Cidades
Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino
Cidades
O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em investimentos para a educação de Diamantino. Os recursos serão destinados à reforma da Escola Municipal Décio Furigo e à construção da nova Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, ampliando a infraestrutura da rede municipal de ensino.
Do valor total anunciado pelo Governo do Estado, R$15.889.957,02 serão investidos na construção da Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, que contará com 12 salas de aula, banheiros convencionais e infantis, além de dependências administrativas.
Já a Escola Municipal Décio Furigo receberá R$1.453.695,57 para a execução da reforma da unidade, com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para a comunidade escolar.
O prefeito Chico Mendes destacou que os investimentos representam mais um importante avanço para a educação do município e são resultado da parceria entre o governo municipal e o Governo do Estado.
“A educação é uma das nossas prioridades. Esses investimentos representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo uma nova escola moderna e a reforma de uma unidade importante para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições para toda a comunidade escolar.”
Os convênios foram formalizados junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), com a assinatura do governador em exercício, Otaviano Pivetta, da secretária de Estado de Educação, Flávia Emmanuelle de Souza Soares, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, e do prefeito Chico Mendes.
Cidades
Entrega de 754 moradias marca novo capítulo da habitação em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste participou, na manhã desta sexta-feira (26), da cerimônia de entrega de 754 moradias do Residencial Jardim dos Ipês I, um dos maiores empreendimentos habitacionais já realizados no município. A iniciativa representa mais um importante avanço na redução do déficit habitacional e garante dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias primaverenses.
O Residencial Jardim dos Ipês I é resultado de uma parceria entre a Pacaembu Construtora, o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade FGTS, do Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal, o Governo de Mato Grosso, por meio do programa Ser Família Habitação, executado pela MT PAR, além da Prefeitura de Primavera do Leste.
Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Pacaembu Construtora, Fernando, reafirmou o compromisso da empresa com a entrega de empreendimentos de qualidade, destacando a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
“A Pacaembu segue comprometida em entregar empreendimentos habitacionais com infraestrutura completa, segurança e qualidade de vida para as famílias. Trabalhamos em conjunto com os governos para ampliar o acesso à moradia digna e transformar a realidade de milhares de brasileiros”, destacou.
Representando o Governo Federal, o secretário-adjunto do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, ressaltou a importância da cooperação entre União, estados e municípios para fortalecer a política habitacional brasileira.
“A retomada e o fortalecimento dos programas habitacionais demonstram o compromisso do Governo Federal em garantir moradia digna para as famílias brasileiras. Esse resultado só é possível graças ao trabalho conjunto entre os entes federativos e os parceiros envolvidos”, afirmou.
O diretor da MT PAR, Wener Santos, representando o Governo de Mato Grosso, destacou que o programa Ser Família Habitação tem ampliado significativamente o acesso das famílias mato-grossenses à casa própria por meio da união entre Estado, municípios e iniciativa privada.
Já o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, João Henrique da Cruz, enfatizou o papel da instituição financeira na operacionalização dos financiamentos e ressaltou que os subsídios oferecidos pelos governos Federal e Estadual foram determinantes para viabilizar a aquisição dos imóveis.
O prefeito Sérgio Machnic celebrou a entrega das moradias e destacou que a habitação continua sendo uma das prioridades da administração municipal. Segundo ele, o município trabalha para ampliar ainda mais a oferta de moradias populares nos próximos anos.
“Quando assumimos a gestão encontramos uma grande demanda habitacional. Hoje damos mais um passo importante para reduzir esse déficit, graças à união entre a Prefeitura, os vereadores, a Caixa Econômica, os governos Estadual e Federal e a iniciativa privada. Nosso objetivo é construir mais de cinco mil casas populares para tirar as famílias do aluguel e garantir mais dignidade para a população”, afirmou.
O prefeito também anunciou novos investimentos para atender os moradores do bairro.
“Aproveitamos ainda para ressaltar que aqui neste bairro teremos a construção de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) para atendimento à população, bem como uma escola que irá receber cerca de 400 estudantes. Dessa forma ampliamos ainda mais o nosso compromisso em atender à população primaverense”, destacou.
Entre os novos moradores, o sentimento era de emoção e gratidão. Após mais de 16 anos pagando aluguel, Mário recebeu as chaves da casa própria e comemorou a conquista.
“É a realização de um sonho. Foram 16, 17 anos pagando aluguel e agora chegou o momento de ter um lar para os meus filhos. Isso vai ajudar muito a nossa família. É uma felicidade enorme, só tenho a agradecer”, disse emocionado.
Com investimento superior a R$ 150 milhões, o Residencial Jardim dos Ipês I também impulsionou a economia local durante sua construção, gerando mais de 2.300 empregos diretos e indiretos. Além da entrega das moradias, o empreendimento representa um importante avanço no desenvolvimento urbano de Primavera do Leste, que segue investindo em infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida para acompanhar o crescimento do município.
-
Política3 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política5 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política1 dia atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Mato Grosso7 dias atrásFiscalização conjunta orienta clube social em Cuiabá sobre documentação e medidas de segurança
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Entretenimento7 dias atrásTrabalho híbrido impulsiona a busca por mesas ergonômicas
-
Polícia6 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
