Cáceres
Escola Municipal Doutor José Rodrigues Fontes promove Semana do Brincar e reforça o desenvolvimento integral das crianças
Cáceres
A Escola Municipal Doutor José Rodrigues Fontes está realizando uma ampla programação pedagógica, cultural e recreativa por meio da Semana do Brincar 2026, iniciativa que valoriza o brincar como direito fundamental da infância e ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Desenvolvido em consonância com a Lei Municipal nº 3.172/2023, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o projeto envolve alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em atividades que unem aprendizagem, ludicidade, socialização e fortalecimento dos vínculos escolares.
A programação foi elaborada pelo coordenador pedagógico professor Antônio Carlos de Jesus Mendes e inclui brincadeiras tradicionais, jogos cooperativos, oficinas de brinquedos recicláveis, circuitos motores, atividades culturais, dramatizações, rodas de conversa e diversas práticas voltadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social das crianças.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com uma educação mais acolhedora e significativa. “Investir no brincar é investir no desenvolvimento integral, na socialização e na formação cidadã dos nossos estudantes. A Semana do Brincar representa um compromisso com a infância e com uma educação cada vez mais humanizada”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, ressaltou que o projeto está alinhado às diretrizes educacionais da rede municipal. “Estamos fortalecendo práticas pedagógicas que dialogam diretamente com a BNCC e com a legislação municipal, promovendo experiências que tornam a aprendizagem mais significativa e prazerosa para nossas crianças”, destacou.
Para o diretor da unidade escolar, Arci Resende, a participação dos estudantes e da comunidade escolar tem transformado a semana em um momento especial de integração. “A escola vive dias marcados pela alegria, interação e participação dos alunos. O projeto fortalece vínculos e contribui para um ambiente ainda mais acolhedor e educativo”, observou.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Crepaldi, enfatizou que o brincar deve ser compreendido como uma estratégia pedagógica estruturante, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. “Projetos como este contribuem diretamente para o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas previstas na BNCC”, pontuou.
Ane Amorim, coordenadora pedagógica da unidade, também destacou os resultados observados durante as atividades. “Percebemos avanços significativos na interação, na criatividade, na cooperação e na autoestima das crianças. O envolvimento dos estudantes demonstra a importância de experiências pedagógicas que valorizem o brincar”, afirmou.
Autor do projeto, o coordenador pedagógico Antonio Mendes explicou que a proposta busca resgatar a cultura do brincar e fortalecer práticas educativas humanizadas. “A Semana do Brincar vai além das atividades recreativas. Ela promove convivência, inclusão, identidade, cultura e aprendizagem significativa, reafirmando o direito de toda criança de brincar e aprender em um ambiente acolhedor e participativo”, destacou.
As professoras Erica Patrícia e Isla Ferreira também ressaltaram os benefícios das atividades para o desenvolvimento infantil.
Segundo Erica Patrícia, o entusiasmo demonstrado pelos estudantes durante as brincadeiras evidencia como o brincar favorece a aprendizagem e fortalece os vínculos afetivos dentro da escola.
Já Isla Ferreira observou que as experiências vivenciadas ao longo da semana estimulam a imaginação, a criatividade, o respeito e a convivência, deixando marcas positivas na trajetória escolar das crianças.
Cáceres
Prefeitura abre pocesso para exploração de espaço para bebidas do 43º FIPe
A Presidente da Comissão Organizadora do 43º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPe, Sra. Alessandra Castilho Paiva Paulino, Secretária Municipal de Turismo e Cultura, instituído pelo Decreto Municipal nº 335 de 10 de junho de 2026, a Comissão de Seleção instituída pelo Decreto nº 336 de 10 de junho de 2026 torna Público que no dia 19 de junho de 2026, às 15:00 horas horário oficial de MT, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Cáceres, serão recebidos documentos e propostas de pessoas jurídicas que pretendam participar do PROCESSO DE SELEÇÃO PUBLICA PARA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DE ESPAÇOS VINCULADOS AO FIPE 2026, COM EXCLUSIVIDADE NO SEGMENTO DE BEBIDAS, entre os dias 03 a 05 de julho de 2026, durante o período de realização do 43º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPe, sujeitando-se às disposições da Lei Orgânica do Município de Cáceres-MT, Lei nº 9.366/98, de acordo com as condições estabelecidas no presente Edital.
-
Política3 dias atrásGoverno amplia crédito para motociclistas de aplicativos
-
Política1 dia atrásLula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo
-
Política5 dias atrásRelator vai apresentar na semana que vem parecer sobre mudanças no Código de Trânsito
-
Política4 dias atrásParlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita
-
Política4 dias atrásCarolina Costa explica atuação do Programa Anjos da Escola no Lucas em Debate
-
Entretenimento5 dias atrásMari Gonzalez aposta em ensaio de lingerie e recebe chuva de elogios dos fãs: ‘Lindeza’
-
Esportes6 dias atrásMarquinhos empata com Leão e Ronaldo em número de jogos pela Seleção
-
Política6 dias atrásPirataria aumenta informalidade e custos para a indústria, dizem especialistas em debate na Câmara
