Cidades
Teatro, educação e cidadania marcam o encerramento da 21ª edição do FETRAN em Primavera do Leste
Cidades
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou nesta quinta-feira (18), o encerramento da 21ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN) – Etapa Araguaia. Durante toda a semana, o Teatro Municipal recebeu apresentações de estudantes e grupos de teatro do município, que levaram ao palco espetáculos voltados à conscientização sobre a segurança no trânsito, por meio da arte, da educação e da cidadania.
A programação teve início na última segunda-feira (15) e contou com apresentações de diversos grupos da Escola Municipal de Teatro, polos culturais, projetos sociais e instituições de ensino. O encerramento foi marcado pelo espetáculo “CHUÁ”, apresentado pelo Grupo Ponto Faces de Cultura, seguido da cerimônia de premiação, que reconheceu o talento e o empenho dos participantes. Ao todo, mais de 120 premiações foram entregues durante a etapa realizada em Primavera do Leste.
O prefeito Sergio Machnic destacou a importância da parceria entre o município e a Polícia Rodoviária Federal, ressaltando que o festival vai além das apresentações teatrais e contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes.
“É uma parceria da Polícia Rodoviária Federal com o município, por meio da Secretaria de Cultura. Isso é muito importante porque leva conhecimento às crianças e aos jovens. Muitas vezes, um adulto pode não ouvir outro adulto, mas presta atenção quando um filho ou um neto orienta. Quando educamos as crianças, elas também ajudam a conscientizar toda a família. Essa parceria é um caminho sem volta e continuará fortalecendo a educação e a cidadania em Primavera do Leste.”
O secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, ressaltou que o FETRAN demonstra a força da cultura como instrumento de transformação social e de formação cidadã.
“A cultura tem um papel fundamental na formação das nossas crianças e dos nossos jovens. O teatro emociona, ensina e desperta reflexões importantes. Receber mais uma edição do FETRAN em Primavera do Leste fortalece o compromisso da nossa gestão com a educação, com a valorização da cultura e com ações que fazem a diferença na vida das pessoas. Parabenizo todos os participantes, professores, famílias e a Polícia Rodoviária Federal por mais uma edição de sucesso.”
O chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Primavera do Leste, Márcio Junior agradeceu o apoio da Prefeitura e destacou o impacto social do projeto.
“Uma criança que participa de um projeto como este é uma criança que futuramente terá mais oportunidades e menos chances de seguir caminhos errados. Toda criança inserida na cultura, no lazer e no esporte aprende valores que contribuem para a formação de um cidadão de bem. Ver este teatro lotado de crianças e de pais é motivo de alegria. Quero agradecer ao prefeito, aos secretários e a todos que acolheram o FETRAN em Primavera do Leste e fizeram deste evento um grande sucesso.”
O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, comandante Oseias, também enfatizou a importância do festival para a construção de uma sociedade mais consciente.
“Chega a emocionar ver um espetáculo como este. O aprendizado e a educação são o futuro da nossa nação. O que ensinamos hoje será refletido na sociedade de amanhã. Parabenizo a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Cultura, toda a organização, as crianças e as famílias que participaram. É gratificante fazer parte de um projeto que promove cidadania e salva vidas.”
Realizado pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com a Prefeitura de Primavera do Leste, o FETRAN utiliza o teatro como ferramenta de educação para o trânsito, incentivando crianças e adolescentes a refletirem sobre atitudes responsáveis e seguras. Mais do que apresentações artísticas, o festival reforça valores como respeito, cidadania e responsabilidade, fortalecendo o compromisso do município com a educação, a cultura e a formação das futuras gerações.
Cidades
SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.
Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.
“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.
A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.
“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.
-
Política4 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política6 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política5 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política2 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política5 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Política21 horas atrásLucas em Debate recebe presidente da OAB para falar sobre a Feijoab e o futuro do Judiciário
-
Política2 dias atrásLula parabeniza Colômbia após eleição com vitória da direita
