Cáceres
Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes recebe ação de saúde bucal promovida pela Prefeitura de Cáceres
Cáceres
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Especializado em Odontologia (CEO), realizou uma ação de promoção à saúde bucal na Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes. A iniciativa fortalece as políticas públicas de cuidado, prevenção e atenção integral aos estudantes da rede municipal de ensino.
A atividade integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal — Brasil Sorridente, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos preventivos e especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a coordenadora do CEO, Marilu Santana, foi realizada triagem odontológica com os estudantes da unidade escolar, permitindo identificar necessidades de tratamento e possíveis encaminhamentos à rede municipal de saúde.
Durante a ação, a equipe de saúde bucal também realizou o procedimento de ART — Restauração Atraumática, técnica reconhecida pelo Ministério da Saúde que permite restaurar dentes acometidos por cáries sem o uso de motor odontológico, utilizando apenas instrumentos manuais. O método proporciona um atendimento mais humanizado, preventivo e confortável às crianças.
Os estudantes que necessitarem de procedimentos mais complexos serão encaminhados e agendados para continuidade do tratamento odontológico na rede municipal.
Além dos atendimentos, a ação contou com orientações educativas sobre higiene bucal, cuidados preventivos e hábitos saudáveis. Também foram entregues kits de escovação aos estudantes, incentivando a conscientização sobre a importância da saúde bucal desde a infância.
A prefeita Eliene Liberato destacou a importância das ações intersetoriais entre saúde e educação no fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças. “Cuidar da saúde das nossas crianças também é cuidar do futuro da nossa cidade. A Prefeitura de Cáceres segue fortalecendo as ações integradas entre saúde e educação, garantindo atendimento humanizado, prevenção e qualidade de vida aos nossos estudantes”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique, ressaltou que o atendimento preventivo nas escolas amplia o acesso das famílias aos serviços públicos de saúde. “A saúde preventiva começa ainda na infância. Essas ações odontológicas desenvolvidas nas escolas aproximam os serviços de saúde das famílias e fortalecem o cuidado integral com nossos estudantes”, pontuou.
Para o secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, a integração entre saúde e educação contribui diretamente para o desenvolvimento dos estudantes. “Educação e saúde caminham juntas. Um estudante saudável aprende melhor, participa mais e desenvolve sua aprendizagem com mais qualidade”, destacou.
O diretor da Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes, Ari Resende, agradeceu a parceria entre as instituições envolvidas. “Receber essa ação em nossa escola representa um avanço importante para nossa comunidade escolar. Agradecemos à Prefeitura de Cáceres, à Secretaria de Saúde, ao CEO e a todos os profissionais envolvidos nesse cuidado com nossos estudantes”, declarou.
O coordenador pedagógico Antonio Mendes destacou o papel educativo da iniciativa. “Além do atendimento odontológico, essa ação também possui um importante papel educativo. Trabalhar a conscientização sobre higiene bucal, autocuidado e prevenção contribui para a formação integral dos nossos estudantes”, afirmou.
A coordenadora do CEO, Marilu Santana, reforçou o compromisso da equipe em promover atendimento humanizado e preventivo. “O trabalho desenvolvido pelo Centro Especializado em Odontologia busca levar atendimento humanizado, prevenção e orientação às crianças. A realização da ART possibilita um cuidado menos invasivo e mais acolhedor”, explicou.
A odontopediatra Renata Moran destacou a relevância da prevenção na infância. “A saúde bucal infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Nosso objetivo é prevenir, orientar e realizar os atendimentos necessários de maneira tranquila e acolhedora”, ressaltou.
A professora Adeita de Souza também enfatizou a importância da iniciativa no ambiente escolar. “É muito importante ver nossos estudantes recebendo esse cuidado dentro da escola. Além dos atendimentos, as orientações ajudam as crianças a compreenderem a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde bucal”, comentou.
Cáceres
Prefeitura entrega obra de pintura e troca completa do telhado da Escola Santo Antônio do Caramujo
Legenda: Prefeitura faz reforma de telhado e pintura na escola do Caramujo
Autor da Foto: Ronivon Barros
A Prefeitura realizou uma ampla reforma na Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo, garantindo mais segurança, conforto e um ambiente renovado para alunos, professores e toda a comunidade escolar. A principal intervenção foi a substituição completa do telhado, incluindo a troca de todo o madeiramento, que agora é totalmente novo, proporcionando mais tranquilidade para o funcionamento da unidade.
Além da reforma estrutural, a escola também recebeu uma série de melhorias, como a troca de portas, maçanetas e cerâmicas quebradas, além de outros pequenos reparos que contribuíram para a revitalização do prédio. A pintura interna e externa foi totalmente renovada, assim como os desenhos pedagógicos que fazem parte dos espaços destinados à Educação Infantil, tornando o ambiente mais acolhedor e estimulante para as crianças.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, destacou que os investimentos refletem o compromisso da administração com a valorização da educação e com a oferta de uma estrutura adequada para estudantes e profissionais da rede municipal. Ele também agradeceu ao coordenador de Infraestrutura Escolar, Orisvaldo José, e a toda a equipe pelo empenho e pela excelência na execução dos serviços.
O prefeito em exercício, Luiz Landim, que é morador do Distrito de Caramujo, ressaltou a satisfação em acompanhar a entrega de uma obra tão importante para a comunidade. Segundo ele, investir na melhoria das escolas é investir no futuro das crianças e no desenvolvimento do município.
Concluindo, a diretora da Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo, Tereza Cristina, agradeceu à administração municipal e o secretário de Educação, Fransérgio Piovesan, pelas melhorias realizadas e destacou que a reforma representa um grande avanço para a unidade escolar, oferecendo um espaço mais seguro, bonito e adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Esdras Crepaldi DRT 940 MT
-
Política4 dias atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Política6 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política5 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política2 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde entrega Título de Cidadão Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
-
Política5 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde realiza 20ª Sessão Ordinária com aprovação de projetos e homenagens
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Política19 horas atrásLucas em Debate recebe presidente da OAB para falar sobre a Feijoab e o futuro do Judiciário
-
Esportes7 dias atrásTV Brasil transmite Sodiê Mesquita x Unimed Campinas no domingo
