Cidades
Sapataria Ortopédica da Prefeitura de Sinop amplia qualidade de vida da população
Cidades
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, oferece à população um serviço especializado que tem transformado a rotina de centenas de pacientes: a Sapataria Ortopédica Municipal. Instalada junto ao Centro Integrado de Atendimento (CIA) André Maggi, a unidade é referência em Mato Grosso na confecção de palmilhas, adaptações em calçados e órteses voltadas à prevenção de sequelas e à promoção da qualidade de vida.
O reconhecimento do trabalho desenvolvido em Sinop ultrapassa os limites do município. Recentemente, uma equipe de Primavera do Leste – MT esteve na cidade para conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da sapataria, que já soma mais de seis anos de atuação e ultrapassou a marca de mil pacientes atendidos.
O fisioterapeuta e coordenador da Sapataria, Paulo Beger, explica que o serviço atende pacientes com diferentes necessidades ortopédicas, priorizando a prevenção de complicações futuras. “A gente faz palmilhas e adaptações em alguns calçados, visando a prevenção e evitando que os pacientes tenham sequelas. A princípio, o serviço atende pacientes com sequelas de hanseníase e diabéticos, mas também foi estendido para problemas ortopédicos”, explica.
Segundo ele, entre os casos mais frequentes estão pacientes com diferença no comprimento dos membros inferiores, que recebem palmilhas personalizadas para compensar essa alteração e melhorar a postura e a marcha.
Paulo explica que o serviço é gratuito e prestado a partir do encaminhamento das unidades de saúde. “Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde, por meio de documento emitido pelo médico ou pelo fisioterapeuta. O paciente vem até nós, fazemos a avaliação da situação do pé e, em seguida, confeccionamos a palmilha conforme a necessidade”, acrescentou.
Além das palmilhas, a unidade também confecciona adaptações em calçados e o aparelho conhecido como dorsoflexor, indicado para pacientes com o chamado “pé caído”. “A importância desse serviço para a população é a qualidade de vida. Em casos de hanseníase, por exemplo, conseguimos evitar amputações e outras sequelas. Com a palmilha, prevenimos complicações futuras. O dorsoflexor faz com que o paciente tenha uma marcha mais próxima do normal, evitando machucados e outros problemas ortopédicos”, destaca.
Atendimento rápido e melhora na rotina
O motorista profissional, Marcelo Aparecido, procurou a Sapataria Ortopédica após ser encaminhado pelo médico por sentir dores que comprometiam sua rotina de trabalho. “Eu senti muita dor no meu pé e fui encaminhado para cá para fazer a palmilha e aliviar essa dor. Como eu trabalho de motorista, é bem incômodo. Eu não conhecia o serviço. Pensei que ia demorar meses para conseguir a palmilha, mas, em menos de uma semana, já vou sair com ela. Espero que facilite o meu trabalho e que essa dor passe”, declarou.
Daniele Costa, técnica de enfermagem, também foi beneficiada pelo serviço. “Conheci a sapataria por meio da minha filha, que também precisou do atendimento. Eu não conseguia fazer a minha palmilha porque o custo no particular é muito alto. Trabalho 12 horas em pé e isso estava prejudicando muito o meu joelho e a minha coluna. O projeto é excelente para a população e muito importante para quem não tem condições de pagar por esse tratamento”, revelou.
Ela ainda destaca a importância da continuidade do serviço para ampliar o acesso da população. “O projeto é excelente para o município, principalmente para a população que não tem condições de estar adquirindo a palmilha, que possui um custo muito caro, por isso é importante continuar o apoio dos vereadores, da Prefeitura. Eu não conhecia esse atendimento e vou indicar para outras pessoas. Como trabalho na área da saúde, sei o quanto esse tipo de serviço faz diferença. Com a palmilha, espero melhorar as dores e conseguir continuar trabalhando com mais qualidade de vida”, concluiu.
Cidades
Entrega de 754 moradias marca novo capítulo da habitação em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste participou, na manhã desta sexta-feira (26), da cerimônia de entrega de 754 moradias do Residencial Jardim dos Ipês I, um dos maiores empreendimentos habitacionais já realizados no município. A iniciativa representa mais um importante avanço na redução do déficit habitacional e garante dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias primaverenses.
O Residencial Jardim dos Ipês I é resultado de uma parceria entre a Pacaembu Construtora, o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade FGTS, do Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal, o Governo de Mato Grosso, por meio do programa Ser Família Habitação, executado pela MT PAR, além da Prefeitura de Primavera do Leste.
Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Pacaembu Construtora, Fernando, reafirmou o compromisso da empresa com a entrega de empreendimentos de qualidade, destacando a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
“A Pacaembu segue comprometida em entregar empreendimentos habitacionais com infraestrutura completa, segurança e qualidade de vida para as famílias. Trabalhamos em conjunto com os governos para ampliar o acesso à moradia digna e transformar a realidade de milhares de brasileiros”, destacou.
Representando o Governo Federal, o secretário-adjunto do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, ressaltou a importância da cooperação entre União, estados e municípios para fortalecer a política habitacional brasileira.
“A retomada e o fortalecimento dos programas habitacionais demonstram o compromisso do Governo Federal em garantir moradia digna para as famílias brasileiras. Esse resultado só é possível graças ao trabalho conjunto entre os entes federativos e os parceiros envolvidos”, afirmou.
O diretor da MT PAR, Wener Santos, representando o Governo de Mato Grosso, destacou que o programa Ser Família Habitação tem ampliado significativamente o acesso das famílias mato-grossenses à casa própria por meio da união entre Estado, municípios e iniciativa privada.
Já o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, João Henrique da Cruz, enfatizou o papel da instituição financeira na operacionalização dos financiamentos e ressaltou que os subsídios oferecidos pelos governos Federal e Estadual foram determinantes para viabilizar a aquisição dos imóveis.
O prefeito Sérgio Machnic celebrou a entrega das moradias e destacou que a habitação continua sendo uma das prioridades da administração municipal. Segundo ele, o município trabalha para ampliar ainda mais a oferta de moradias populares nos próximos anos.
“Quando assumimos a gestão encontramos uma grande demanda habitacional. Hoje damos mais um passo importante para reduzir esse déficit, graças à união entre a Prefeitura, os vereadores, a Caixa Econômica, os governos Estadual e Federal e a iniciativa privada. Nosso objetivo é construir mais de cinco mil casas populares para tirar as famílias do aluguel e garantir mais dignidade para a população”, afirmou.
O prefeito também anunciou novos investimentos para atender os moradores do bairro.
“Aproveitamos ainda para ressaltar que aqui neste bairro teremos a construção de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) para atendimento à população, bem como uma escola que irá receber cerca de 400 estudantes. Dessa forma ampliamos ainda mais o nosso compromisso em atender à população primaverense”, destacou.
Entre os novos moradores, o sentimento era de emoção e gratidão. Após mais de 16 anos pagando aluguel, Mário recebeu as chaves da casa própria e comemorou a conquista.
“É a realização de um sonho. Foram 16, 17 anos pagando aluguel e agora chegou o momento de ter um lar para os meus filhos. Isso vai ajudar muito a nossa família. É uma felicidade enorme, só tenho a agradecer”, disse emocionado.
Com investimento superior a R$ 150 milhões, o Residencial Jardim dos Ipês I também impulsionou a economia local durante sua construção, gerando mais de 2.300 empregos diretos e indiretos. Além da entrega das moradias, o empreendimento representa um importante avanço no desenvolvimento urbano de Primavera do Leste, que segue investindo em infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida para acompanhar o crescimento do município.
-
Política3 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política5 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política4 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política1 dia atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Entretenimento7 dias atrásTrabalho híbrido impulsiona a busca por mesas ergonômicas
-
Mato Grosso7 dias atrásFiscalização conjunta orienta clube social em Cuiabá sobre documentação e medidas de segurança
-
Política4 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia6 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
