Search
Close this search box.

Cidades

Sinop alia crescimento acelerado à preservação ambiental e se consolida como referência em sustentabilidade

Publicado em

Cidades

O crescimento acelerado de Sinop tem consolidado o município como um dos principais polos de desenvolvimento de Mato Grosso. Ao mesmo tempo em que avança em infraestrutura, atrai investimentos e amplia sua capacidade econômica, a cidade mantém uma característica que se tornou referência: o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental.

Esse modelo de crescimento planejado posiciona Sinop em destaque nacional. Atualmente, o município ocupa a 14ª colocação entre as cidades mais arborizadas do Brasil e lidera o ranking em Mato Grosso, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.

A presença de parques, áreas verdes e espaços arborizados dentro do perímetro urbano tem sido um diferencial importante para o município. Além de contribuírem para a paisagem urbana, esses espaços exercem papel estratégico na regulação climática, preservação da biodiversidade e promoção do bem-estar social.

Segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Aline Magioni, as áreas verdes urbanas são fundamentais para a sustentabilidade das cidades. “As áreas verdes urbanas são elementos essenciais para o equilíbrio ambiental. Além do valor paisagístico e recreativo, elas prestam importantes serviços ecossistêmicos, como a regulação da temperatura, retenção de água da chuva, sequestro de carbono, redução da poluição atmosférica e sonora, além da conservação da biodiversidade”, destacou.

Aline explica que os benefícios também impactam diretamente a qualidade de vida da população. “Esses espaços promovem melhoria da saúde física e mental, incentivam a prática de atividades ao ar livre, aumentam o conforto térmico e valorizam os espaços urbanos. Do ponto de vista ambiental, funcionam como refúgios para a fauna, contribuem para a conectividade ecológica e ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas, mesmo em ambientes altamente urbanizados”, acrescentou.

Em Sinop, espaços como o Parque Florestal, o Jardim Botânico e outras áreas verdes integradas ao tecido urbano reforçam esse diferencial competitivo. Em uma cidade inserida em região de transição ecológica próxima ao Bioma Amazônico, preservar esses ambientes significa também proteger a biodiversidade local e fortalecer a identidade ambiental do município.

Além do aspecto ecológico, os parques urbanos são aliados no enfrentamento de desafios cada vez mais presentes nas cidades modernas, como ilhas de calor, drenagem urbana e qualidade do ar. “Os parques urbanos têm papel estratégico na adaptação às mudanças climáticas. A vegetação reduz a temperatura por meio do sombreamento e evapotranspiração, auxilia na infiltração da água no solo, reduz alagamentos e ainda funciona como habitat para fauna e flora. Também contribui para um ar mais limpo e saudável”, ressaltou a bióloga.

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, a preservação das áreas verdes é parte essencial da estratégia de desenvolvimento de Sinop. “Em Sinop, a preservação ambiental não é um obstáculo ao crescimento, mas um ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável. Espaços como o Parque Florestal, o Jardim Botânico e a Praça da Bíblia são fundamentais para manter o equilíbrio ambiental e garantir qualidade de vida à população”, afirmou.

Rúbia destaca que o município tem trabalhado para assegurar o uso consciente desses espaços, conciliando conservação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica. “Esses espaços promovem bem-estar, fortalecem a convivência social e também cumprem papel essencial na educação ambiental. Ao mesmo tempo, seguimos investindo em manejo técnico, zoneamento ambiental e parcerias com instituições de ensino e pesquisa para garantir que o uso público aconteça de forma equilibrada e sustentável”, pontuou.

Com planejamento urbano, políticas ambientais e investimentos em sustentabilidade, Sinop segue consolidando um modelo de cidade que cresce de forma organizada, preservando seus recursos naturais e fortalecendo sua posição como referência em desenvolvimento sustentável em Mato Grosso e no Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Seminário Regional fortalece alfabetização e destaca avanços da educação em Rondonópolis

Publicados

em

Rondonópolis recebeu nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, realizado no Espaço Tulipas. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, equipes técnicas e pedagógicas dos 14 municípios que compõem a regional, consolidando-se como um importante espaço de formação, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios.

A abertura contou com a presença do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior, que reforçaram o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e o fortalecimento do regime de colaboração.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário destacou a satisfação de receber representantes de toda a região e ressaltou que a escolha de Rondonópolis como município-sede é resultado do desempenho educacional alcançado nos últimos anos.

“Fico muito feliz em saber que fomos escolhidos como sede por causa da performance da educação do nosso município. Isso demonstra que os avanços conquistados são reconhecidos e refletem o trabalho conjunto de toda a nossa rede de ensino”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, Carlos Júnior apresentou resultados expressivos obtidos pela educação municipal, como o aumento do índice de alfabetização na idade certa, que passou de 60% para 76% no primeiro ano da atual gestão, além da evolução dos indicadores educacionais medidos pelo SAEB. Segundo ele, esses avanços são fruto do trabalho colaborativo entre gestores, professores, servidores e Governo do Estado.

“Tudo isso é resultado da colaboração. Trabalhando juntos, conseguimos alcançar resultados cada vez melhores para os nossos estudantes e para toda a educação de Rondonópolis”, destacou.

O prefeito Cláudio Ferreira enfatizou, na ocasião, a confiança depositada nos profissionais da educação municipal, reconhecendo o empenho de gestores, diretores e professores na construção dos resultados alcançados.

“Estamos vivendo um momento muito especial para a educação. Desde o início da nossa gestão, acreditamos nos profissionais da rede, confiamos no trabalho desenvolvido e continuamos colaborando para que a educação avance cada vez mais”, afirmou o prefeito.

A coordenadora municipal do ALFABETIZA-MT, Teina Nascimento Lopes, explicou que o seminário tem como principal objetivo promover a socialização de práticas exitosas em alfabetização e fortalecer as políticas públicas educacionais desenvolvidas em todo o estado.

“O objetivo do evento é a socialização e discussão das práticas exitosas em alfabetização, além do debate sobre a política pública educacional no estado de Mato Grosso, que tem colaborado e impulsionado a qualidade da educação, especialmente no que tange à alfabetização”, destacou.

Segundo a coordenadora, o encontro proporciona um momento de reflexão, troca de experiências e fortalecimento das ações que vêm contribuindo para o crescimento dos indicadores educacionais em Mato Grosso.
 

Ao longo do dia, gestores e educadores compartilharam experiências exitosas desenvolvidas nos municípios da regional, discutiram estratégias para aprimorar o processo de alfabetização e fortaleceram o regime de colaboração entre Estado e municípios.

O seminário reafirma, dessa forma, o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade, evidenciando que o trabalho colaborativo entre os diferentes entes federativos tem sido fundamental para impulsionar os resultados educacionais e garantir melhores oportunidades de aprendizagem para os estudantes mato-grossenses.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA