Cidades
SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste
Cidades
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.
Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.
“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.
A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.
“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.
Cáceres
Prefeitura entrega obra de pintura e troca completa do telhado da Escola Santo Antônio do Caramujo
Legenda: Prefeitura faz reforma de telhado e pintura na escola do Caramujo
Autor da Foto: Ronivon Barros
A Prefeitura realizou uma ampla reforma na Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo, garantindo mais segurança, conforto e um ambiente renovado para alunos, professores e toda a comunidade escolar. A principal intervenção foi a substituição completa do telhado, incluindo a troca de todo o madeiramento, que agora é totalmente novo, proporcionando mais tranquilidade para o funcionamento da unidade.
Além da reforma estrutural, a escola também recebeu uma série de melhorias, como a troca de portas, maçanetas e cerâmicas quebradas, além de outros pequenos reparos que contribuíram para a revitalização do prédio. A pintura interna e externa foi totalmente renovada, assim como os desenhos pedagógicos que fazem parte dos espaços destinados à Educação Infantil, tornando o ambiente mais acolhedor e estimulante para as crianças.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, destacou que os investimentos refletem o compromisso da administração com a valorização da educação e com a oferta de uma estrutura adequada para estudantes e profissionais da rede municipal. Ele também agradeceu ao coordenador de Infraestrutura Escolar, Orisvaldo José, e a toda a equipe pelo empenho e pela excelência na execução dos serviços.
O prefeito em exercício, Luiz Landim, que é morador do Distrito de Caramujo, ressaltou a satisfação em acompanhar a entrega de uma obra tão importante para a comunidade. Segundo ele, investir na melhoria das escolas é investir no futuro das crianças e no desenvolvimento do município.
Concluindo, a diretora da Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo, Tereza Cristina, agradeceu à administração municipal e o secretário de Educação, Fransérgio Piovesan, pelas melhorias realizadas e destacou que a reforma representa um grande avanço para a unidade escolar, oferecendo um espaço mais seguro, bonito e adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Esdras Crepaldi DRT 940 MT
-
Política3 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política6 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política1 dia atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Esportes6 dias atrásTV Brasil transmite Sodiê Mesquita x Unimed Campinas no domingo
-
Cidades6 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
