vagas para servente de obras, 25 vagas para balanceiro, 24 vagas para auxiliar de linha de produção, 15 auxiliar operacional de logística, 14 vagas para operador de vendas (lojas), 12 vagas para vendedor interno, 11 vagas para jardineiro, 11 vagas para montador de estruturas metálicas, oito vagas para auxiliar de logística, sete vagas para auxiliar de estoque, seis vagas para oficial de manutenção civil, seis vagas para eletricista, cinco vagas para mecânico de manutenção de aparelhos de refrigeração, duas vagas para pintor de obras, duas vagas para técnico de edificações, uma vaga para farmacêutico.
Também estão sendo ofertadas na Capital e em Várzea Grande 22 vagas para pessoas com deficiência (PCD), nas áreas de auxiliar administrativo, auxiliar de estoque, auxiliar de limpeza, auxiliar de linha de produção, oficial de manutenção e operador de caixa.
A unidade de Nova Mutum (242 km de Cuiabá) divulgou 247 oportunidades profissionais nesta semana. São 200 vagas para operador de processo de produção, 12 vagas para alimentador de linha de produção, 12 vagas para consultor de vendas, quatro vagas para auxiliar de linha de produção, três vagas para assistente de vendas, duas vagas para ajudante de eletricista, duas vagas para auxiliar de cozinha, duas vagas para auxiliar de lavanderia, duas vagas para auxiliar de limpeza, uma vaga para agente de pátio, uma vaga para técnico de segurança do trabalho, uma vaga para técnico em instalação de sistemas ópticos, entre outras vagas de trabalho.
O município de Barra dos Garças (520 km de Cuiabá) divulgou 175 oportunidades nesta semana. Entre as vagas estão 30 vagas para ajudante de eletricista, 15 vagas para desossador, 12 vagas para auxiliar de cozinha, 10 vagas para caixa de supermercado, cinco vagas para repositor em supermercado, quatro vagas para fiscal de prevenção de perdas, quatro vagas para empregado doméstico nos serviços gerais, três vagas para mestre de obras, duas vagas para técnico de segurança do trabalho, uma vaga para barbeiro, uma vaga para zelador.
Em Diamantino (182 km de Cuiabá) outras 125 vagas foram disponibilizadas, sendo elas: 100 vagas para operador de processo de produção, três vagas para vaqueiro, três vagas para frentista, duas vagas para borracheiro, duas vagas para coletor de lixo domiciliar, duas vagas para moleiro de cereais (exceto arroz), uma vaga para borracheiro, uma vaga para técnico agrícola, uma vaga para auxiliar de padeiro, entre outras.
A lista detalhada e completa das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser acessada diariamente utilizando o Portal Emprega Brasil. As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas.
Seguro-desemprego
Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine-MT realiza serviço de habilitação do seguro-desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente.
Os interessados em alguma das vagas disponibilizadas podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais, facilitando os trâmites do atendimento.
Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é das 10h às 17h30. Acesse o anexo as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso.
Cáceres
Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes promove palestra sobre ansiedade e saúde mental para estudantes
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes, realizou uma ação educativa voltada à promoção da saúde mental e ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes. A atividade contou com a palestra “Ansiedade com Pré-Adolescentes”, ministrada por integrantes da Liga Acadêmica de Psiquiatria de Cáceres — LAPSIC, e envolveu alunos do 5º ano em um momento de aprendizado, reflexão e acolhimento.
A iniciativa integra o conjunto de ações desenvolvidas pela unidade escolar, que tem buscado fortalecer a formação integral dos estudantes, compreendendo que o cuidado emocional também faz parte do processo educativo. Durante a palestra, os acadêmicos abordaram temas como emoções, autocuidado, ansiedade, saúde mental e estratégias para lidar com situações de medo, insegurança e preocupação, utilizando uma linguagem acessível e adequada à faixa etária dos alunos.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, destacou a importância de promover ações que cuidem das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Segundo ela, iniciativas como essa contribuem para tornar o ambiente escolar mais acolhedor e favorável à aprendizagem. “Nossa gestão acredita que educar é também cuidar. Investir em ações que promovam a saúde emocional dos estudantes é fundamental para garantir um ambiente escolar mais acolhedor, saudável e favorável à aprendizagem. A Prefeitura de Cáceres continuará apoiando iniciativas que contribuam para o desenvolvimento integral de nossas crianças”, afirmou a prefeita.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, ressaltou que a Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes tem se destacado pela realização de projetos que valorizam não apenas o aprendizado, mas também a formação humana e cidadã dos estudantes. “A Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes tem desenvolvido um trabalho comprometido com a aprendizagem e com a formação cidadã dos estudantes. Esta ação demonstra a sensibilidade da equipe escolar em trabalhar temas atuais e necessários para a construção de um ambiente educacional mais acolhedor e saudável”, pontuou o secretário.
Para o diretor da unidade escolar, Arci Resende, a atividade faz parte de uma proposta pedagógica que busca olhar para o estudante em sua totalidade, considerando os aspectos cognitivos, sociais e emocionais. “Nossa escola entende que educar é cuidar do ser humano em sua totalidade. Por isso, buscamos promover ações que auxiliem nossos alunos a compreenderem suas emoções, desenvolverem a autoestima e construírem relações saudáveis. Ficamos muito felizes com a participação dos acadêmicos da LAPSIC e com o envolvimento dos nossos estudantes”, destacou.
O coordenador pedagógico da escola, Antonio Mendes, também reforçou o compromisso da unidade com uma educação mais humanizada, voltada ao bem-estar dos alunos. Segundo ele, a palestra surgiu da percepção da equipe pedagógica sobre a importância de abordar a saúde mental ainda na infância e na pré-adolescência. “A Escola Dr. José Rodrigues Fontes tem assumido o compromisso de promover uma educação humanizada, que considera as necessidades emocionais dos estudantes. Esta palestra surgiu da percepção da equipe pedagógica sobre a importância de discutir saúde mental desde a infância, criando espaços de escuta, diálogo e orientação”, explicou.
A professora do 5º ano, Lucélia Machado, avaliou a atividade como um momento enriquecedor para a turma. Ela destacou que os estudantes participaram ativamente, fizeram perguntas e demonstraram interesse pelo tema. “Foi um momento muito rico. Os alunos se sentiram à vontade para perguntar, compartilhar experiências e refletir sobre seus sentimentos. A temática despertou muito interesse e certamente contribuirá para o desenvolvimento emocional da turma”, observou a professora.
Representando a Liga Acadêmica de Psiquiatria de Cáceres, o acadêmico de Medicina Alaf Diego destacou a receptividade da comunidade escolar e a importância da aproximação entre universidade e escola. “Nosso objetivo foi mostrar aos estudantes que sentir ansiedade é algo que pode acontecer com qualquer pessoa e que existem formas saudáveis de compreender e lidar com essas emoções. Falar sobre saúde mental desde a infância contribui para a prevenção de problemas futuros e fortalece a construção de relações mais saudáveis”, afirmou.
Universidade e escola unidas pela saúde mental
A Liga Acadêmica de Psiquiatria de Cáceres — LAPSIC atua na promoção da saúde mental junto à comunidade, por meio de ações educativas, escuta ativa, acolhimento e orientação sobre os serviços e órgãos de apoio disponíveis na rede de atenção à saúde.
A liga é coordenada pela psicóloga Prof.ª Tânia e pelo psiquiatra Dr. Leonardo, sendo presidida pelos acadêmicos de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso — UNEMAT, André Luiz e Alaf Diego.
Como parte das atividades de extensão universitária, a LAPSIC tem desenvolvido ações em escolas do município, promovendo diálogos com pré-adolescentes e adolescentes sobre saúde mental. Os encontros abordam temas como reconhecimento dos sinais de ansiedade, estratégias de autorregulação emocional, fortalecimento da autoestima, construção da identidade e a importância de buscar ajuda quando necessário.
A adolescência e a pré-adolescência são fases marcadas por intensas transformações biológicas, psicológicas e sociais. Nesse contexto, oferecer informação de qualidade e criar espaços seguros de acolhimento e escuta são medidas fundamentais para o desenvolvimento saudável dos estudantes e para a prevenção do sofrimento psíquico.
A ação realizada na Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes reafirma o compromisso da Prefeitura de Cáceres, da Secretaria Municipal de Educação, da comunidade escolar e da Universidade do Estado de Mato Grosso com uma educação humanizada, inclusiva e comprometida com a formação integral dos alunos, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o cuidado com a saúde física, emocional e social das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.
-
Cultura7 dias atrásComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
-
Política7 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
-
Opinião7 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
-
Mato Grosso7 dias atrásCompromisso com o meio ambiente: Conheça as ações do Poder Judiciário de Mato Grosso
-
Polícia6 dias atrásForça Tática conduz três pessoas e apreende 169 tabletes de maconha em Várzea Grande
-
Cáceres5 dias atrásSeis mortos e dois sobreviventes no acidente na MT-358, que vitimou o professor Vitérico Maluf e sua esposa Jucineide
-
Cuiabá4 dias atrásMutirão Fiscal segue em Cuiabá com descontos de até 95% em juros e multas
-
Cáceres5 dias atrásPRF apreende Toyota Hilux com sinais de adulteração na BR‑070 em Cáceres (MT)
