Search
Close this search box.

Cáceres

Comitê Municipal de Gestão do Fogo inicia preparação para fase de resposta aos incêndios florestais

Publicado em

Cáceres

A Prefeitura de Cáceres, por meio do Comitê Municipal de Gestão do Fogo, deu início nesta segunda-feira (15) à preparação para a fase de resposta aos incêndios florestais. A primeira reunião estratégica foi realizada no Sindicato Rural de Cáceres e reuniu órgãos públicos, instituições, forças de segurança, brigadistas e produtores rurais.

Com a proximidade do período proibitivo de queimadas, que começa no dia 1º de julho de 2026, o encontro teve como objetivo alinhar estratégias, apresentar informações técnicas e fortalecer a atuação integrada nas ações de prevenção, fiscalização e combate ao fogo no município.

O presidente do Comitê Municipal de Gestão do Fogo, secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Rubens Macedo, destacou que a ampla participação das instituições demonstra o compromisso coletivo com a proteção da população, das propriedades rurais, do meio ambiente e, especialmente, do Pantanal.

A comandante regional do Corpo de Bombeiros, coronel Sheila Sebalhos, apresentou o plano de ação e detalhou o planejamento voltado à articulação e ao acompanhamento das medidas de prevenção e resposta aos incêndios florestais. “A reunião foi muito proveitosa. Começamos a alinhar estratégias, apresentar informações e fortalecer a atuação integrada dos órgãos responsáveis pela prevenção, fiscalização e combate ao fogo no nosso município”, pontuou a coronel Sheila.

A promotora de Justiça Liane Amélia Chaves abordou a importância das respostas institucionais e da responsabilização em casos de queimadas ilegais e incêndios florestais e destacou que a fiscalização preventiva e repressiva, exige o cumprimento de planos de manejo integrado e que o MP cobra responsabilização por incêndios ilegais e media o diálogo entre órgãos governamentais.

Já o  presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Aury Paulo “Gaúcho” Rodrigues, reforçou o compromisso da entidade em apoiar as ações de prevenção e combate aos incêndios, colocando a estrutura do Sindicato à disposição para treinamentos, reuniões e suporte às equipes envolvidas.

O Comitê Municipal de Gestão do Fogo tem como funções básicas a proposição de políticas públicas para o manejo integrado do fogo, a capacitação de agentes locais, a promoção da educação ambiental e o apoio técnico às ações de monitoramento e fiscalização.

Compõem o Comitê a Prefeitura de Cáceres, Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, ICMBio, Ibama, Sema, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Defesa Civil, Sindicato Rural de Cáceres, Sindicato dos Trabalhadores, Energisa, Unemat, Câmara Municipal, além das secretarias municipais de Governo, Agricultura, Educação, Assistência Social, Infraestrutura e Logística.

Também participaram da reunião servidores públicos, brigadistas e produtores rurais, reforçando a importância da união de esforços para proteger vidas, propriedades e o meio ambiente durante o período mais crítico de risco de incêndios.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Prefeitura de Cáceres inicia obra para resolver problema crônico de acúmulo de água no Jardim Paraíso

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres iniciou, nesta terça-feira (23/06), uma importante obra de infraestrutura no bairro Jardim Paraíso, com o objetivo de solucionar um problema antigo de alagamentos e acúmulo de água em frente à escola municipal da comunidade.

A intervenção contempla a instalação de quatro novas bocas de lobo, que terão a função de captar a água da chuva e direcioná-la corretamente para a rede de drenagem. Além disso, estão sendo implantadas 120 manilhas, reforçando o sistema de escoamento pluvial da região. A rede existente também já passou por serviços de desobstrução, o que deve aumentar a eficiência da drenagem e reduzir os transtornos causados pelas chuvas.

Para o prefeito em exercício, Luiz Landim, a obra demonstra o compromisso da gestão municipal com demandas antigas da população. “Estamos atuando de forma preventiva e responsável para resolver problemas crônicos e garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores”, afirmou Landim.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luan Carlos Teixeira, a intervenção foi planejada para oferecer uma solução efetiva ao problema enfrentado há anos pela comunidade escolar e pelos moradores do entorno. “Esse é um trabalho essencial para melhorar o escoamento da água da chuva e evitar novos alagamentos. Estamos implantando uma estrutura mais adequada para atender a necessidade da região”, destacou o secretário.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA