Cáceres
1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer fortalece construção do Plano Municipal de Esporte em Cáceres
Cáceres
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Conselho Municipal de Esportes, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizou no dia 7 de junho a 1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer de Cáceres – CMEL/CAC.
O evento foi realizado no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária da Unemat, e teve como tema “Esporte para aprender, participar e viver”.
A conferência teve como principal objetivo fortalecer a participação democrática e social na construção das políticas públicas de esporte e lazer no município. O encontro se consolidou como um espaço de escuta, diálogo e deliberação, voltado à avaliação da política esportiva local e à definição de diretrizes que irão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Esporte.
O documento será a base para o planejamento das ações do setor em Cáceres pelos próximos 10 anos, alinhado ao Plano Estadual de Esporte, mas contemplando também as demandas, características e necessidades da realidade local.
As discussões da conferência foram organizadas a partir de eixos temáticos construídos com base nas sugestões apresentadas pela população cacerense desde março de 2026, além das proposições debatidas durante a pré-conferência, realizada no dia 22 de maio. Os trabalhos tiveram como referência os níveis de prática esportiva previstos na Lei Geral do Esporte: formação esportiva, excelência esportiva e esporte para toda a vida.
A programação foi estruturada em três eixos principais: Gestão, Governança e Participação Social no Esporte; Esporte, Formação, Educação e Inclusão Social; e Infraestrutura, Alto Rendimento e Desenvolvimento Econômico do Esporte.
A participação dos presentes foi organizada em três categorias: delegados, com direito a voz e voto; convidados, com direito à voz; e observadores, sem direito a voz e voto.
De acordo com o presidente da CMEL 2026, professor João Carlos Martins Bressan, a conferência representou um momento decisivo para consolidar as contribuições apresentadas ao longo do processo participativo. “Esta conferência permitiu reunir e alinhar, de forma qualificada, as proposições que começaram a ser apresentadas ainda nos primeiros meses do ano e que tiveram uma etapa importante na pré-conferência do dia 22 de maio. Agora, essas contribuições irão compor a primeira minuta do Plano Municipal de Esporte”, destacou Bressan.
O professor explicou ainda que, após essa etapa, a minuta será submetida ao Conselho Municipal de Esporte em uma reunião aberta, com caráter deliberativo, para posterior encaminhamento à Câmara Municipal, onde deverá ser apreciada em forma de lei. “Estamos fortalecendo o Conselho, o Fundo e o Plano Municipal de Esporte, formando o chamado CPF do esporte. Esse é um passo importante para que Cáceres avance na organização das políticas públicas da área e esteja preparada para participar, com maior representatividade, das próximas conferências estaduais e de outros espaços de discussão”, completou Bressan.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Cristiano Neves, ressaltou que a realização da conferência marca um avanço importante no planejamento do setor esportivo no município. “Abrimos um espaço democrático para que atletas, professores, gestores, entidades, comunidades e toda a sociedade pudessem contribuir com o futuro do esporte e do lazer em Cáceres. O esporte é inclusão, saúde, cidadania e qualidade de vida”, afirmou o secretário.
Pra Neves a 1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas participativas, inclusivas e alinhadas às necessidades da população, valorizando o esporte e o lazer como direitos de todos e instrumentos de transformação social.
Esdras Crepaldi / DRT 940-MT
Cáceres
Prefeitura de Cáceres e Polícia Militar celebram formatura de mais de 600 alunos no PROERD
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou de mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), iniciativa desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com as escolas e as famílias.
A solenidade de formatura foi realizada na noite da última terça a-feira (23), no Ginásio de Esportes da Unemat, na Cidade Universitária, e reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, pais, familiares, profissionais da educação, autoridades e convidados.
O evento marcou a conclusão da formação de mais de 600 alunos do 5º ano de oito escolas da rede municipal de ensino. A entrada dos estudantes uniformizados emocionou o público e deu um tom ainda mais especial à cerimônia.
Prestigiaram a solenidade o prefeito em exercício Luiz Landim, a coordenadora da SME Luciana Gattass Crepaldi que representou o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a juíza criminal Rayssa da Silva Santos Amaral, além de autoridades militares e representantes da sociedade civil.
O PROERD tem como principal objetivo orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e da violência, promovendo valores como respeito, responsabilidade, disciplina, autocuidado e convivência saudável.
A coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Gattass, destacou que o programa fortalece o trabalho desenvolvido nas escolas e contribui para a formação integral dos estudantes. “Hoje celebramos a concretização de uma parceria muito importante, com a formação de mais de 600 alunos da nossa rede municipal. O PROERD vai além da prevenção às drogas. Ele trabalha valores fundamentais, como respeito, disciplina, autocuidado e convivência saudável. É uma ação que complementa nossa proposta educacional e oferece conteúdos significativos para a vida dos nossos estudantes”, afirmou Luciana.
O prefeito em exercício Luiz Landim também ressaltou a relevância do programa e classificou a formatura como um momento marcante para Cáceres. “O PROERD é um projeto extraordinário, porque ajuda nossas crianças e adolescentes a compreenderem a importância de fazer boas escolhas e adotarem hábitos saudáveis. Ao concluírem essa formação, vocês levam para a vida a capacidade de dizer não às drogas e a tudo aquilo que possa prejudicar a saúde, a família e a convivência em sociedade”, declarou.
Landim também deixou uma mensagem aos pais e responsáveis, reforçando que a presença da família é indispensável no processo de formação dos filhos. “O amor, o cuidado e o acompanhamento dos pais fazem toda a diferença. A escola e a Polícia Militar cumprem um papel importante, mas a família é a base de tudo”, completou.
Incentivador do PROERD em Cáceres, o comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, enalteceu a parceria com o município, com as escolas e com a sociedade cacerense. Segundo ele, trabalhar com crianças e adolescentes em ações preventivas é sempre gratificante, especialmente quando o foco é a valorização da vida e a construção de um futuro melhor.
Durante a cerimônia, alunos que se destacaram ao longo do programa receberam premiações como bicicletas, mochilas, camisetas e mascotes do PROERD. Os brindes foram patrocinados por parceiros como Grupo Juba, CONSEG e deputado estadual Valmir Moretto.
Representando a diretoria do Grupo Juba, o colaborador Aguinaldo do Carmo participou da solenidade e realizou a entrega de uma bicicleta a uma das alunas premiadas. Para Aguinaldo, apoiar iniciativas como o PROERD está em sintonia com as diretrizes de responsabilidade social do Grupo Juba.
Participaram da formatura alunos das escolas municipais José Rodrigues Fontes, Gabriel Pinto de Arruda, Duque de Caxias, Isabel Campos, Vila Irene, Vitória Régia, Jardim Guanabara e Tancredo Neves.
Esdras Crepaldi – DRT 940/MT
-
Política5 dias atrásLucas em Debate aborda impacto social do Projeto Construtores do Futuro em Lucas do Rio Verde
-
Política3 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política7 dias atrásLucas em Debate aborda prevenção às drogas e destaca avanços das políticas públicas em Lucas do Rio Verde
-
Política2 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política6 dias atrásDiálogo entre Câmara, Executivo e Sintep garante manutenção de cargos no Projeto de Lei Complementar 03
-
Política20 horas atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Esportes7 dias atrásGoverno quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027
-
Política5 dias atrásProjeto que reconhece Associação Luverdense de BMX como entidade de Utilidade Pública avança na Câmara Municipal
