Search
Close this search box.

Cáceres

Com despejo da AAAC marcado, vereador Pastorello quer transferir centenas de animais para o pátio da Prefeitura

Publicado em

Cáceres

Requerimento aprovado na Câmara alerta que a Associação de Ajuda aos Animais (AAAC) deve desocupar prédio em menos de 90 dias; parlamentares apontam risco de colapso sanitário e abandono em massa.

Por: Joner Campos I Cáceres Notícias

A bomba-relógio da causa animal em Cáceres tem data certa para explodir. Em menos de 90 dias, a Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC) será obrigada a desocupar o prédio onde funciona. Diante do que classifica como inércia da gestão municipal, o vereador Cézare Pastorello (PT) apresentou na sessão desta segunda-feira (11) uma proposta que sacudiu o plenário: levar todos os animais abandonados diretamente para a guarda da Prefeitura.

Há anos, o Executivo trata o controle populacional e o recolhimento de animais de rua como se fossem favores ou ações de caridade tocadas pela AAAC. Na tribuna, Pastorello desinverteu essa lógica, alertando que a Constituição Federal e a Lei Orgânica Municipal cravam que a proteção da fauna é um dever primário, e inegociável, do Poder Público.

“A prefeitura diz que ‘ajuda com o que pode’ a AAAC, como se a responsabilidade sobre o bem-estar animal não fosse da prefeitura. A responsabilidade é da prefeitura”, disparou o parlamentar.

Para o vereador, a saída emergencial para evitar o colapso sanitário é utilizar a infraestrutura do próprio município. “O prédio da AAAC será desocupado em menos de 3 meses, e o que eu proponho é levarmos todos os animais para a Prefeitura. Lá é cercado, tem centenas de funcionários (inclusive muitos terceirizados), tem água, área ampla e veterinário”, detalhou.

Ele fez questão de afastar a ideia de que a ação seria um ato de desordem. A intenção é uma transferência legal de tutela. “Não é despejar os animais, é transferir a tutela de um a um, cartão de vacina, um a uma, para a prefeitura”, afirmou Pastorello.

A situação escancara uma grande contradição da atual gestão. Hoje, a Prefeitura aplica multas rigorosas e sanções pecuniárias pesadas contra os munícipes que abandonam animais, baseando-se na Lei Municipal nº 2.773/2023, que também é de autoria de Pastorello. Contudo, ao fechar os olhos para o iminente fim do maior abrigo de Cáceres, o próprio Executivo caminha para se tornar o grande patrocinador de um abandono em massa.

O requerimento aprovado pelo Legislativo coloca a administração municipal contra a parede. O texto exige a apresentação imediata de um Plano de Contingência Operacional e Sanitário para absorver e alimentar o plantel no segundo em que o despejo se consumar. O documento também questiona o saldo atualizado do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente, apontando que esses recursos podem ser contingenciados para alugar um espaço provisório de transição.

A percepção de que a cidade caminha para um colapso não é isolada. A vereadora Elis Enfermeira (PL) também elaborou um requerimento cobrando a administração no mesmo sentido. Diante da iminência do desastre ambiental e sanitário, ambos os parlamentares decidiram unir o peso institucional de seus mandatos e assinaram os requerimentos reciprocamente. O gesto mostra que evitar a proliferação de doenças e acidentes de trânsito está acima de divisões partidárias e exige um Legislativo implacável na fiscalização.

A fatura chegará aos tribunais. O aviso formalizado pelo requerimento atrai para o município a Responsabilidade Civil Objetiva por qualquer dano futuro – como acidentes de trânsito e o aumento de zoonoses. Mais do que isso, a omissão coloca os gestores na mira da Lei de Crimes Ambientais por coautoria em maus-tratos. O relógio está correndo, e o problema, que era da AAAC, agora tem endereço fixo no paço municipal.

Leia o requerimento aqui:

https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2026/11359/r_-2026_75-eliene-_aaac.pdf

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cáceres

Prefeitura entrega obra de pintura e troca completa do telhado da Escola Santo Antônio do Caramujo

Publicados

em

Legenda: Prefeitura faz reforma de telhado e pintura na escola do Caramujo
Autor da Foto: Ronivon Barros

A Prefeitura realizou uma ampla reforma na Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo, garantindo mais segurança, conforto e um ambiente renovado para alunos, professores e toda a comunidade escolar. A principal intervenção foi a substituição completa do telhado, incluindo a troca de todo o madeiramento, que agora é totalmente novo, proporcionando mais tranquilidade para o funcionamento da unidade.

Além da reforma estrutural, a escola também recebeu uma série de melhorias, como a troca de portas, maçanetas e cerâmicas quebradas, além de outros pequenos reparos que contribuíram para a revitalização do prédio. A pintura interna e externa foi totalmente renovada, assim como os desenhos pedagógicos que fazem parte dos espaços destinados à Educação Infantil, tornando o ambiente mais acolhedor e estimulante para as crianças.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, destacou que os investimentos refletem o compromisso da administração com a valorização da educação e com a oferta de uma estrutura adequada para estudantes e profissionais da rede municipal. Ele também agradeceu ao coordenador de Infraestrutura Escolar, Orisvaldo José, e a toda a equipe pelo empenho e pela excelência na execução dos serviços.

O prefeito em exercício, Luiz Landim, que é morador do Distrito de Caramujo, ressaltou a satisfação em acompanhar a entrega de uma obra tão importante para a comunidade. Segundo ele, investir na melhoria das escolas é investir no futuro das crianças e no desenvolvimento do município.

Concluindo, a diretora da Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo, Tereza Cristina, agradeceu à administração municipal e o secretário de Educação, Fransérgio Piovesan, pelas melhorias realizadas e destacou que a reforma representa um grande avanço para a unidade escolar, oferecendo um espaço mais seguro, bonito e adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o bem-estar de toda a comunidade escolar.

Esdras Crepaldi DRT 940 MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA