Cidades
Sala do Empreendedor orienta MEIs sobre oportunidades de negócios com o programa Contrata+Brasil
Cidades
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor, segue trabalhando na busca por novas oportunidades para os empreendedores do município. Uma das iniciativas divulgadas é o programa Contrata+Brasil, plataforma criada pelo Governo Federal para aproximar Microempreendedores Individuais (MEIs) dos órgãos públicos.
A ferramenta permite que prefeituras, governos estaduais e órgãos federais publiquem demandas de serviços, possibilitando que os MEIs apresentem propostas de forma simples, rápida e com menos burocracia. A proposta é ampliar as oportunidades de negócios, fortalecer a economia local e incentivar a participação dos pequenos empreendedores nas compras públicas.
Podem participar do programa os Microempreendedores Individuais com CNPJ ativo e situação regular. Entre os benefícios oferecidos estão a ampliação das oportunidades de prestação de serviços, acesso facilitado às demandas dos órgãos públicos e um processo simplificado de contratação.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça a importância de os empreendedores manterem a regularidade do MEI, incluindo o pagamento das guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), a entrega da Declaração Anual e a atualização dos dados cadastrais. Também é necessário possuir uma conta Gov.br ativa para acessar a plataforma.
A Sala do Empreendedor destaca que o programa representa uma importante oportunidade para geração de renda e fortalecimento dos pequenos negócios locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.
Os interessados podem buscar orientações diretamente na Sala do Empreendedor de Primavera do Leste ou acessar a plataforma Contrata+Brasil para conhecer mais detalhes sobre o funcionamento do programa e as oportunidades disponíveis.
Cidades
SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.
Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.
“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.
A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.
“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.
-
Política3 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política5 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política1 dia atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Mato Grosso7 dias atrásFiscalização conjunta orienta clube social em Cuiabá sobre documentação e medidas de segurança
-
Polícia6 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Esportes6 dias atrásTV Brasil transmite Sodiê Mesquita x Unimed Campinas no domingo
