Cidades
Entrega de 754 moradias marca novo capítulo da habitação em Primavera do Leste
Cidades
A Prefeitura de Primavera do Leste participou, na manhã desta sexta-feira (26), da cerimônia de entrega de 754 moradias do Residencial Jardim dos Ipês I, um dos maiores empreendimentos habitacionais já realizados no município. A iniciativa representa mais um importante avanço na redução do déficit habitacional e garante dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias primaverenses.
O Residencial Jardim dos Ipês I é resultado de uma parceria entre a Pacaembu Construtora, o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade FGTS, do Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal, o Governo de Mato Grosso, por meio do programa Ser Família Habitação, executado pela MT PAR, além da Prefeitura de Primavera do Leste.
Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Pacaembu Construtora, Fernando, reafirmou o compromisso da empresa com a entrega de empreendimentos de qualidade, destacando a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
“A Pacaembu segue comprometida em entregar empreendimentos habitacionais com infraestrutura completa, segurança e qualidade de vida para as famílias. Trabalhamos em conjunto com os governos para ampliar o acesso à moradia digna e transformar a realidade de milhares de brasileiros”, destacou.
Representando o Governo Federal, o secretário-adjunto do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, ressaltou a importância da cooperação entre União, estados e municípios para fortalecer a política habitacional brasileira.
“A retomada e o fortalecimento dos programas habitacionais demonstram o compromisso do Governo Federal em garantir moradia digna para as famílias brasileiras. Esse resultado só é possível graças ao trabalho conjunto entre os entes federativos e os parceiros envolvidos”, afirmou.
O diretor da MT PAR, Wener Santos, representando o Governo de Mato Grosso, destacou que o programa Ser Família Habitação tem ampliado significativamente o acesso das famílias mato-grossenses à casa própria por meio da união entre Estado, municípios e iniciativa privada.
Já o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, João Henrique da Cruz, enfatizou o papel da instituição financeira na operacionalização dos financiamentos e ressaltou que os subsídios oferecidos pelos governos Federal e Estadual foram determinantes para viabilizar a aquisição dos imóveis.
O prefeito Sérgio Machnic celebrou a entrega das moradias e destacou que a habitação continua sendo uma das prioridades da administração municipal. Segundo ele, o município trabalha para ampliar ainda mais a oferta de moradias populares nos próximos anos.
“Quando assumimos a gestão encontramos uma grande demanda habitacional. Hoje damos mais um passo importante para reduzir esse déficit, graças à união entre a Prefeitura, os vereadores, a Caixa Econômica, os governos Estadual e Federal e a iniciativa privada. Nosso objetivo é construir mais de cinco mil casas populares para tirar as famílias do aluguel e garantir mais dignidade para a população”, afirmou.
O prefeito também anunciou novos investimentos para atender os moradores do bairro.
“Aproveitamos ainda para ressaltar que aqui neste bairro teremos a construção de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) para atendimento à população, bem como uma escola que irá receber cerca de 400 estudantes. Dessa forma ampliamos ainda mais o nosso compromisso em atender à população primaverense”, destacou.
Entre os novos moradores, o sentimento era de emoção e gratidão. Após mais de 16 anos pagando aluguel, Mário recebeu as chaves da casa própria e comemorou a conquista.
“É a realização de um sonho. Foram 16, 17 anos pagando aluguel e agora chegou o momento de ter um lar para os meus filhos. Isso vai ajudar muito a nossa família. É uma felicidade enorme, só tenho a agradecer”, disse emocionado.
Com investimento superior a R$ 150 milhões, o Residencial Jardim dos Ipês I também impulsionou a economia local durante sua construção, gerando mais de 2.300 empregos diretos e indiretos. Além da entrega das moradias, o empreendimento representa um importante avanço no desenvolvimento urbano de Primavera do Leste, que segue investindo em infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida para acompanhar o crescimento do município.
Cidades
SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.
Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.
“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.
A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.
“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.
-
Política3 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política5 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política1 dia atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Entretenimento7 dias atrásTrabalho híbrido impulsiona a busca por mesas ergonômicas
-
Mato Grosso7 dias atrásFiscalização conjunta orienta clube social em Cuiabá sobre documentação e medidas de segurança
-
Polícia6 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
