Cáceres
Pela 5ª vez consecutiva, Unemat sedia Festival Paralímpico Loterias Caixa
Cáceres
Foto: Unemat
Por Hemília Maia
O Centro de Referência Paralímpico da Universidade do Estado de Mato Grosso (CRP-Unemat) será uma das 148 sedes do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2026, distribuídas em todas as unidades federativas do país. Esta é a quinta edição consecutiva em que a Unemat sedia o evento, consolidando o município de Cáceres como ponto estratégico para o paradesporto nacional.
O evento de vivência e experimentação será realizado no Complexo Esportivo da Unemat, na Cidade Universitária, a 220 km de Cuiabá. Diferente das três últimas edições, em 2026 o Festival ocorrerá em etapa única, marcada para o dia 19 de setembro, data que antecede as celebrações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e do Atleta Paralímpico (22).
Expansão da Rede
Dos 148 núcleos selecionados este ano pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 64 são Centros de Referência (CR). O projeto faz parte do plano estratégico do CPB de aproveitar espaços esportivos em todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Considerando o número de centros de referência que sediarão o evento em 2026, observa-se um salto de 64,1% em relação à 10ª edição. Em 2025, a iniciativa alcançou 54 mil crianças e jovens nas duas etapas realizadas (junho e setembro), em 130 núcleos por todo o Brasil.
O Festival em Mato Grosso
No estado, o Festival será realizado em seis municípios. Além de Cáceres, as atividades ocorrem em Araguaia, Cuiabá, Paranatinga, Porto Esperidião e Várzea Grande.
A ação promove a experimentação esportiva de forma lúdica para crianças e jovens de 7 a 23 anos, com e sem deficiência. O objetivo principal é criar um espaço de inclusão e vivência nos esportes paralímpicos, permitindo que novos talentos e entusiastas tenham o primeiro contato com as modalidades.
Inscrições e Participação
O Festival Paralímpico Loterias Caixa é totalmente gratuito. Os interessados devem acompanhar as redes sociais do CRP-Unemat, onde as inscrições serão abertas em breve. Instagram: @crparalimpica.unemat
Serviço
Data: 19 de setembro
Notícias de Cáceres
Horário: 8h às 12h
Local: Ginásio da Unemat | Complexo Esportivo / Cidade Universitária | Cáceres (MT)
Cáceres
Águas do Pantanal participou do debate sobre o PL nº 011/2026 e apresentou informações sobre a necessidade de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto no município
A Audiência Pública realizada na noite desta terça-feira, 23 de junho, na Câmara Municipal de Cáceres, reforçou a importância do debate sobre o esgotamento sanitário e a necessidade de avanço na infraestrutura de saneamento básico do município.
O encontro discutiu o Projeto de Lei nº 011/2026, que autoriza a contratação de operação de crédito para a primeira etapa das obras de esgotamento sanitário em Cáceres. A audiência reuniu vereadores, representantes do Ministério Público, equipe técnica, sociedade civil, imprensa e moradores interessados em compreender os impactos do projeto para a cidade.
Para a Autarquia Águas do Pantanal, a audiência cumpriu um papel essencial: abrir espaço para o diálogo público, a apresentação de dados, o esclarecimento de dúvidas e o acompanhamento da população sobre uma pauta diretamente ligada à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida.
Atualmente, Cáceres possui um déficit histórico no esgotamento sanitário. Segundo as informações apresentadas durante o debate, o município conta com cerca de 7% de esgoto tratado, índice muito abaixo da média nacional, que gira em torno de 52%, e distante da meta de universalização, que prevê 90% de atendimento.
A diretora executiva da Águas do Pantanal, Samara Brant Ferreira, destacou que o acesso ao esgoto tratado deve ser compreendido como um exercício de cidadania e um direito fundamental da população.
“Todo cidadão merece ter acesso ao esgoto tratado. Cáceres hoje tem 7% de esgoto tratado, enquanto em nível nacional estamos falando de um percentual de 52%, com rumo à universalização, que é de 90%. Existe uma política nacional de saneamento básico que diz que a gente deve investir em saneamento”, afirmou.
Samara também explicou que a falta de esgotamento sanitário adequado gera consequências diretas para a população e para o meio ambiente. Entre os problemas citados estão riscos à saúde, contaminação do Rio Paraguai, comprometimento dos lençóis freáticos e aumento da incidência de doenças, especialmente entre crianças.
De acordo com a diretora, investir em saneamento é também reduzir custos futuros na saúde pública. “A cada R$ 1 investido em saneamento básico, por exemplo, R$ 4 são economizados na saúde. A população ganha qualidade de vida, saúde, e o município também ganha em valorização imobiliária”, pontuou.
Durante a audiência, a Autarquia apresentou informações sobre o projeto e esclareceu pontos relacionados à execução, ao custeio e ao funcionamento do sistema. A primeira etapa prevê cerca de 100 km de redes coletoras e atendimento aproximado de 28% das unidades residenciais e comerciais da cidade.
Samara Brant Ferreira reforçou ainda que a proposta busca dar funcionalidade ao sistema de esgotamento sanitário e permitir que Cáceres saia do atual índice de aproximadamente 7%, com perspectiva de alcançar até 75% de cobertura no horizonte de quatro a cinco anos, conforme o avanço das etapas previstas.
Outro ponto esclarecido durante o encontro foi a relação entre o financiamento, a Autarquia e a tarifa. A diretora explicou que a Águas do Pantanal possui como receita a tarifa paga pelos serviços prestados, utilizada para manutenção e operação dos sistemas de água e esgoto. Segundo ela, caso a obra fosse custeada diretamente pela Autarquia, o custo precisaria ser repassado à população por meio da tarifa.
A proposta apresentada prevê que o investimento na obra seja realizado pelo Município. Após a conclusão e disponibilização da rede, o cidadão fará a ligação do imóvel ao sistema público e passará a pagar pelo serviço de coleta, transporte e tratamento do esgoto, conforme ocorre na prestação regular do serviço.
O vereador Franco Valério, que mediou a audiência, avaliou o encontro como importante para garantir clareza, lisura e responsabilidade na análise do projeto. Segundo ele, a discussão é necessária diante da realidade de Cáceres, que ainda possui baixa cobertura de esgotamento sanitário.
“É uma reunião muito importante, talvez uma das audiências públicas mais esperadas. Se nós não dermos andamento a uma necessidade que o município tem, que é praticamente não ter esgoto na cidade, quando vamos avançar?”, afirmou.
Franco também ressaltou que o projeto seguirá o trâmite legislativo, passando pela Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, pela votação dos vereadores. Para ele, a responsabilidade do Legislativo é analisar o tema com seriedade e justiça com a cidade.
A Águas do Pantanal reforça que saneamento básico não é apenas obra. É saúde pública, dignidade, preservação ambiental, proteção ao Rio Paraguai e cuidado com o futuro de Cáceres.
A Autarquia agradece à população, aos vereadores, aos representantes das instituições presentes e aos veículos de comunicação que acompanharam a audiência e contribuíram para ampliar o acesso da sociedade à informação.
O compromisso da Águas do Pantanal é seguir atuando com transparência, responsabilidade técnica e diálogo permanente com a população.
-
Política5 dias atrásLucas em Debate aborda impacto social do Projeto Construtores do Futuro em Lucas do Rio Verde
-
Política3 dias atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política6 dias atrásDiálogo entre Câmara, Executivo e Sintep garante manutenção de cargos no Projeto de Lei Complementar 03
-
Política2 dias atrásAlcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
-
Política1 dia atrásGoverno enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
-
Esportes7 dias atrásGoverno quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027
-
Política5 dias atrásProjeto que reconhece Associação Luverdense de BMX como entidade de Utilidade Pública avança na Câmara Municipal
-
Política6 dias atrásComissão de Títulos e Honrarias aprova projeto que reconhece Associação SOS Animais de Rua como entidade de utilidade pública
