Cáceres
A Autarquia Águas do Pantanal (SSAAP) participou da Semana de Segurança do Trabalho 2026 na UNEMATEste site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e disponibilizar funcionalidades adicionais
Cáceres
A Autarquia Águas do Pantanal (SSAAP) participou da Semana de Segurança do Trabalho 2026 na UNEMAT para debater sobre Saúde e Segurança no Manejo de Resíduos Sólidos no Âmbito de Cáceres. No evento, a Diretora Executiva, Samara Brant, e a Engenheira Ambiental, Ana Venâncio, ministraram uma palestra focada em saúde e segurança operacional.
Samara enfatizou o compromisso da gestão com a valorização e proteção dos trabalhadores do saneamento. Em seguida, Ana detalhou os procedimentos técnicos para a destinação de resíduos, destacando a mitigação de riscos, o cumprimento de normas de segurança com destaque para a NR-38 e a preservação do meio ambiente.
O diálogo com a universidade reforça a transparência da Autarquia, fomenta a educação ambiental e reafirma o compromisso com um saneamento eficiente, seguro e sustentável para o município.
Cáceres
Secretaria Municipal de Educação implanta projeto piloto com reconhecimento facial na Escola Municipal Dom Máximo Biennés
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está investindo em inovação e tecnologia para ampliar a segurança dos estudantes e modernizar o acompanhamento da frequência escolar na rede municipal de ensino.
Na última semana, a Escola Municipal Dom Máximo Biennés recebeu a instalação de um projeto piloto com totens de reconhecimento facial. A ferramenta permite que, ao chegar à unidade escolar, o aluno seja identificado automaticamente pelo equipamento, que registra sua entrada em tempo real.
Com o sistema, pais e responsáveis recebem no celular uma notificação informando o horário exato em que o estudante entrou na escola. A informação também é encaminhada para a secretaria da escola, garantindo maior controle, agilidade e transparência no acompanhamento da presença dos alunos.
Além de reforçar a segurança, a tecnologia também contribui para a rotina pedagógica. Com o registro automatizado, os professores passam a realizar apenas uma conferência rápida da presença em sala, otimizando o tempo que antes era destinado à chamada tradicional.
O projeto está sendo disponibilizado sem custos para o município durante seis meses por uma empresa que apresentou a tecnologia à Secretaria. O reconhecimento facial já é utilizado em algumas escolas privadas de Cuiabá e, agora, será avaliado pela rede municipal de Cáceres a partir da experiência na Escola Dom Máximo Biennes.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a iniciativa tem sido recebida de forma muito positiva pela comunidade escolar. “Foi instalado na semana passada e já está sendo um grande sucesso. Tenho recebido mensagens de vários pais destacando a importância desse sistema, porque ele traz uma sensação maior de segurança. Os responsáveis conseguem saber exatamente que horas o filho entrou e que horas saiu da escola, principalmente aqueles alunos que vão de bicicleta ou sozinhos. É uma ferramenta que aproxima ainda mais a família da escola e fortalece o cuidado com as nossas crianças”, destacou o secretário.
Fransérgio ressaltou ainda que o período de teste será fundamental para avaliar a funcionalidade do sistema, a aceitação da comunidade escolar e os benefícios práticos para a gestão da educação municipal.
A proposta, segundo a Secretaria, é observar os resultados durante os seis meses de funcionamento do projeto piloto para, posteriormente, analisar a possibilidade de expansão ou contratação do serviço, sempre com foco na segurança dos alunos, na modernização da rede e na melhoria dos processos internos das escolas.
Para a diretora da Escola Municipal Dom Máximo Biennes, Limara Rodrigues, a iniciativa reforça o compromisso da busca de soluções inovadoras que contribuam para uma escola mais segura, conectada e eficiente. “É uma ferramenta que traz mais tranquilidade às famílias, facilita a rotina da escola e fortalece o cuidado com os nossos alunos. Estamos muito felizes em participar desse projeto piloto”, concluiu a diretora.
Esdras Crepaldi / DRT 940 MT
-
Política3 dias atrásLucas em Debate aborda impacto social do Projeto Construtores do Futuro em Lucas do Rio Verde
-
Política6 dias atrásVereadores participam da inauguração da nova UBS Parque das Araras em Lucas do Rio Verde
-
Política5 dias atrásLucas em Debate aborda prevenção às drogas e destaca avanços das políticas públicas em Lucas do Rio Verde
-
Política7 dias atrásCâmara de Lucas do Rio Verde aprova adequação no Conselho Municipal de Saúde e analisa novas matérias durante a 19ª Sessão Ordinária
-
Política4 dias atrásDiálogo entre Câmara, Executivo e Sintep garante manutenção de cargos no Projeto de Lei Complementar 03
-
Política24 horas atrásRoraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
-
Política5 dias atrásProjeto que amplia incentivos aos MEIs recebe parecer favorável das comissões permanentes da Câmara
-
Esportes5 dias atrásGoverno quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027
