Search
Close this search box.

Cidades

Semáforo entra em funcionamento na Alexandre Ferronato e reforça segurança viária no acesso ao shopping

Publicado em

Cidades

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou, nesta terça-feira (16), o funcionamento do novo conjunto semafórico instalado no cruzamento da rua João Pedro Moreira de Carvalho com a avenida Alexandre Ferronato, importante eixo de ligação ao Grande Templo e ao Shopping Sinop. A medida integra as ações da administração municipal voltadas à melhoria da mobilidade urbana e ao fortalecimento da segurança no trânsito.

O semáforo já está operando e passa, neste primeiro momento, por uma fase de acompanhamento técnico para avaliação do comportamento do fluxo de veículos no local. Durante os próximos dias, poderão ser realizados ajustes no tempo de liberação dos sinais em cada sentido, conforme a necessidade observada pelas equipes responsáveis.

O novo sistema opera em dois tempos e estabelece mudanças na dinâmica do cruzamento. Para quem trafega no sentido Shopping/Centro, está permitida a conversão à direita. Já no sentido oposto, Centro/Shopping, não há autorização para conversão, medida adotada para garantir maior fluidez e segurança viária.

A implantação do conjunto semafórico foi precedida por uma série de intervenções realizadas pela Prefeitura. As obras de adequação no local começaram ainda no mês passado, com a retirada da rotatória existente e recuperação da malha viária executada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Além disso, três cruzamentos considerados críticos, no trecho entre a rua João Pedro Moreira de Carvalho e a avenida Rute de Souza Silva, foram fechados previamente para reorganizar o tráfego e preparar os motoristas para a nova configuração viária. Outra importante medida, foi a adequação da rotatória no cruzamento da avenida Alexandre Ferronato com avenida Ruth de Souza.

“Essas obras que estão acontecendo visam, no futuro, proporcionar melhores condições de trafegabilidade, um trânsito fluindo melhor, com mais segurança, enfim, que atenda à crescente demanda do nosso município de Sinop, como eu disse, que vem aumentando muito a nossa frota de veículos e, consequentemente, também o número populacional, transformando-se em um grande polo regional da nossa região. E fazer esse enfrentamento, essas melhorias, nunca é fácil; é difícil o poder público acompanhar esse franco desenvolvimento. É preciso explicar para o nosso munícipe que todos os esforços estão sendo adotados por parte da gestão pública”, ressaltou o secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré.

A Prefeitura orienta motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a redobrarem a atenção neste período inicial de adaptação, respeitando a sinalização implantada e observando as novas regras de circulação no cruzamento.

Novos semáforos em implantação

Além do funcionamento do novo sistema na Alexandre Ferronato, a Prefeitura de Sinop segue ampliando os investimentos em mobilidade urbana com a implantação de novos conjuntos semafóricos em outros pontos estratégicos da cidade.

Um dos cruzamentos que recebe intervenção é o das avenidas das Figueiras com Itaúbas, onde as equipes já iniciaram as obras de adequação viária para instalação do novo equipamento. Outro ponto contemplado é o cruzamento das avenidas dos Jacarandás com Figueiras, que também contará com novo sistema de controle de tráfego.

Durante o período de execução das obras, a administração municipal reforça o pedido para que condutores e pedestres redobrem a atenção ao trafegar pelas regiões em obras, respeitando toda a sinalização temporária implantada e reduzindo a velocidade ao se aproximarem dos cruzamentos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

SAMU capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária para reforçar atendimento às urgências em Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nos dias 24 e 25 de junho uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O treinamento faz parte das ações permanentes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pela qualificação contínua dos profissionais que atuam na rede municipal.


Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam treinamento teórico e prático sobre atendimento em urgência e emergência, com foco em manejo de vias aéreas básicas e avançadas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVAS), parada cardiorrespiratória (PCR), reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de medicações, intubação e organização das equipes durante situações críticas.


Segundo o coordenador do SAMU, Jean Sampaio, as capacitações acontecem mensalmente e contemplam diferentes setores da rede municipal de saúde.


“Mensalmente fazemos uma turma diferente. Em agosto, por exemplo, faremos com os profissionais da UPA. Dentro do SAMU temos o Núcleo de Educação em Urgência, onde realizamos essas capacitações para os profissionais da rede. Nesses dois dias realizamos treinamentos tanto na parte teórica quanto na prática, envolvendo vias aéreas e RCP. Esses treinamentos são extremamente importantes para os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que, embora não atendam diariamente pacientes em situações críticas, precisam estar preparados para identificar e conduzir essas ocorrências da melhor forma possível até a chegada do suporte especializado. Terminamos esse curso com muito êxito e uma participação muito especial de todos os profissionais”, destacou.


A médica Giovana, que atua no ESF 1, no bairro Conjunto São José, ressaltou a importância da iniciativa para a rotina dos profissionais da Atenção Primária.


“Hoje estou aqui participando do curso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para capacitação em urgência e emergência dos profissionais da Atenção Básica. É muito importante que médicos e enfermeiros estejam preparados para atender a população em situações como convulsões, desmaios ou infartos, oferecendo o suporte adequado até a chegada do SAMU. Estamos aprendendo sobre medicamentos, primeiros socorros, manobras de atendimento e liderança das equipes. Está sendo um curso muito enriquecedor para todos nós”, afirmou.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a qualificação permanente das equipes faz parte da política de fortalecimento da assistência no município, garantindo profissionais cada vez mais preparados para prestar um atendimento ágil, seguro e humanizado à população de Primavera do Leste.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA