Cidades
Prefeitura de Sinop entrega 35 equipamentos para fortalecer a agricultura familiar do município
Cidades
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quinta-feira (25) a entrega de 35 equipamentos para fortalecer a agricultura familiar do município. A solenidade ocorreu na sede da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs) e reuniu agricultores, representantes do Executivo, do Legislativo, lideranças rurais e entidades ligadas ao setor.
Os equipamentos beneficiarão associações e cooperativas da agricultura familiar, com foco na ampliação da capacidade de produção, na mecanização das pequenas propriedades e no incentivo à agroindustrialização. Entre os itens entregues estão 12 motocultivadores (tratoritos), 12 carretas simples (carretinhas), cinco trituradores de grãos secos, três despolpadeiras industriais de frutas, duas envasadoras/embaladoras automáticas e um perfurador de solo.
As entregas contemplaram entidades como a Associação Feira da Agricultura Familiar de Sinop (AFAFS), Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais de Sinop, Funvida Nossa Senhora de Fátima, Centro de Restauração de Vidas Ebenezer, Associação dos Feirantes de Sinop, Associação das Mulheres da Agricultura Familiar Loni Schumann, Associação Cantinho da Floresta, Associação Comunitária Rural Brígida, Associação de Mulheres Produtoras Rurais da Gleba Mercedes V e Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Gleba Mercedes V.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que os investimentos reforçam o trabalho desenvolvido pelo município em apoio aos pequenos produtores e reconheceu as parcerias firmadas para ampliar os investimentos no setor. “Muito importante essa entrega. São 12 implementos para a agricultura familiar, além de tudo que o município já tem conseguido destinar para a agricultura familiar. Sinop é uma cidade que tem vocação para pequenas propriedades. Então, existem muitas pessoas que sobrevivem e vivem do campo, além de produzir alimento de qualidade. A Prefeitura tem sempre focado em atender as demandas dessa classe e fortalecer o setor”, afirmou.
O vice-prefeito também agradeceu o apoio de parlamentares e do Governo do Estado na destinação de recursos para o município. “Agradeço ao Governo do Estado, ao deputado Dilmar Dal Bosco, aos deputados federais, como o Juarez Costa, ao senador Jayme Campos e ao ministro Carlos Fávaro, que têm sempre destinado recursos para infraestrutura, mas também para a agricultura em nível federal para o nosso município. É importante enaltecer o trabalho de todos em prol desse setor tão importante no nosso município, que deve se fortalecer cada vez mais para dar qualidade de vida ao campo, qualidade de vida na alimentação da população e renda, para que todos os nossos produtores se fortaleçam cada vez mais”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, explicou que parte dos equipamentos foi conquistada por meio de parceria com o Governo de Mato Grosso e outra parte foi adquirida com recursos próprios do município, resultado de economia realizada pela secretaria. “Nós estamos entregando hoje equipamentos que conquistamos junto ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco e junto à Secretaria de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso. São equipamentos para a futura indústria da agricultura familiar, na transformação da fruta em suco e polpa. Com recursos próprios, economizamos e, seguindo a determinação do prefeito Roberto e do vice-prefeito Paulinho, acabamos adquirindo 12 tratoritos com carretinha e enxada automática para atender os pequenos produtores rurais”, pontuou.
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco afirmou durante o evento que os investimentos na agricultura familiar cresceram nos últimos anos. “Primeiramente, agradeço a Deus a oportunidade de voltar aqui à nossa cidade de Sinop. Eu, atentamente, tenho colocado ao Governo do Estado de Mato Grosso a importância do investimento na agricultura familiar. Estou no quarto mandato e nunca tinha visto o Governo investir tanto na agricultura familiar. Nós já destinamos mais de R$ 800 milhões em entregas para a agricultura familiar nos 142 municípios de Mato Grosso. Para mim, é importante quando o estado investe na agricultura familiar”, disse o deputado estadual.
O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Luis Carlos Cortes, ressaltou que os equipamentos representam um avanço para os cooperados. “Essa entrega é muito gratificante. Quando falamos em cooperativismo, isso vai dar uma importância grande para os nossos cooperados. Nós estamos com mais de 120 cooperados hoje na cooperativa. Para eles, essa entrega brilhou os olhos. A gente sempre gosta de fazer o bem para todo mundo. Outra questão também é agradecer a oportunidade do seu Roberto, do Paulinho e dos próprios vereadores, pelo esforço para buscar recursos para a agricultura familiar”, agradeceu.
O presidente da Câmara Municipal de Sinop, Moisés do Jardim do Ouro, destacou que a aquisição dos motocultivadores ocorreu com recursos próprios da Prefeitura e reforçou o impacto dos equipamentos para os pequenos produtores. “O recurso para a entrega desses 12 tratoritos é recurso próprio da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Uma economia de R$ 170 mil possibilitou a compra dos 12 tratoritos. Isso vai trazer uma agilidade muito maior para o pequeno agricultor. Parece uma ação pequena, um tratorito desse parece pouca coisa, mas não é pouco. Para quem está lá na ponta, isso fomenta a agricultura familiar. Parabéns a todos os envolvidos que possibilitaram atender hoje essas comunidades, que representam vários moradores e vários pequenos produtores da agricultura”, afirmou o vereador.
Confira mais fotos dessa importante entrega: https://www.flickr.com/photos/prefeituradesinop/albums/72177720334398638
Cáceres
Mato Grosso é nova fronteira para a exploração de terras raras

A Autarquia Águas do Pantanal vem a público esclarecer as informações veiculadas recentemente na imprensa local sobre a Audiência Pública do Projeto de Lei nº 011/2026. O projeto trata da autorização para contratação de crédito (Novo PAC) voltada à histórica e urgente ampliação do sistema de esgotamento sanitário em nosso município.
O debate público é legítimo e necessário. No entanto, para que a população cacerense não seja induzida em erro por recortes isolados e tendenciosos, é imprescindível que os fatos sejam apresentados em sua totalidade, contemplando não apenas os questionamentos levantados, mas as respostas técnicas e documentais já fornecidas pela Autarquia.
- Transparência e Documentação na Câmara Municipal
Em relação às falas da controladora interna da Autarquia destacadas pela reportagem, que apontam suposta “ausência de planilhas e documentos”, a Águas do Pantanal esclarece de forma categórica: todos os documentos técnicos, financeiros, jurídicos e de viabilidade foram rigorosamente protocolados e estão à disposição do Legislativo e para toda população. Durante a própria audiência, a Diretora Executiva, Samara Brant Ferreira, foi contundente ao demonstrar os documentos anexados ao projeto de lei originário, assim como os documentos juntados por ocasião da diligência atendida, e que a Autarquia não tem absolutamente nada a esconder. Essa transparência foi confirmada publicamente pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Franco Valério, que atestou que o material foi entregue e se encontra disponível no sistema da Câmara Municipal para análise de todos os parlamentares e demais interessados.
- Sem repasse na tarifa de água e de esgoto.
É fundamental tranquilizar a população quanto ao impacto financeiro: o valor do empréstimo não será embutido na tarifa. A operação de crédito possui destinação vinculada e exclusiva para a infraestrutura de esgotamento sanitário, cuja parcela do financiamento será custeada com recursos próprios do Município, titular do serviço público de saneamento, cuja equipe municipal de finanças já havia apresentado dois pareceres técnicos atestando a capacidade de pagamento, sendo atestado pela equipe técnica da Caixa Econômica Federal Gigov – Cuiabá.
O cidadão só passará a pagar pela tarifa de esgoto de forma justa e legal: após a conclusão da rede, no momento em que o seu imóvel for efetivamente interligado ao novo sistema, usufruindo da coleta e do tratamento adequados.
- O déficit de 7% e a urgência da saúde pública
Hoje, Cáceres conta com apenas 7% de esgoto tratado, um índice inaceitável que afeta o Rio Paraguai, o solo e, principalmente, a saúde das famílias e desvaloriza os imóveis. A primeira etapa deste projeto prevê a construção de 100 km de redes coletoras, atendendo cerca de 28% da cidade. Como explicou detalhadamente o funcionário efetivo da Autarquia, o engenheiro sanitarista Mauri Queiroz de Menezes Junior na mesma audiência pública, trata-se de um projeto estruturado e embasado.
Nas palavras da diretora Samara Brant: “A cada R$ 1 investido em saneamento básico, R$ 4 são economizados na saúde. Todo cidadão merece ter uma vida de qualidade por meio do acesso ao esgoto tratado.” Não aprovar ou atrasar este avanço significa manter o município estagnado frente às metas nacionais de universalização do saneamento.
Compromisso com Cáceres
A Autarquia entende que toda contribuição ao debate é válida, mas repudia narrativas incompletas que geram pânico infundado. Seguiremos à inteira disposição da Câmara Municipal, dos órgãos de controle e de toda a imprensa para dialogar com responsabilidade. Mais do que uma obra de engenharia, o que está em jogo é a saúde, à dignidade humana e o futuro do meio ambiente de Cáceres.
Cáceres, 25 de junho de 2026.
Samara Brant Ferreira
Diretora Executiva da Autarquia Águas do Pantanal.
-
Política3 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política5 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política19 horas atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Entretenimento7 dias atrásTrabalho híbrido impulsiona a busca por mesas ergonômicas
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia6 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Entretenimento7 dias atrásCobertura digital amplia alcance do São João sergipano
